Quando o assunto é tatuagem, existem vários estilos, para todos os gostos. Normalmente, o senso comum “dita” que as mulheres tem predileção por tattoos meigas e sutis, mas isso não vale para todas – muito menos para a maioria. Um exemplo é a quantidade extraordinária de mulheres que amam a tatuagem blackwork.
Um clássico atemporal dentro do universo da tintura corporal, a tatuagem blackwork vem ganhando muito espaço atualmente devido às mídias sociais. Apesar disso, trata-se de um dos estilos mais antigos que existem, ao lado do oriental e tradicional.
Mas, você sabe a história desse estilo? Então segura na minha mão e vem conhecer. Vamos lá!
História da tatuagem blackwork
Primeiramente, a tatuagem blackwork remonta à milhares de anos. Em resumo, antigas tribos polinésias eram especialistas em arte corporal completamente negra. Isso por que, era um forma de comunicar suas identidades, crenças religiosas e ideias de guerra.
Nesses tempos remotos, elas eram compostas de símbolos e imagens minimalistas, além de faixas e motivos geométricos. Essas características se mantém até hoje.
Desde o século XVIII, essas tatuagens polinésias provaram ser populares na cultura ocidental. Em 1769, o explorador britânico James Cook viajou para o Taiti, ficou apaixonado pelas tatuagens das tribos e introduziu a classe trabalhadora da Europa ao fenômeno.
Em resumo, a tatuagem blackwork virou uma febre, na época, entre marinheiros e mineiros de carvão. Consequentemente, o estilo prevaleceu ao longo dos séculos 19 e 20, sendo favorecido por trabalhadores e indivíduos de classe baixa. Com o passar do tempo, o estilo se popularizou entre todas as classes sociais.
Características da tatuagem blackworck
Certamente, a principal características da tatuagem blackwork é a predominância da tinta preta. Além disso, ela engloba vários formatos e estilos diferentes.
Sendo assim, a composição é marcada por variadas linhas de diversas formas e traços, do mais grosso ao mais fino. Desse modo, o Blackwork pode ter contornos detalhados ou muitas vezes não uma definição de traços.
Os desenhos podem variar do mais simples e pouco sofisticados, como 2 linhas ou um desenho super trabalhado, que usa técnicas de sombreamento, realismo e até faz uso do espaço negativo do corpo.
Inspirações
Enfim, agora que você conhece a história e as características desse estilo de tatuagem, está na hora de ter contato com ulgumas artes. Ou seja, quer se inspirar? Então eu te mostro uma série de artes:
Você gostou dessa matéria sobre tatuagem blackwork? Então você também vai gostar dessa: Primeira tatuagem, o que você precisa saber? Dicas e inspirações