Curiosidades

O que fazer se você tiver a bolsa roubada?

Nada de entrar em panico ou reagir. Caso você tenha sua bolsa roubada, mantenha a cabeça fria e siga o passo a passo que listamos a seguir.

Atualizado em 12/11/2018

Ser assaltado é uma das situações mais frustrantes que alguém pode passar. O roubo leva a uma enorme sensação de impotência e medo, além da frustração diante ao fato de perder aquilo que é – era – seu.

Se o problema em questão for uma bolsa roubada, a situação fica ainda pior. Lá estão reunidos todos os objetos de valor possíveis. Dinheiro, celular, maquiagem, chaves, documentos e muito mais.

Por mais que tomemos todos os cuidados possíveis para evitar um assalto, as vezes é inevitável. A principal consequência após essa inevitabilidade, é toda a dor de cabeça que acompanha as providências tomadas depois do assalto.

Você sabe o que fazer se isso vier a acontecer com você? Nós trouxemos os primeiros passos e medidas a serem tomadas caso você, infelizmente, tenha a bolsa roubada.

Saiba o que fazer caso você tenha a bolsa roubada:

Boletim de ocorrência

O que fazer se a sua bolsa for roubada?

A primeira medida a ser tomada após um assalto é abrir um boletim de ocorrência. Será necessário ir a delegacia da Polícia Civil mais próxima.

Lá você irá preencher o boletim com os seus dados pessoais, além de descrever – e também explicar para os agentes no local – o assalto. Hoje também é possível abrir um boletim de ocorrência através da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil (disponível aqui).

Bloquear os cartões

O que fazer se a sua bolsa for roubada?

Logo após abrir o boletim de ocorrência, ligue imediatamente para o seu banco para efetuar o bloqueio do cartão – ou cartões, caso seja mais de um. Para pedir um novo cartão, terá que ir pessoalmente a sua agência fazer a solicitação.

É ideal que o bloqueio do cartão seja feito o mais rápido possível. A intenção é evitar que o assaltante possa fazer saque ou transações na sua conta, assim como evitar que ele use sua conta para meios ilegais.

2° via dos documentos

O que fazer se a sua bolsa for roubada?

Após cuidar da sua vida financeira, é necessário ir atrás de arrumar sua documentação perdida. Provavelmente você anda com seus documentos mais essências na bolsa, como identidade e CPF.

Eles são pré-requisitos básicos para qualquer coisa que você precisar fazer, e não é nada bom ficar um longo período sem eles. Por isso é necessário agilizar o processo de retirada de 2° de todos os documentos que estavam na bolsa.

2° via da sua carteira de habilitação

O que fazer se a sua bolsa for roubada?

Tudo bem, eu sei que a carteira de habilitação é um documento tanto quanto os outros, porém, ele merece um tópico isolado. Isso por que você não poderá dirigir sem ele.

Providencie a 2° via da sua CNH rapidamente. Até ela ficar pronta, vá usando sua CNH digital. O celular estava dentro da bolsa? veja no próximo tópico.

Celular

O que fazer se a sua bolsa for roubada?

A primeira coisa que você precisa fazer em relação ao seu celular é ligar na operado para bloquear o chip. Isso impedirá que o assaltante use o seu número.

Dependendo do seu celular, é possível bloqueá-lo também, tornando-o  inutilizável após o roubo. Por último, se o seu celular tem seguro, você consegue retirar o mesmo modelo na autorizada.

Observações

Existe a possibilidade da polícia conseguir recuperar os itens roubados, ou parte deles. Ainda sim não é bom que você aguarde essa possibilidade para tomar as medidas necessárias.

Elas são essências para que você obtenha novamente seus pertences essenciais e volte a normalidade o mais rápido possível.

Agora que você sabe exatamente o que fazer caso sua bolsa seja roubada, não deixe de ler outras dicas no nosso site.

Fonte: M de Mulher