Curiosidades

Por que os botões da camisa de homens e mulheres ficam em lados opostos?

Você pode até não ter notado, mas os botões da camisa de homens e de mulheres ficam em lados opostos. Por que isso acontece? A gente explica:

Pouca gente presta atenção, mas você sabia que os botões da camisa e de outras peças de roupas femininas e masculinas tem os botões voltados para os lados opostos? No caso dos homens, os botões costumam ficar voltados para o lado direito, e das mulheres, para o lado esquerdo.

Mas, afinal, será que existe mesmo uma explicação lógica para essa diferença nos botões da camisa? Ou será que esta é apenas uma maneira de diferenciar peças femininas de peças masculinas e assim por diante?

A verdade, segundo historiadores, é que existe realmente um motivo forte para que a posição do botões da camisa sejam assim e está longe de ser algo sexista. Aliás, para entendermos melhor essa história é preciso voltar um pouco no passado, ali por volta do século 13, quando os botões foram inventados.

1

Botões da camisa x história

Naquela época, conforme especialistas, botões eram acessórios muito caros para a roupas, normalmente feitos de ossos de animais ou materiais nobres, como ouro e prata. Sendo assim, logicamente as únicas pessoas que tinha direito a botões nas roupas eram as mais abastadas. Concorda?

3

O problema é que as mulheres ricas daqueles tempos jamais se vestiam sozinhas. Elas contavam sempre com a ajudar de empregadas para conseguir encaixar no corpo todas as peças de roupas pesadas e extremamente ajustadas, como o espartilho e assim por diante.

2

Logo, para as mulheres, que tinham sempre ajuda na hora de vestir, os botões da camisa e de outras peças ficavam voltados para o lado esquerdo, para favorecer quem estivesse fechando a roupa. O homem, por outro lado, nunca precisou de nada disso, já que se vestir sozinho sempre foi um costume masculino.

Entendeu agora? Agora, para descobrir a função de outros botões curiosos, confira também: Para que servem os botões nos bolsos da calça jeans?

Fonte: BrightSide

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você