Dicas & Truques

5 grandes dicas práticas para parar de roer as unhas

Roer as unhas é um dos hábitos mais populares, e ruins, que existem por aí. Se você quer uma forcinha para acabar com isso, vem que eu vou te ajudar.

Atualizado em 24/11/2018

Roer as unhas é um hábito que ultrapassa as barreiras de ruim. Além de socialmente feio, ela deixa as mãos esteticamente feias, uma vez que as unhas e as cutículas ficam todas mastigadas.

Mas é ainda pior do que isso, pois roer as unhas pode fazer mal a saúde. Quando se leva a mão a boca o tempo todo, provavelmente são ingeridos pelo organismo a todo momento bactérias.

Então o primeiro passo para acabar com esse terrível hábito, é decidir parar de roer as unhas de uma vez por todas. Apesar disso, a força de vontade pode não ser suficiente para que a decisão seja levada a cabo.

Usar algumas estratégias podem ser o diferencial para que a mudança realmente aconteça no final das contas. Reunimos 5 dicas para realizar a mudança.

Confira 5 dicas práticas para parar de roer as unhas

1 – Mãos ocupadas

5 grandes dicas práticas para parar de roer as unhas

Roer as unhas é um hábito que surge em momentos em que a mente está parada, sem fazer nada. Ao invés de dar sorte ao azar, por que não manter as mãos e boca ocupadas?

Esteja sempre com as mãos ocupadas com alguma bolinha ou plástico. Já na boca, sempre mantenha algo como um chiclete. Desse jeito, sua mente pode até insistir para você repetir o hábito, mas sua mão e boca estará ocupada.

2 – Manicure

5 grandes dicas práticas para parar de roer as unhas

Será muito mais fácil resistir a tentação de roer as unhas, se elas tiverem feitas e cobertas por algum esmalte bem bonito. A manicure ainda vai arrancar as cutículas com o alicate, não dando margem para morder os cantinhos dos dedos depois.

3 – Inibidor

5 grandes dicas práticas para parar de roer as unhas

Você deveria usar um inibidor  para quando caísse tentação, seu cérebro entendesse que aquele hábito não é mais para você. Basta que dá próxima vez que for pintar as unhas, misturar um pouco de pimenta. Toda vez que levar as unhas a boca, sentirá o gosto e será lembrado de que não deve roer as unhas.

4 – Aparar as unhas

5 grandes dicas práticas para parar de roer as unhas

Se você roía muito as unhas, agora que está tentando parar deve mantê-las sempre curtas. Não precisa ser tão pequena, porém, tem que ser pequena a ponto de não despertar vontade de ser ruída.

5 – Tratar ansiedade

5 grandes dicas práticas para parar de roer as unhas

A ansiedade é uma das grandes causas para variados tipos de tiques, um deles, roer a unha. Para que consiga largar o hábito de roer as unhas, é necessário que você trate sua ansiedade de uma vez por todas. Identifique quais áreas da sua vida estão te deixando preocupado, e o que você pode fazer em relação a elas.

Gostou dessa matéria? Então também irá gostar desses aqui: Unhas amarelas podem denunciar problemas de saúde

Fonte: Tudo Sobre Make