Curiosidades

Símbolo do infinito: significado, Nova Era e ideias de tatuagem

Com certeza a maioria já viu o símbolo do infinito em algum lugar, porém nem todos sabem o significado. Vem com a gente, descobrir tudo sobre esse símbolo

O símbolo do infinito hoje já é bastante conhecido, tanto é que você consegue ver ele hoje estampado em camisas, chaveiros, bijuterias, como, brincos, colares e anéis. Além também, ter se tornado um grande símbolo para os amantes de tatuagens.

Porém, como ele se popularizou tanto, e você consegue encontra-lo em qualquer lugar, o significado deixou de ser lembrado e de ser totalmente reconhecido. E é exatamente por isso que trouxemos esse assunto a tona aqui no Área de Mulher. Pois queremos lhe mostrar todos os detalhes desse famoso símbolo.

Ficou curiosa? Então continue com a gente e descubra tudo sobre esse símbolo, o qual tem um significado incrível e poderoso.

Significado do símbolo do infinito

O que é e qual o significado do símbolo do infinito? Saiba agora

O símbolo do infinito, ou também conhecido como o oito deitado, significa eternidade. Ou seja, se você for olhar para o símbolo você não verá nem onde começa e nem onde termina, por isso é se entende por uma ligação contínua sem fim.

Entretanto, esse símbolo foi adotado por diversas áreas espirituais, em que para essas áreas o símbolo do infinito significa uma evolução espiritual e física, designando então o lado espiritual e material em seu pleno equilíbrio. Além também de ser considerada como um símbolo de eternidade, evolução e divindade.

Levando em conta o ponto de vista religioso e também mistico, o símbolo do infinito pode ser interpretado como a junção do físico com o espiritual, num movimento eterno de nascimento e morte.

Contudo, para o campo esotérico e místico, o símbolo do infinito, possui outro nome que é Lemniscata. O nome significa a reflexão da eterna recriação e repetição do universo.

Enquanto, para o Cristianismo, o símbolo representa Jesus Cristo, sendo considerado então como um símbolo de amor eterno.

Origem do símbolo do infinito

O que é e qual o significado do símbolo do infinito? Saiba agora

Já ouviu falar da serpente da mitologia grega, a Ouroboros?

Basicamente a Ouroboros serviu de base para a criação do símbolo do infinito, entretanto, a criação do símbolo ainda é incerta. Ou seja, não se tem certeza mesmo que tenha vindo da serpente da mitologia grega.

Contudo, a Ouroboros para os gregos simbolizava uma reflexão da ideia de repetição. Basicamente, eles associavam com o universo, o qual está sempre em constante repetição. Ou seja, as coisas estão sendo sempre recriadas, ficando então em um ciclo eterno.

Agora, o porquê de tal representação da serpente para com o símbolo do infinito, veio pelo fato de que a serpente estava sempre devorando sua própria cauda. Em vista de tal cena, não se conseguiam concluir e determinar o início e o fim da serpente, mostrando também um ciclo sem fim.

Ligação do símbolo com o movimento Nova Era

O que é e qual o significado do símbolo do infinito? Saiba agora

Primeiramente, o que significa a “Nova Era”? E qual é a ligação com o símbolo do infinito?

Bem, basicamente a nova era  foi um movimento dos anos 60 a 70, o qual buscava uma evolução espiritual nos seres vivos. Entretanto, o movimento significava uma nova consciência, a qual foi pautada em grande parte no humanismo e no espiritismo.

Em vista disso, essa era buscou pregar uma tolerância entre os homens, o respeito à natureza, a elevação da mente pelo amor, a positividade e, sobretudo, a busca do “deus ou da luz interior”. Sendo assim, alguns símbolos como o Yin yang e o símbolo do infinito, estão associados nessa “Nova Era”.

Os símbolos, em resumo representavam de alguma forma ou de outra amor, paz, evolução espiritual, união e equilíbrio entre os planos físico e espiritual. Enquanto o símbolo do infinito, também era levado com esse viés de renascimento. e evolução.

Contudo, se observarmos o ponto central do símbolo do infinito, para esse movimento, ele significa uma ligação entre os dois mundos e o equilíbrio dinâmico e perfeito dos corpos e dos espíritos, ou seja, uma união do lado espiritual com o material, do nascimento e da morte.

Significado do símbolo do infinito em outras áreas

Tarô

O que é e qual o significado do símbolo do infinito? Saiba agora

No tarô o símbolo do infinito aparece em duas cartas.

Primeiramente, já aparece na carta 1, a qual é representada pelo Mago, e o símbolo fica exatamente em sua cabeça. A referência é para com às inúmeras possibilidades de iniciar algo novo, além também de representar a energia das pessoas.

O símbolo então aparecerá de novo, só na carta 11, a qual significa força. Enquanto o símbolo do infinito aparece na mulher da carta, em que ela se mostra fazendo força para abrir a boca do leão. A carta simboliza a espiritualidade, ritmo, respiração, circulação bem como o equilíbrio entre os planos espiritual e físico.

Matemática

O que é e qual o significado do símbolo do infinito? Saiba agora

Quem não viu o símbolo do infinito representado naquelas equações complicadas, não estudou matemática direito. Brincadeira, mas é porque realmente esse símbolo é usado nas equações para se referir às sequências infinitas de resultados que pode se obter.

Entretanto, o símbolo foi introduzido em meados do século XVII, pelo matemático britânico John Wallis (1616-1703). Contudo, acredita-se que o símbolo do infinito, tenha surgido como uma variante da letra grega ômega.

Tatuagens

O que é e qual o significado do símbolo do infinito? Saiba agora

No ramo da moda, que inclui as tatuagens também, o símbolo do infinito se popularizou, ou seja, hoje é comum se encontrar esse símbolo em tatuagens, camisetas, chaveiros, e até mesmo bijuterias em geral.

Em vista disso, no universo das tatuagens o significa do símbolo do infinito, não se diverge dos demais. Aqui também ele significa uma evolução, e também um equilíbrio físico-espiritual daquele que a possui.

Além também, essas tatuagens na maioria das vezes são feitas para significar um ente querido, como um pai, ou uma mãe. Basicamente, é para representar que a importância deles serão eternas, demonstrando então, um afeto maior por aquela pessoa.

Inspirações de tatuagens com o símbolo do infinito:

O que é e qual o significado do símbolo do infinito? Saiba agora O que é e qual o significado do símbolo do infinito? Saiba agora O que é e qual o significado do símbolo do infinito? Saiba agora O que é e qual o significado do símbolo do infinito? Saiba agora

Agora que você tem total consciência do que o símbolo do infinito significa, pode então também fazer uma tatuagem com esse símbolo. Mas, claro isso é só uma sugestão do Área de Mulher para você.

Saiba também de outros símbolos e seus significados: Conheça o significado dos símbolos escondidos em logos famosas

Fontes: Symbolismo of Things, Dicionário de símbolos, Significados, Dicionário de símbolos, Significados

Imagens: Svgsilh, Fatos desconhecidos, Ponto de luz, Sites.google, Dicas de mulher, Pinterest, Loja wicca

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 2 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você