Quem nunca errou a mão no sal – seja para mais, seja para menos -, que atire a primeira pedra! No segundo caso o problema todo se resolve acrescentando mais um pouquinho do tempero, mas e quando o assunto é consertar o excesso de sal na comida, você realmente sabe o que fazer?
A maioria das pessoas diria para você que não tem solução. O pior disso é que muita gente acaba desperdiçando boas quantidades de alimento por achar que não é possível corrigir esse tipo de erro.
Hoje, no entanto, você vai perceber que até mesmo a comida salgada tem solução. E o melhor de tudo é que todas as formas de consertar o excesso de sal que listamos abaixo são absolutamente simples de se colocar em prática e são também muito eficientes.
Como consertar o excesso de sal na comida:
1. Batata
Se o molho ou o ensopado ficaram salgados, não entre em pânico. Uma forma simples de consertar o excesso de sal no caldo, e até mesmo no arroz; é colocando uma ou duas batatas cruas e descascadas, em rodelas ou partidas ao meio, na panela.
Assim que a batata começar a cozinhar, vai absorver um pouco do sal do preparo, corrigindo o erro.
2. Açúcar e vinagre de maçã
Outra forma de corrigir o excesso de sal na comida é adicionando uma mistura de açúcar (1 colher de sopa, em média) e vinagre de maçã (a mesma medida) ao preparo.
Claro que a quantidade vai depender de quanta comida você está preparando e precisa ser corrigida. Qualquer coisa é só acrescentar mais um pouquinho da mistura, ou do próprio sal, caso fique insossa demais.
3. Pão
Outra forma simples de consertar o excesso de sal é utilizando pão. Pode ser o francês ou qualquer outro que você tiver em casa, especialmente se estiver amanhecido.
Daí, é só espalhar um pouco sobre o preparado. O pão vai sugar parte do líquido da panela e absorver o excesso de sal.
4. Amido de milho
Além de ajudar a engrossar pratos ensopados, o amido de milho diluído na água também ajuda a consertar o excesso de sal da comida.
A medida ideal – embora dependa muito do tamanho da panela – é uma colher de chá de amido de milho dissolvido em mais ou menos 200 ml de água. Daí é só mexer para garantir que a mistura vai dissolver e se misturar completamente ao alimento.
5. Limão
Além de temperar os alimentos, algumas gotinhas de limão na comida também salvam o prato, caso tenha errado no sal. Basta gotejar um pouquinho de limão no arroz, por exemplo; tampar a panela e deixar cozinhando por alguns minutinhos.
Dica de ouro:
Para não errar no sal, não tem segredo: o ideal é ir acrescentando o tempero aos poucos, e experimentar sempre. Adicionar outros temperos ao prato, como alho e especiarias também ajudam a ressaltar o sal, sem que você tenha que colocar muito.
E então, gostou das dicas? Já colocou alguma delas em prática? Se conhecer alguma outra dica que ajuda a consertar o excesso de sal da comida, não deixe nos contar nos comentários!
Agora, falando em dicas úteis na cozinha, essa outra também é muito boa: Como acabar com o cheiro de cebola e de alho das mãos.
Fonte: Tudo Gostoso