A chamada técnica Pomodoro é um método de gestão de tempo ideal para quem tem dificuldade em se manter focado em uma única função. Sendo assim, o principal intuito da técnica é tornar a sua rotina mais produtiva.
Adotar a técnica Pomodoro pode te ajudar em diversos âmbitos da sua vida, como a realização de tarefas do dia a dia, nos estudos e também no trabalho.
Ela funciona dividindo o seu tempo de trabalho em pequenos blocos de concentração intensa. Desse modo, é possível melhorar o funcionamento cerebral e estimular o foco. Uma boa dica é usar o site Técnica Pomodoro que apresenta um timer ideal para usar ao incluir o método na sua rotina. A seguir vamos entender melhor o que é e como funciona essa técnica na prática.
O que é a técnica Pomodoro?
Como já adiantamos acima, a técnica Pomodoro nada mais é do que um método de gestão de tempo que visa aumentar a produtividade e foco no desenvolvimento de tarefas. Essa técnica foi criada pelo italiano Francisco Cirilo em 1988.
No livro “The Pomodoro Technique”, o italiano explicou que o método foi criado para tornar o tempo um aliado na hora de fazer o que precisamos fazer do jeito que deve ser feito. Além de capacitar as pessoas constantemente para aprimorar os seus processos.
Portanto, ao aderir esse método, você pode não apenas saber a quantidade das tarefas realizadas, mas também a sua qualidade. Além disso, com a técnica Pomodoro é possível identificar quais são os desafios que atrapalham a realização das tarefas.
Como a técnica Pomodoro funciona?
A técnica Pomodoro funciona basicamente dividindo o fluxo de trabalho em pequenos intervalos de concentração e foco. Sendo assim, o método de gestão de tempo melhora a forma como distribuímos as horas do nosso dia e como consequência ficamos mais eficientes.
Para colocar em prática esse método tudo o que você vai precisar é um timer ou cronômetro, você pode inclusive usar o site que indicamos no começo desse texto, e uma lista de tarefas.
Então, comece anotando na lista todas as tarefas que você precisa finalizar durante o dia. Feito isso, você irá dividir o seu tempo em intervalos de 25 minutos, os chamados “pomodoros”, e durante esse tempo você irá se dedicar integralmente à realização dessas tarefas, sem nenhuma interrupção.
Desse modo, quando o timer tocar, marcando o fim do intervalo de 25 minutos, você irá marcar como concluída a tarefa ou então o status de trabalho, por exemplo 30% concluído. Em seguida, faça uma pausa de 5 minutos para descansar e fazer outras coisas que não estão relacionadas à sua tarefa, como ir ao banheiro, tomar um café e etc.
A cada 4 pomodoros, que equivalem a uma hora de trabalho, faça uma pausa maior entre 15 a 30 minutos para descansar. Aliás, essas pausas são essenciais para a eficácia do método, uma vez que elas servem para “oxigenar o seu cérebro” e assim aumentar a sua agilidade mental.
Contudo, essas medidas de tempo são uma sugestão do método clássico. Mas você pode pegar a ideia e adaptar conforme for melhor para você.
Quais são os resultados alcançados pela técnica Pomodoro?
Então, como vimos até aqui, o objetivo principal da técnica Pomodoro é amentar o foco e concentração. Consequentemente aumentando a produtividade, já que ela evita distrações e perda de tempo.
Portanto, ao fazer uma lista com tudo que você precisa fazer, você consegue se organizar melhor e também estabelecer metas para cada dia ou período. O que ajuda a acompanhar os seus resultados.
Desse modo, seguindo o método de gestão de tempo, é possível notar algumas mudanças benéficas, além de descobrir alguns pontos importantes que afetam a sua produtividade. Tais como: quanto tempo você gasta para realizar cada tarefa, quais os fatores que mais te distraem e quais as principais interrupções do trabalho.
Para quem serve a técnica Pomodoro?
Todo mundo pode fazer a técnica Pomodoro. No entanto, por ser um método que ajuda a otimizar o tempo, ela é mais indicada para pessoas que tendem a ser procrastinadoras e adiar a realização das suas tarefas.
Desse modo, ela pode ser uma boa ajuda para estudantes, profissionais, quem está estudando para vestibular ou concurso, entre outros. Ou qualquer pessoa que sofra com baixa concentração e produtividade, seja por cansaço ou por fatores de distração.
Nesses casos, o método pode ser bastante útil e eficaz, ajudando a pessoa a aumentar a produtividade e assim realizar todas as tarefas essências da rotina.
Vantagens da técnica
Quando a técnica Pomodoro é usada da forma correta percebe-se inúmeros benefícios, como:
1. Define um tempo para distrações
É normal que, ao longo do dia, surjam distrações, mas a constante interferência pode prejudicar o rendimento na realização de tarefas. E isso acostuma acontecer devido à falta de planejamento. Portanto, com a técnica Pomodoro é possível organizar pausas ao longo do dia, de maneira que você saiba quando poderá parar o trabalho que está realizando e fazer pausas para poder se distrair e relaxar.
2. Reduz o número de tarefas inacabadas
A técnica Pomodoro ajuda a reduzir o número de tarefas inacabadas, como estudar, pesquisar, escrever, trabalhos, etc. Para isso, você deve encaixar cada tarefa em pomodoros, estabelecendo um limite de tempo para cada uma. Então, ao determinar períodos de tempo e dividir o trabalho em partes gerenciáveis, é possível completar e finalizar essas tarefas. O que não acontece se você tentar fazer todas ao mesmo tempo.
3. Transforma o trabalho em um jogo
Para algumas pessoas, o método pode ser até divertido, como um jogo. Enfim, o cronômetro funciona como uma contagem regressiva enquanto você realiza a tarefa. Dessa forma, você sentirá como que está trabalhando contra o relógio para ganhar o jogo. Isso faz com que você evite a monotonia, o que consequentemente, vai te ajudar a aumentar sua produtividade.
4. Ajuda a afastar da procrastinação
A técnica Pomodoro vai te ajudar, também, a afastar a procrastinação e, ao mesmo tempo, vai te manter motivado para realizar suas tarefas. Pois, com o método, você vai saber exatamente quanto tempo precisa trabalhar e quando vai poder fazer uma pausa e descansar.
Como gerenciar o tempo de forma adequada?
Cada pessoa é única e tem seu próprio tempo e forma de trabalho. Então uma ótima dica para aprender a gerenciar o seu tempo de forma adequada é se fazer algumas perguntas:
- Você tem o hábito de estudar ou trabalhar até ficar cansado ou faz intervalos de tempos em tempos?
- Antes de começar a trabalhar ou estudar, você costuma fazer uma lista com as tarefas a serem desempenhadas ou vai fazendo conforme vai lembrando?
- Você tem noção de quais são as principais causas de interrupção durante o seu momento de foco?
- Você estipula um tempo que gastará com cada atividade para depois conferir sua eficácia?
- Você lida bem com a corrida contra o relógio?
Ao se questionar coisas como essas, você consegue conhecer melhor como é o seu ritmo de trabalho e assim determinar a melhor forma de usar o seu tempo. A técnica Pomodoro é ótima para isso, mas para ser realmente eficaz e aumentar sua produtividade é indispensável criar o seu próprio ritmo de trabalho.
Enfim, se você gostou desse conteúdo, aproveite para conferir também: Meditação para ansiedade – O que é, como fazer e exercícios.
Fontes: Na Prática Brasil Escola Siteware