Dicas & Truques

9 truques para você aproveitar melhor os alimentos

Usando as técnicas corretas de armazenamento, você pode aproveitar melhor os alimentos e fazer com que eles durem muito mais, sem desperdício!

Atualizado em 13/11/2018

Todos os dias que vamos para a cozinha gozar de nossos dotes culinários, acabamos por desperdiçar uma quantidade absurda de alimentos. E não estamos falando simplesmente da comida que estraga na geladeira, ou dos restos deixados no canto do prato.

Mas a verdade, é que por não sabermos utilizar os alimentos que temos em mãos. Normalmente, desperdiçamos e não aproveitamos todas as possibilidades que eles nos oferecem.

Talvez você não saiba, mas existe uma infinidade de maneiras de aproveitar melhor os alimentos que temos em casa, e assim, deixarmos de desperdiçar tanto.

Atitudes simples, como aprender técnicas de conservação dos produtos ou então um melhor uso das partes que normalmente jogamos fora, podem fazer toda a diferença no final das contas.

Descubra 9 truques para se aproveitar melhor os alimentos:

Ovos

9 truques para você aproveitar melhor os alimentos

Os ovos estragam com facilidade na sua casa? Basta que você passe um pouco de óleo vegetal na casca antes de guarda-los. Isso irá preserva-lo por mais tempo.

E por acaso você usou só as gemas do ovo? Então coloque a clara em potinhos de gelo e guarde-os no congelador para usa-los em outra oportunidade.

Folhagens

9 truques para você aproveitar melhor os alimentos

Para que as folhas da sua salada não estraguem na sua geladeira até o dia em que você irá usa-las, basta que você as lave bem, depois empacote-as em papel alumínio na geladeira.

O papel toalha irá absorver a umidade, preservando a folhagem por mais tempo.

Cenouras

9 truques para você aproveitar melhor os alimentos

Quase todo mundo joga as folhas da cenoura no lixo, porém, elas podem ser aproveitadas.

Acontece que essas folhas se assemelham muito a salsinha, podendo assim ter a mesma finalidade, e servir como tempero para a comida. Assim dá para usar todo o alimento.

Ervas

9 truques para você aproveitar melhor os alimentos

Se você perde ervas com que tempera a comida com frequência, existe uma técnica boa para você aproveita-las melhor.

Basta juntar a variedade delas em cubinhos, os recipientes de gelo, colocar manteiga derretida e azeite, e depois congela-las. Na hora de cozinhar, coloque os cubinhos de tempero e dê sabor a sua refeição sem desperdício.

Laranja

9 truques para você aproveitar melhor os alimentos

Laranja é uma delicia, porém, a casca também é.

Para não joga-las fora e promover desperdício desnecessário, você pode caramelizar as cascas e comer como petisco no café da manhã ou no lanche. Acredite, é um delicia sem fim.

Bolo

9 truques para você aproveitar melhor os alimentos

As vezes você faz um bolo de lanche, ou até aqueles de aniversário, e sobra uma quantidade absurda. Se você deixa-lo na geladeira desprotegido, ele ficará seco com alta velocidade.

Para mantê-lo fresquinho, basta cobrir as extremidades cortadas com pão de forma. Dessa forma o pão irá endurecer, e o bolo continuará fresco.

Banana

9 truques para você aproveitar melhor os alimentos

Bananas amadurecem com uma velocidade absurda, principalmente nos tempos mais secos e quentes.

Para deixa-las maduras mais tempo, sem apodrecer, basta enrolar a sua ponta em um pedaço de filme plástico. E aí, vai usar?

Beterraba

9 truques para você aproveitar melhor os alimentos

Sabe a água onde você cozinha a beterraba? Para que joga-la fora?

A partir de hoje basta que você a use para cozinhar o arroz. Três motivos para você fazer isso: não desperdiçar a água, aproveitar mais nutrientes do vegetal, deixar o arroz colorido.

Abacate

9 truques para você aproveitar melhor os alimentos

O abacate tende a ficar escurecido e velho muito rápido na geladeira. Uma boa solução é guarda-lo dentro de um recipiente na geladeira, junto com uma cebola.

Aplicar vinagre de maça na ponta do fruto pode alcançar o mesmo efeito.

Você gostou dessa matéria? Então também irá gostar dessa aqui: 30 alimentos com calorias negativas para comer o quanto quiser sem engordar

Fonte: UOL

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf