Por que algumas pessoas tem cabelo claro na infância?

Ter o cabelo claro na infância e depois ele ir escurecendo com o tempo é um fenômeno bastante comum, cujo o motivo você vai entender agora.

Talvez tenha acontecido com você, ou então, com alguma pessoa próxima a você. As vezes, uma criança nasce com um cabelo clarinho, muitas vezes, bem próximo do loiro ou ruivo. Com o passar do tempo, antes mesmo do fim da infância, o cabelo dessa criança fica cada vez mais escuro.

Por que algumas crianças que tem cabelo claro na sua infância, não permanecem assim pelo resto de suas vidas? A Área de Mulher te responde essa pergunta

Cabelo claro na infância

Por que algumas pessoas tem cabelo claro na infância?

Quem determina a cor do cabelo de uma pessoa é o DNA, como a maioria já deve saber. Ainda assim, o tom é dado pela melanina, para ser mais exato, o pigmento chamado melanócitos. Esse pigmento é responsável pela coloração, e possui pouca concentração na infância. Com o passar do tempo, muito devido a exposição no sol, essa produção aumenta.

Por isso na infância, é comum que muitas pessoas tenham o cabelo (como também pele e olhos) mais claros, porém, quanto mais a produção de melanócitos aumentam, mais cor vai pegando. No entanto, em um determinado momento da vida, a produção de melanócitos diminui e consequentemente o cabelo começa a embranquecer.

Cabelos brancos

Por que algumas pessoas tem cabelo claro na infância?

Como já ficou claro, o cabelo muda durante toda a sua vida, inclusive de tom. Mas se o cabelo fica branco pela queda da melanina, porém, a pele também tem queda de melanina: por que a pele também não embranquece? Porque essa diminuição só ocorre nos pelos. No entanto, é comum o surgimento de manchas escuras por causa do acúmulo de melanina em algumas regiões da pele, provocado por uma alteração da sensibilidade à luz.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Por que o Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro e por que é feriado?

Fonte: Super

Imagem: Planet Kids Blog Moda Infantil Claudia


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários