Curiosidades

Sabão de coco – Benefícios, utilidades, como usar e como fazer em casa

O sabão de coco é item básico indicado para a higienização que não causa danos irreversíveis na natureza. Sua produção caseira é sustentável.

Atualizado em 05/08/2020

Existem alguns hábitos, passados de geração para geração, que nunca morrem. Fazer sabão de coco em casa é um deles. Com certeza, alguém da sua família faz e, sobretudo, sai distribuindo para todo mundo.

Às vezes, as gerações mais novas mal sabem como se produz, ou nem imaginam como o óleo pode se tornar sabão. Muito menos têm noção de como o sabão de coco caseiro é útil na hora de lavar a casa, as louças, as roupas e até mesmo o cabelo.

O fato é que, talvez, as nossas mães, nossos pais, avôs e avós nem sabiam o quanto essa receita era, e é, altamente sustentável. São vários benefícios quando se trata da produção caseira deste item tão necessário na hora limpeza.

Além de evitar o descarte do óleo na natureza, o sabão de coco é bem menos tóxico e agressivo para o meio ambiente e para nós, seres humanos.

Benefício do sabão de coco

Sabão de coco - benefícios, utilidades, quando e como usar
Positiva

Dentre todos os tipos de sabão existentes, o sabão de coco é o mais indicado para usar em casa. Normalmente, sua composição não produz reações alérgicas, ou causam irritações na pele ao usá-lo. Apesar de todas as outras fórmulas usarem o óleo em sua receita, o óleo de coco ainda está no topo das preferências quando o assunto é sustentabilidade.

A reciclagem da gordura é o fim mais adequado, porque evita aquele descarte desnecessário no ralo da pia. Este modo de descarte, inclusive, é irregular e causa danos irreversíveis à natureza.

Além disso, usar o sabão de coco é sinônimo de economia. Diferente dos sabões convencionais, o de coco é mais rentável. Pois, com apenas uma pequena quantidade, a limpeza é eficaz, sem precisar despejar “litros” de produto.

Outra receitinha caseira interessante, que costuma vir das pessoas mais velhas, é usar o sabão de coco no cabelo. Certamente, o sabão é ótimo para o fortalecimento dos fios, porque sua composição é natural. Ou seja, não é agressiva. Dessa maneira, o produto é perfeito para tratar a oleosidade e tem uma potente ação contra alguns problemas, como a caspa.

A pele é, sobretudo, outra região onde o uso também traz reações saudáveis. Graças aos antioxidantes e minerais na fórmula do sabão, a derme permanece por mais tempo hidratada, preservando suas vitaminas.

No entanto, há cuidados necessários na hora de utilizá-lo tanto no cabelo quanto na pele. Não é aconselhável, por exemplo, o uso diário do sabão de coco. Isso porque ele pode comprometer a oleosidade natural, tirando a proteção contra os agente térmicos.

Como atua na limpeza?

Sabão de coco - benefícios, utilidades, quando e como usar
Armazén Tropical

Sabe o que acontece quando usamos o sabão na limpeza? As suas substâncias fazem com que a água se misture com o óleo, e assim é possível dar fim a gordura durante a higienização. O problema é que alguns tipos produtos (detergente, sabão em pó e sabão em barra comum) possuem compostos químicos em sua fórmula altamente agressivos à natureza.

Ao optar pelo formato em barra ou líquido do sabão de coco, estes tensoativos são bem menores. Desse modo, consequentemente o impacto no meio ambiente é também inferior aos produtos comuns. A quebra da tensão entre os líquidos (óleo e água) é feita de maneira mais suave, limpando profundamente, como qualquer outro tipo químico disponível no mercado.

Uma informação importante, que muitas pessoas não sabem, é que os produtos químicos também deixam resíduos ao usá-los. As toxinas permanecem encrustadas na casa, sem ao menos sabermos onde e como aconteceu.

Portanto, o ideal para uma limpeza sem toxinas é usar, sobretudo, o sabão de coco. Com um pouco de bicarbonato de sódio acrescido na hora da limpeza, além de acabar com a sujeira, vai retirar os resíduos químicos do seu lar.

Sabão de coco e sustentabilidade

Sabão de coco - benefícios, utilidades, quando e como usar
Pinterest

Primeiramente, não é de hoje que os estudiosos vem pesquisando os impactos dos produtos químicos descartados na natureza. Em 1960, por exemplo, a Europa já se atentou para os danos causados e determinou a diminuição da quantidade de espuma gerada pelos detergentes sintéticos.

O fato é que o uso desses itens básicos de limpeza, ao serem jogados no meio ambiente, deixam as águas mais alcalinas, ou seja, mais densas.

As principais vítimas do descarte são as plantas e os animais. O sabão de coco, por sua vez, é também prejudicial, mas muito menos que o convencional.

O que o impede de ser tão impactante é que não há conservantes em sua composição. Sua orgiem vegetal é biodegradável, isto é, se elimina em pouco tempo.

Agora, se o seu objetivo é ajudar mesmo a natureza, tente varrer, ou limpar um pouco antes de começar a lavar. Isso irá diminuir um pouco da sujeira e, consequentemente, você irá usar menos sabão, seja ele de coco, ou não. Mas na hora de botar a mão na massa, o melhor mesmo é optar por este produto 100% natural e garantir a vida do meio ambiente.

Receitas de sabão de coco

Sabão de coco - benefícios, utilidades, quando e como usar
Vós

Antes de tudo é preciso saber que há dois estados possíveis na hora de produzir o sabão de coco: barra e líquido. À depender da finalidade, escolha a melhor opção e siga as instruções a seguir para produzir o seu próprio produto em casa. Mas, a princípio, separe uma luva e uma máscara, porque a produção requer alguns cuidados com a sua saúde.

Sabão de coco líquido

Sabão de coco - benefícios, utilidades, quando e como usar
Marcos Kim

O sabão líquido de coco é o queridinho na hora de lavar a roupa e tirar as manchas indesejáveis. Este tipo é adequado para quem não quer prejudicar a qualidade do tecido e foge nas famigeradas manchas de sabão em pó. O estado líquido é perfeito, pois dissolve melhor na água e é preciso somente uma pequena quantidade para conseguir o efeito limpo perfeito.

Antes de aprendermos o preparo, procure os ingrediente a seguir e se proteja para manuseá-los em segurança. Pois, apesar de simples, todo cuidado é pouco. Portanto, evite reações alérgicas, ou seja, intoxicações que podem ser evitadas com o simples ato de prevenção.

Ingredientes

  • 1 barra de sabão de coco
  • 3 litros de água
  • 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

Em primeiro lugar, separe uma recipiente consideravelmente espaçoso e rale o sabão de coco em barra. De preferência use o lado mais grosso do ralador. Após ralar coloque 1 litro para esquenta e quanto estiver borbulhando despeje sobre o sabão ralado. Misture até que derreta completamente na água e adicione as 3 colheres de bicarbonato de sódio.

Deixe por fim descansar o conteúdo por uma hora seguida. Você verá surgir uma nata sobre a água. Depois do tempo estipulado coloque mais 1 litro de água fervente e misture até essa camada sumir e virar uma líquido homogêneo. Para finalizar coloque mais 1 litro de água, mas dessa vez fria. Misture novamente e está pronto o seu sabão líquido de coco. Armazene em garrafas e use quando for necessário.

Sabão de coco com soda

Sabão de coco - benefícios, utilidades, quando e como usar
ecycle

Este tipo de sabão de coco pode dar um pouco mais de trabalho na hora de produzir. Saiba que é imprescindível a proteção com luvas e máscaras na hora da produção, pois essa receita é feita com soda cáustica. O produto é ideal para os objetos engordurados e rende muito na hora de usar, o que impede a utilização excessiva de detergentes.

Ingredientes

  • 2 litros de óleo usado de cozinha
  • meia soda cáustica
  • 700 ml de água
  • 130 ml de água
  • 2 cocos ralados

Modo de preparo

Antes de tudo, se estiver com dificuldades de escolhe a soda saiba que ela pode ser encontrada em flocos ou escamas. Prepare uma peneira e coe bem o óleo para retirar aquele pedacinhos de resíduos que ficam após o seu uso. Reserve e prepara o liquidificador com a água e o coco ralado. Bata até virar uma pasta e coloque posteriormente em uma panela. Leve-a ao fogo e vá mexendo até o conteúdo diminuir e ficar bem menos que o inicial.

