Há algum tempo o futebol era considerado um esporte masculino. Prova disso é que mesmo já existindo um torneio mundial de futebol feminino, ele nunca foi tão popular quanto a versão masculina. Felizmente as coisas tem mudado e a Copa do Mundo Feminina tem conquistado cada vez mais espaço.
A Copa do Mundo Feminina está em sua 8° edição neste ano e as seleções participantes contam com nomes de peso em seus elencos. Desde o setor defensivo ao ataque, cada país tem pelo menos uma jogadora com números impressionantes.
Se engana quem pensa que as mulheres não mandam bem quando o assunto é driblar e golear. Portanto, vamos mostrar a você que pensa dessa forma que futebol é sim coisa de mulher e que elas tem mandado muito bem em campo!
Por isso, listamos aqui as 25 atletas que podem e irão fazer a diferença durante a Copa do Mundo FIFA 2019.
Conheça as melhores jogadoras da Copa do Mundo Feminina
1 – Sam Kerr – Austrália
A Austrália conta com um nome de peso para a Copa do Mundo 2019. Dentre suas jogadoras destaca-se Sam Kerr. A atacante de 25 anos chama a atenção do futebol mundial por marcar muitos gols e fazer comemorações, um tanto quanto, inusitadas. Isso porque ela comemora os gols com cambalhotas e acrobacias.
2 – Alex Morgan – Estados Unidos
Nos Estados Unidos o futebol feminino tem muita força. Das sete edições do torneio, o país venceu 3, incluíndo primeira (1991) e a última (2015). Um dos destaques do país é Alex Morgan. A jogadora, que completa 30 anos em 2019, está disputando sua terceira Copa do Mundo Feminina.
3 – Dzsenifer Marozsan – Alemanha
A alemã Dzsenifer Marozsan é uma das atletas que já escreveram o nome na história do futebol feminino mundial. A meia foi considerada a melhor jogadora da Alemanha por duas vezes. Além disso, em 2018, concorreu ao prêmio de melhor do mundo, perdendo somente para Marta.
4 – Amandine Henry – França
Além dos números, o que chama a atenção em Amandine Henry é a maneira como a atleta joga. Não é à toa que ela foi considerada a segunda melhor jogadora do mundo em 2015. Como meia, Henry atua com maestria, tanto mais recuada, auxiliando a defesa, quanto mais avançada, ajudando na criação. Sem medo de roubar a bola quando necessário e ao mesmo tempo com um passe preciso, a francesa tem tudo para dar trabalho às adversárias na Copa do Mundo Feminina 2019.
5 – Lieke Martens – Holanda
Com apenas 26 anos de idade, Lieke Martens é uma das protagonistas do futebol feminino na Holanda. Apesar de ser nova, a jogadora já tem prêmios e números históricos em sua carreira. O auge foi em 2017, quando foi consagrada a melhor jogadora de futebol do mundo pela FIFA.
6 – Lucy Bronze – Inglaterra
A Inglaterra conta com uma das jogadoras mais polivalentes do futebol. Lucy Bronze é lateral de origem, mas consegue jogar bem em diversas outras posições dentro de campo. A jongadora, já passou pelo clube inglês Manchester City e atualmente defende as cores do Lyon, da França. Em 2018, a atleta ficou na sexta posição das melhores jogadoras do mundo.
7 – Eugeni Le Sommer – França
A França está em busca de seu primeiro titulo mundial e, por isso, conta com uma verdadeira máquina de fazer gols. Eugeni Le Sommer coloca a bola para o fundo das redes com uma facilidade impressionante. Pelo Lyon, equipe na qual atua, a francesa tem 257 gols e é uma das maiores artilheiras da história do futebol feminino mundial.
8 – Wendie Renard – França
A jogadora francesa, Wendi Renard, possui toques precisos e um jogo aéreo muito consistente. Na última edição da Copa do Mundo Feminina a França ficou com o quarto lugar, e na edição deste ano vem forte em busca do título.
9 – Marta – Brasil
Ainda não há no vocabulário mundial algum adjetivo que seja capaz de definir o que a Marta faz jogando futebol. Eleita a melhor do mundo por 6 vezes, feito que nenhuma outra pessoa conseguiu, a camisa 10 da Seleção Brasileira é a maior artilheira de Copas Femininas. Ao todo foram 15 gols marcados, em 6 edições do torneio.
Habilidosa e veloz, a Rainha do Futebol é um ícone da modalidade no mundo. Com 33 anos, pode ser que a edição 2019 seja a última Copa do Mundo em que Marta atue.
10 – Megan Rapinoe – Estados Unidos
Uma das jogadoras mais importantes dos Estados Unidos é Megan Rapinoe. De 2017 para cá, a meia fez 13 gols e 17 assistências pela seleção estadunidense.
11 – Lindsey Horan – Estados Unidos
Também da seleção norte – americana, Lindesey Horan é polivalente e consegue se dar bem em qualquer posição no campo. A jogadora ganhou maior viabilidade após dispensar uma bolsa integral na faculdade para assinar com a equipe francesa Paris Saint- Germain.
12 – Fran Kirby – Inglaterra
A seleção inglesa conta com uma das atacantes mais “imparáveis” do futebol. Fran Kirby é chamada pela própria treinadora de “Mini Messi”. Assim como o Argentino, a atacante é letal com a bola nos pés e não dá chance para a defesa adversária. Apesar de ter sofrido com lesões neste ano, Fran continua sendo uma das jogadoras mais importantes do elenco.
13 – Christine Sinclair – Canadá
A canadense Christine Sinclair tem faro de gol e na Copa do Mundo Feminina 2019 pode quebrar um recorde de grande expressão. A atacante quer se tornar a maior artilheira internacional de todos os tempos e precisa de apenas 4 gols para alcançar o feito.
