O pole dance é uma atividade que gera muita curiosidade. A dança em volta da barra, além da sensualidade, demonstra também força e autoconfiança. A prática, aliás, pode ser uma excelente alternativa para aqueles que procuram fugir da monotonia da academia.
Portanto, se você pensa que basta dançar ao redor da barra de metal, está muito enganada. É preciso força para escalar o objeto e também flexibilidade para executar todos os movimentos.
Mas não se preocupe, apenas alguns meses de prática e você já estará craque no pole!
Origem do pole dance
Mas afinal, o que é o pole dance? Bom, a prática surgiu nos EUA, por volta de 1920. Seus fundamentos misturaram gestos do ballet, da ginástica artística e das acrobacias circenses.
Demorou para que o pole dance chegasse ao Brasil. Foi em 2008 que surgiu a primeira escola especializada na dança.
Como você já deve saber, além da força e da flexibilidade, outro fator crucial para o pole dance é a música! É ela quem dita a intensidade e dá o tom de cada movimento.
Quais os benefícios do pole dance?
1 – Flexibilidade
Então, como dissemos acima, não é preciso apenas dançar ao redor da barra. O pole exige a execução de alguns movimentos que requerem flexibilidade. E mesmo que você não tenha, irá adquirindo conforme for evoluindo na prática.
2 – Melhora do sono
Quando realizamos atividades física, nosso corpo gasta as energias que se acumularam ao longo do dia. Isso faz com que o sono seja melhor, já que seu corpo precisa daquele momento para se recuperar.
3 – Queima de calorias
Como dissemos é preciso força para subir, saltar e realizar os movimentos. É por conta disso que o pole contribui tanto para a queima de calorias.
4 – Autoestima
O pole é uma prática que exige certa sensualidade. As alunas acabam descobrindo mais sobre si mesmas e esse sentimento eleva a autoestima. Além disso, o fato de superar todos os dias em cada movimento, também aumenta a sensação de realização consigo mesma.
5 – Fortalecimento muscular
É um sobe barra, desce barra que os músculos acabam tonificando. A academia não é a única forma de conseguir massa muscular, o pole, é um exercício que também contribui para isso.
6 – Equilíbrio
Os saltos e todos o movimento na barra, dão ao longo do tempo mais equilíbrio.
Quem pode praticar
Não existe nenhuma restrição para a prática do pole dance. O que existem são vários estilos, desde os mais sensuais aos mais contemporâneos. Então basta escolher o estilo que quer praticar e um profissional de confiança! Pronto, você já está apta a iniciar as aulas!
Precauções
Primeiramente, não existem contraindicações. Mas, como tudo na vida, é preciso ter alguns cuidados. Antes de iniciar as aulas, é crucial que você se aqueça. Isso melhora o desempenho e também ajuda a evitar lesões.
Se estiver lesionado ou sofrendo com uma crise de labirintite é melhor cancelar a aula. Os giros podem piorar o seu caso. E no caso de lesão, o recomendado é esperar pela total recuperação para então voltar a prática.
Além disso, outro ponto importante é que se você estiver muito estressada, é melhor aliviar toda essa tensão antes da aula. Isso pois o estresse pode enrijecer os músculos e isso vai dificultar sua movimentação durante a aula.[20:57,
Curiosidades
Talvez você não saiba, mas existem competições de pole dance em todo o mundo! Aliás, as competições tem várias modalidades e estilos.
Para algumas pessoas, o pole é mais que uma prática da sensualidade, é uma forma de se expressar. Portanto, muitos são os que se encontram no mundo da dança e nunca mais saem.
Então, gostou dessa matéria sobre o pole dance? Aliás, temos certeza que você também vai gostar desse: Danças sensuais, 8 tipos que você vai arrasar se aprender
Fonte: Dicas de Mulher.
Imagem de destaque: O Globo.