Coloque o óleo em outra panela no fogo e aqueça junto aos outro ingredientes já cozidos. Em outra recipiente de plástico, não pode ser outro tipo de material, coloque a soda cáustica com um pouco de água morna e dissolva. Enfim dissolvida, acrescente todos os ingredientes juntos misture mais um vez até ficar homogêneo e despeje em uma forma de bolo para secar e endurecer. Quando secar corte em pedaços e armazene, pois está pronto para uso.

Sabão de coco com sebo e essência

Sabão de coco - benefícios, utilidades, quando e como usar
Cantinho do Vídeo

Este é o combo da sustentabilidade, porque além de usar aquela sobra do óleo de cozinha, também usa o sebo de boi. Ambos os ingredientes são são bem forte em se tratando do cheirinho. É por essa razão que a essência de coco faz com que mude completamente a fragrância e fique mais agradável. Então, não deixe de junta o seu óleo usado e fique por dentro dessa receita.

Ingredientes

  • 50 ml de essência de coco
  • 3 L de óleo usado
  • 4 L de álcool de posto
  • 1 kg de soda em escama
  • 3 L de sebo de boi
  • 3 L de água

Modo de preparo

A princípio, despeje em uma bacia de plástico a água e aos poucos vá acrescentando e mexendo a soda cáustica. Com o sebo morno, coloque junto a soda e a água e continue o procedimento de mistura. Aqueça o óleo peneirado e também jogue-o junto aos outros ingrediente já preparados. Na sequência, coloque a essência e continue mexendo por cerca de 20 minutos.

Se reparar bem o conteúdo na vasilha de plástico vai começar a talhar. É exatamente neste momento que você irá acrescentar o álcool. Esse momento deve ser feito sem pressa, derrame aos pouquinhos e continue mexendo. O ideal é pedir para alguém ir fazendo isso por você. Depois despeje o líquido em forma e após 12 horas de descanso o seu sabão de coco estará pronto para ser cortado e usado na hora da faxina.

Sabonete de coco para cuidados estéticos

Sabão de coco - benefícios, utilidades, quando e como usar
Gostando da Vida

Há uma fórmula específica para quem quer usar dos benefício do óleo de coco para a pele e para o cabelo. O sabonete natural é uma das invenções mais fáceis de fazer e não causa tanto impacto quanto as outras receitas anteriores. Muitas mulheres se adequaram a esse tipo de produto, principalmente para tirar a make depois daquela saída. Além disso, o tratamento das caspas e do couro cabeludo também podem ser combatidas com esta mesma receita.

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • 200 ml de óleo de palma
  • 500 ml de óleo de coco de babaçu
  • 100 g de soda cáustica escamada

Modo de preparo

A princípio, como dito anteriormente nas outras receitas, separe sempre uma vasilha de plástico quando for usar a soda. Despeje a água e em seguida vá colocando a soda cáustica bem devagar até que ela dissolva completamente. Em outra vasilha de vidro misture os dois óleos acima e aqueça por 2 minutos no microondas. Junte aos outros ingrediente da vasilha plástica e, se possível, com um mix, misture até ficar com espessura cremosa.

Posteriormente coloque em uma forma para secar. Pode demorar horas para alcançar o estado sólido desejado. Assim que notar o endurecimento do conteúdo, corte em pequenas barras e aproveite os resultados do seu preparo. A indicação de uso é para peles e cabelos oleosos e no caso das peles ressecadas procure afinal o dermatologista antes de iniciar a rotina com o seu sabonete de coco.

Por fim, saiba mais curiosidade do óleo de coco em

Fontes: M de Mulher, Gazeta Online, mma, Tudo Gostoso, Dicas de Mulher, Saboaria Artesanal Lucrativa, ecycle, Dicas de Mulher 2, Consul,

Fontes de imagens: Positiva, Armazén Tropical, Pinterest, Triider, Vós, Marcos Kim, Cantinho do Vídeo, Vânia Dicas Caseiras, Gostando da Vida, Chega de Bagunça