Limpar a casa é uma coisa que a maioria das pessoas não gosta. Apesar de todo mundo gostar de ter uma casa limpinha e cheirosa. Mas nem por isso essa precisa ser uma tarefa sacrificante. Especialmente se você conhecer algumas dicas de faxina.
Você pode começar, por exemplo, criando um planner semanal. Cada dia útil (porque ninguém merece fazer faxina no fim de semana) realiza uma tarefa diferente. Na segunda você pode limpar o quarto. Na terça, o banheiro. Na quarta, a cozinha. E assim por diante.
Esse é um método que, se você tem um tempinho a mais durante a semana, acaba poupando tempo de descanso e lazer nos dias livres. Para te ajudar mais ainda, separamos essas
10 dicas de faxina para simplificar sua vida e economizar tempo
1 – Dê ritmo à faxina com música
Coloque uma música que você adora antes de começar a limpar a casa. Isso vai te deixar de bom humor e, dê preferência uma música mais agitada, dar ritmo à faxina.
7 dicas de faxina sem usar produtos de limpeza tradicionais
2 – Esquematize seu tempo
Não adianta você querer fazer uma ‘faxina profunda’, daquelas do teto até o chão, limpando todos os armários e cada bibelô da casa se você não tem tempo pra isso.
Como falamos antes, crie um planner. Dentro dessa programação você pode esquematizar as partes do ambiente que vai limpar.
Caso seja o quarto, você pode começar pelo guarda-roupas, arrumando as roupas e limpando ao mesmo tempo.
Depois passe para os sapatos e bijoux. Quando terminar, vá para a cama e criado-mudo. Depois o chão. Faça o mesmo com os outros ambientes.
3 – Faça pausas
Não é preciso sair correndo feito uma louca desvairada se matando para terminar tudo de uma vez. Vá com calma, faça pausas entre uma tarefa e outra.
Pode não parecer tão produtivo, mas isso fará com que você recarregue suas baterias e consiga apreciar o que já fez.
Além de te dar um “tempinho” para pensar sobre o que tem que fazer a seguir.
6 formas diferentes de usar o aspirador de pó na limpeza
4 – Tenha todos os materias de limpeza necessários
Produtos ‘não convencionais’ como bicarbonato de sódio e vinagre são excelentes para ajudar na limpeza. Além disso, tenha certeza que você tem em mãos esponjas e panos limpos.
Assim como desinfetante, água sanitária, desengordurante e o que mais você gostar de usar.
Confira se o saco do aspirador de pó está cheio e se tem sacos de lixo suficientes para repor o que for tirado.
5 – Truque do cesto
É muito comum pequenos objetos, assim como roupas, ficarem espalhados pela casa ao longo dos dias.
Assim, se você é do tipo que gostar de fazer faxina em um único dia, use um cesto/balde/bacia e sai catando tudo.
Quando terminar vá recolocando cada coisa em seu lugar. Isso vai te ajudar a parar de ficar andando pra lá e pra cá, feito uma barata tonta.
Esse é o jeito mais eficiente de varrer o chão, segundo a Ciência
6 – Desapegue
Se nem no dia da faxina você se livrar daquelas coisas amontoadas que nem lembra que tem, quando é que isso vai acontecer?
Você pode jogar fora, dar pra alguém, reaproveitar com outra função… mas faça algo útil, ao invés de ficar empurrando de lá pra cá.
7 – Rolo adesivo
Sabe aqueles rolinhos de tirar pelos das roupas? Então, você pode usá-los para tirar pó de abajures e superfícies de tecidos que não dá para passar pano úmido nem o aspirador de pó.
5 coisas que você precisa saber sobre sua geladeira quando falta energia elétrica
8 – Meia no aspirador
Vive perdendo pequenos objetos? Um jeito bem legal de achá-los é colocando uma meia na mangueira do aspirador de pó e prender com um elástico.
Assim as pecinhas ficam “grudadas” na meia. Muito eficaz em locais de difícil acesso, como embaixo de bancadas e atrás dos armários.
9 – Limão siciliano no micro-ondas
Vive acontecendo pequenas ‘explosões’ dentro do seu micro-ondas? Isso é normal. Mas é bem chato de limpar.
Para isso, coloque uma vasilha com água e o suco ou fatias de limão siciliano dentro do aparelho. Ligue a potência máxima por cinco minutos.
Depois disso, a superfície do interior fica, praticamente, autolimpante.
Truque permite limpar o banheiro com vela, tirar e prevenir manchas nos azulejos
10 – Vinagre nas torneiras
As torneiras acumulam limo e calcário, atraindo sujeira e mofo. E alguns cantinhos são bem chatinhos de limpar.
Para resolver esse problema fácil, mergulhe um pano em um concentrado de vinagre. Coloque o pano em volta da torneira e deixe por uma hora.
A sujeira sairá praticamente toda sozinha, no pano.
Fonte: O Sagaz