14 – Viviane Miedema – Holanda
Viviane Miedema tem apenas 22 anos e é uma das atacantes mais temidas de sua posição. Faltam apenas 3 gols para ela chegar aos 60 e se tornar a maior artilheira que a Holanda já viu.
15 – Tobin Heath – Estados Unidos
Nada melhor que ir para uma Copa do Mundo estando no auge, não é mesmo? Pois esse é o caso de Tobin Heath. Com a equipe americana ela ja venceu uma Copa do Mindo e Olimpíadas. Ela é a única do elenco dos Estados Unidos a ter esses quatro feitos. Pela seleção, desde 2018, são 10 gols e sete assistências em 15 partidas.
16 – Saki Kumagai – Japão
A experiência de Saki Kumagai pode ser um trunfo fundamental para a seleção japonesa na Copa do Mundo Feminina 2019. A capitã da equipe é considerada uma das melhores volantes do mundo. Com muita facilidade para para flutuar entre as linhas de defesa e ataque, em 2018 ficou na 12° posição na votação de melhor jogadora do planeta.
17 – Amel Majri – França
Amel Majri é uma das peças defensivas mais importantes para a seleção francesa. Em 2016 ela foi considerada a melhor jogadora do país. Apesar disso, em 2017 ficou fora da Eurocopa por conta de uma lesão, mas em 2019 ela está com força total para ir em busca do título.
18 – Crystal Dunn – Estados Unidos
Crystal Dunn, é uma jogadora polivalente, que atua em posições diferentes. É por isso que desempenha bom papel tanto no ataque, quanto na defesa. Pelo Courage, na NSWL, atuou como atacante marcou 12 gols e deu 8 assistências. Já pela seleção dos Estados Unidos jogou como lateral por mais de um ano.
19 – Kim Little – Escócia
A Escócia está disputando sua primeira Copa do Mundo Feminina em 2019 e dentre as atletas destaque da equipe está Kim Little. A jogadora do time inglês Arsenal comanda o meio campo da equipe e é considerada uma das atletas mais técnicas do mundo.
20 – Alexandra Popp – Alemanha
Desde 2014, Alexandra Popp tem sido considerada uma das melhores jogadoras de futebol feminino do mundo. Naquele ano a atleta foi considerada a melhor jogadora da Alemanha durante a temporada.
21 – Caroline Graham Hansen – Noruega
Em 2015, Hansen não participou da Copa do Mundo Feminina por conta de uma lesão é por isso que ela está com ainda mais vontade nesta edição. Desde que a jogadora estreou pela seleção norueguesa com apenas 16 anos e com 17 já marcou o primeiro gol.
22 – Nilla Fischer – Suécia
Nilla Fischer é uma aclamada atleta sueca, seu histórico é impecável. A atleta já conquistou uma medalha de prata e outra de bronze em Olimpíadas. Apesar disso, provavelmente esta será a última Copa do Mundo da jogadora.
23 – Becky Sauerbrunn – Estados Unidos
Becky Sauerbrunn, de 34 anos, é uma das peças mais importantes na defesa dos Estados Unidos. A atleta também estava na Copa de 2015 quando o país se onsagrou campeão. Se levantar a taça nesta edição da Copa do Mundo Feminina, a zagueira entrará para a lista das melhores jogadoras americanas.
24 – Danielle van de Donk – Holanda
Na seleção holandesa, Danielle van de Donk é uma das jogadoras que atuam no meio campo com maior maestria pela equipe. A atleta exerce a função de maneira completa com desarmes, roubadas de bola, criações e finalizações que a tornam completa em seu setor.
25 – Shanice van de Sanden – Holanda
Shanice van de Sanden é considerada uma das jogadoras mais rápidas do mundo. A holandesa atua pelo lado direito do campo e é um verdadeiro pesadelo para as adversárias, visto que não conseguem parar a atleta. E as vezes, nem mesmo alcançá-la.
Ajude na valorização do futebol feminino
Viu só como nós falamos sério? Com certeza você deve ter percebido que essas atletas tem muito sucesso. E que o fato de serem mulheres não afeta em nada o seu talento e desenvolvimento em campo. Afinal, o futebol é um esporte universal e que une a todos. Por isso não existe razão para que um torneio feminino seja considerado menos importante que um masculino.
Assim como não é correto que um seja mais aclamado que o outro. Mas felizmente as coisas tem mudado em todo o mundo e atualmente a Copa do Mundo Feminina, tem conseguido tanta visibilidade quanto a masculina e o correto é que um dia não exista distinção alguma entre os torneios. Afinal, em ambos se avalia a capacidade de jogar bola e marcar gol e isso nada tem a ver com o sexo.
Então se você concorda que o futebol feminino deve ser mais valorizado e popularizado, não deixe de acompanhar os jogos. Se possível, convide suas amigas para assistir também! Dessa forma o futebol feminino vai ganhar cada vez mais fãs e claro, mais reconhecimento.
Se você quer ver os jogos, mas está por fora dos horários, saiba que você pode ver até pela internet, em qualquer lugar.
Gostou dessa matéria? Então não deixe de conferir essa: 10 atletas canhotos que brilharam no mundo do esporte.
Fonte: ESPN.
Imagens: Chicago Red Stars, ESPN, FR, Rick Athletes, Limburguer, The Independent, Whashington Post, Tecmundo, ActuFoot, Livingnorth, Chapelboro, Ouest France, The Japan Times, Yahoo, Women Soccer United, Macleans, HuffPost, Liverpool FC, London, SBNAtion, These Footbal Time, Beats & Rhymes, DW, Sky Sports.