Curiosidades

Mais de 140 mil caíram em golpe da Adidas no Instagram

A promoção prometia que a Adidas escolheria um embaixador da marca entre os usuários que compartilhassem a foto e curtissem o perfil não oficial.

Atualizado em 10/10/2018

Milhares de pessoas caíram em um golpe envolvendo o nome da Adidas no Instagram, nessa terça-feira (21). Sob a #AdidasInfluenciadores, a falsa promoção prometia aos usuários da rede social que a marca escolheria, dentre as pessoas que compartilhassem o “banner oficial”, um embaixador da Adidas.

O que as mais de 140 mil pessoas que compartilharam o banner não sabiam é que esse é um golpe antigo, que ainda rola nas redes sociais. A proporção do golpe foi tão grande que a própria Adidas se pronunciou, por meio de um comunicado, desmentindo a ação.

A promoção – que está circulando com uma arte duvidosa, com texto cheio de erros de gramática e um perfil divulgador não oficial – promete aos usuários do Instagram que o escolhido se tornaria influenciador digital da marca e que receberia produtos, gratuitamente, para serem testados.

Qual o risco de golpes como o Adidas?

De acordo com especialistas, é inicialmente as pessoas que compartilharam a imagem e que seguiram o perfil falso não terão problemas. O perigo, no entanto, é que no futuro esses seguidores possam ser usados para segmentar golpes envolvendo phishing e engenharia social.

Portanto, a dica de quem entende do assunto é para que as pessoas sempre desconfiem. Links, promoções e descontos que circulam nas redes sociais nem sempre são confiáveis. Portanto, para evitar cair em golpes parecidos com esse, busque os canais oficiais das marcas e, especialmente, não saia compartilhando o que você não sabe se é real ou não.

E, se você seguiu o perfil falso de influenciadores da Adidas, fique atento: Pouco tempo depois da imagem correr, o perfil AdidasInfluenciadores mudou para Profile of Sports, provavelmente, se preparando para algum golpe.

Agora, falando em golpes nas redes sociais, não deixe de conferir ainda: Experimento mostra como é fácil fingir ser uma personalidade do Instagram e ganhar dinheiro.

Fontes: Tecmundo, Portal Rap+

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf