7 usos alternativos do papel manteiga que são incríveis

Quando você pensa em papel manteiga, do que você lembra? Provavelmente de alguma cena da sua infância, com sua mãe ou sua avó o colocando no fundo de uma assadeira de cookies, por exemplo; ou, no mínimo, dos programas de culinária. É ou não é verdade?

Mas, engana-se quem pensa que o papel manteiga só serve para isso. Como você vai ver ao longo desse post, esse material pode ser muito útil no dia a dia e é perfeito na hora de improvisar algumas coisas.

Por exemplo, se você não tem um funil em casa e está precisando engarrafar alguma coisa, porque não utilizar o papel manteiga? Ele é até à prova de líquidos e não vai desmanchar assim tão fácil, sabia?

E o que dizer de um embrulho de presente feito com papel manteiga? Embora pareça estranho à primeira vista, se finalizado com uma fita colorida o embrulho fica lindo e original!

Gostou das ideias? Então você realmente precisa saber tudo o que é possível fazer com o papel manteiga, além de utilizá-lo na hora de cozinhar.

Confira alguns usos inusitados do papel manteiga:

1. Improvisar funil

Se você não tem um funil em casa, dá para improvisar usando papel manteiga. Você só precisa fazer como na foto, deixando uma pequena abertura na ponta (que pode também ser ajustada, de acordo com sua necessidade, com um tesoura), e colar as laterais com fita adesiva.

O melhor de tudo é que esse funil pode ser usado até mesmo para a passagem de líquidos, uma vez que o papel manteiga é resistente à água.

2. Embrulhar presentes

Se precisar embrulhar um presente de última hora e não tiver o papel adequado para isso, corra até a cozinha e pegue o papel manteiga.

Ele pode se tornar um papel de presente super elegante se você finalizar o embrulho com uma fita colorida, por exemplo, ou com qualquer outro enfeite.

3. Proteger micro-ondas de respingos

O papel manteiga também é uma ótima opção de tampa improvisada na hora de esquentar alimentos, especialmente os gordurosos ou os líquidos, no micro.

É só cobrir a vasilha com um pedaço de papel umedecido, para que ele se torne mais aderente, e pronto. Nada de respingos no seu micro-ondas.

4. Embalar alimentos

O papel manteiga também é ótimo na hora de embalar alimentos, especialmente aqueles que precisam ir para a geladeira.

Ele, aliás, é uma boa opção para o saco plástico. Só lembre-se de dobrar bem as laterais do embrulho para evitar que o alimento vaze ou, dependendo do caso, resseque.

5. Polir peças cromadas

Torneiras, outros detalhes das pias e demais peças cromadas de sua casa vão ficar brilhando se você poli-las com papel manteiga, sabia? Para funcionar, elas precisam estar limpas e secas, daí, então, você usa algumas folhas para dar brilho.

O papel libera uma leve camada de parafina nas peças cromadas e proporciona uma espécie de impermeabilização. Isso previne a formação de manchas, por exemplo.

6. Proteger gavetas e prateleiras

Um truque simples para evitar o acúmulo de poeira no fundo de gavetas ou em prateleiras é usar papel manteiga para cobri-los.

Antes de guardar as coisas nesse locais, você só precisa forrá-los com o material e pronto. Daí, é só trocar o papel de tempos em tempos.

7. Impedir que alguns objetos fiquem emperrados

Lembra do caso das peças cromadas, que dissemos que o papel manteiga libera uma camada fina de parafina sobre elas? A mesma coisa acontece com varões de cortinas que não deixam os anéis deslizarem direito, além das bordas de portas e até mesmo dos dentes do zíper.

Você só precisa encera-los com o papel manteiga e pronto, seu problema estará resolvido e tudo vai deslizar direitinho, sem emperrar.

E então, gostou das dicas? Já conhecia alguma dessas utilidades nada esperadas do papel manteiga? Se você conhece mais algum uso inusitado desse material de cozinha não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando em utilidades extras, você vai ficar chocada com o que vamos mostrar nesse outro post: 9 utilidades do sachê de chá que você jamais imaginaria.

Fonte: Dicas de Casa e Beleza, Tudo Gostoso