Dicas & Truques

Esse é o jeito mais eficiente de varrer o chão, segundo a Ciência

Se você não tem tempo para faxina, se liga nessa dica! Segundo cientistas, o segredo está em criar uma estratégia para varrer o chão!

Atualizado em 10/10/2018

Se você não gosta de fazer os serviços domésticos ou se não tem tempo para isso, acredite, essa matéria pode otimizar bastante seu tempo. Isso porque você existe um jeito muito mais eficiente de varrer o chão e que pouca gente tem conhecimento, pelo menos é isso que garantem os cientistas.

O grande segredo da faxina, como você vai ver, é em criar estratégias. Isso mesmo, não basta só pegar a vassoura e varrer o chão de forma desordenada.

Para economizar esforço e tempo você precisa, antes de mais nada, perceber o ambiente que precisa ser limpo e dividi-lo de maneira inteligente. O lugar por onde você vai começar a varrer o chão também conta muito, especialmente na hora de recolher o lixo, sabia?

E, se você acha que a limpeza termina por aí, você está enganado (e limpando sua casa muito mal). Como você vai ver, não adianta nada varrer o chão sem concluir o trabalho de forma a garantir que até mesmo os mínimos montinhos de poeira sumam.

Mas, claro, ninguém precisa perder muito tempo nesse tipo de tarefa. Abaixo, na lista, está o passo a passo direitinho de como você deve fazer para ter uma faxina mais eficiente e mais rápida.

Esse é o jeito que você deveria varrer o chão:

1. Uma boa vassoura

Tudo começa escolhendo uma boa vassoura para o serviço.

Não adianta nada pegar aquela que fica no canto da dispensa, com as cerdas velhas e emboladas. Vassouras assim só aumentam o esforço e espalham ainda mais o pó pelo chão.

2. Traça uma estratégia

Parece bobo falar assim, mas ter estratégia na hora de varrer o chão é importante. Isso evita que você trabalhe mais.

Então, escolha um ponto de partida e mantenha o mesmo sentido até a saída do cômodo. Jamais comece pelo meio, já que o seu esforço para limpar o lugar todo será bem maior.

Outra boa dica é jamais descuidar dos cantinhos, para que a sujeira não fique acumulada.

3. Divida quadrantes

A melhor forma de manter o ritmo do trabalho, aliás, é dividindo o cômodo em quadrantes.

Daí, é só começar a varrer cada quadrante do cantinho, sempre levando a poeira para o meio de cada seção, usando movimento curtos e firmes.

4. Não desanime

Nada de varrer tudo de uma vez, levando o lixo até a saída! Você deve finalizar cada cômodo recolhendo o montinho de lixo com uma pá.

E, para recolher o restinho do lixo que fica debaixo da pá pode ser facilmente limpo com a ajuda de um papel toalha, ok?

5. Não deixe nada para trás

Assim que você recolher o lixo, garanta que nenhuma poeirinha fique para trás, passando um pano úmido no cômodo.

6. Prontinho

Feito isso, é só garantir que ninguém pise no chão até que ele seque e pronto. Você acabou de fazer uma bela limpeza no seu chão, que vai ficar limpinho por muito mais tempo.

E então, você já fazia algo parecido com esse “técnica”? Acha que ela pode ser realmente válida na hora de poupar seu tempo e deixar o serviço mais eficiente? Não deixe de comentar!

E, falando em faxina, você pode se interessar também por esse outro post: 7 dicas de faxina sem usar produtos de limpeza tradicionais.

Fonte: Super Interessante

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf