Dicas & Truques

Como desentupir fogão? Dicas que você mesmo pode fazer

Você sabe como desentupir fogão? Preparamos dicas simples e rápidas, que vão ajudar você a resolver o problema sem precisar gastar dinheiro.

A princípio, se deparar com um fogão entupido pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas, saiba que é algo bastante comum. Pois, ao preparar as refeições, gordura, sujeira e restos de alimentos vão se acumulando na saída do gás. No entanto, não é algo difícil de resolver, na verdade, tem como desentupir fogão rápido e de maneira simples.

E o melhor é que não precisa gastar dinheiro chamando alguém para consertar. Pois, você mesmo pode resolver o problema. Inclusive, você pode identificar se seu fogão está entupido, antes mesmo de parar de funcionar. Para isso, basta prestar a atenção na cor das chamas. Por exemplo, se a chama estiver azul, indica que não te problema.

Agora, se a chama estiver em um tom amarelado, indica que há um bloqueio na saída do gás. Da mesma forma, se você girar o botão do fogão e não conseguir acender o fogo, mas, sentir o cheiro de gás. Também indica que está entupido.

Portanto, é importante realizar a limpeza periodicamente. Pois, dessa forma, além de conservar seu eletrodoméstico por mais tempo, você vai economizar gás. E evitar que fique entupindo. Enfim, segue algumas dicas simples, mais eficazes, que vão ensinar a como desentupir fogão, caso seja necessário.

Como desentupir fogão de maneira simples

Como desentupir fogão: Dicas simples e rápidas que você mesmo pode fazer
Pinterest

Antes de qualquer coisa, para sua segurança, feche a válvula do gás. Em seguida, limpe bem o fogão, retirando a gordura e todo resíduo de restos de alimentos. Dessa forma, ao abrir os orifícios do fogão, evita que mais sujeira entre, piorando o entupimento. Agora, é só seguir o passo a passo de como desentupir fogão.

1- Como desentupir boca de fogão

Youtube

Para desentupir a boca do fogão, retire as trempes (grades que dão suporte para as panelas). Em seguida, retire as bocas do fogão e verifique se os orifícios estão sujos. Ademais, para limpá-los use uma esponja umedecida em água e detergente ou desengordurante.

Depois, com uma agulha, insira em cada orifício da boca do fogão. Dessa forma, vai desobstruir a saída do gás. Por fim, enxágue a peça e seque. Então, reposicione a boca do fogão no lugar, religue o gás e tente acender o fogo.

2- Desentupindo o forno do fogão

Pinterest

Se o problema de entupimento é no forno, saiba que também tem como desentupir de maneira simples. Primeiramente, com o gás desligado, retire a chapa de fundo que separa o forno do acendedor.

Depois, com uma agulha, insira em cada orifício por onde a chama sai. Por fim, reposicione a chapa, feche a porta do forno, religue o gás e tente acender o fogo.

3- Fogão cooktop

Como desentupir fogão: Dicas simples e rápidas que você mesmo pode fazer
Decor Fácil

Da mesma forma, o processo de como desentupir fogão cooktop também começa ao fechar o registro de gás. Em seguida, limpe bem o eletrodoméstico com uma esponja macia umedecida com água e detergente. Inclusive, as bocas.

Depois, seque bem todo o fogão cooktop com a ajuda de um pano. Então, religue o gás e tente acender o fogo. Entretanto, caso a saída de gás ainda esteja obstruída, utilize uma agulha para desobstruir cada orifício da boca do fogão.

Como evitar o entupimento do fogão?

Decor Fácil

Ao longo do tempo, o acúmulo de resíduos, de restos de alimentos e gordura podem obstruir a saída de gás. Causando então, o entupimento do fogão. Além disso, a limpeza superficial realizada diariamente não é suficiente para evitar o problema.

Enfim, apenas a limpeza completa do eletrodoméstico pode prevenir problemas com entupimento. Portanto, independente de qual seja o material do eletrodoméstico, segue algumas dicas para você limpá-lo de forma correta:

  1. Com um espeto de churrasco revestido com um pano, limpe cada brecha nas trempes e em cada canto do fogão.
  2. Ainda com o espeto revestido com um pano, retire a gordura, restos de alimentos e qualquer outro tipo de sujeira embaixo dos acendedores.
  3. Ao terminar, lave o fogão normalmente, utilizando um detergente ou outro tipo de desengordurante e um pano úmido. Lembrando que, não se deve fazer a limpeza até que o fogão tenha esfriado por completo. Dessa forma, você vai evitar que apareçam rachaduras ou ranhuras.
  4. Ademais, realize essa limpeza completa pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, você vai reduzir as chances de que fique entupido. Além disso, vai ajudar a conservar o eletrodoméstico por mais tempo.

Enfim, se mesmo após todo o processo de como desentupir fogão, o problema persistir. O recomendado é procurar pela assistência técnica do fabricante do eletrodoméstico. Que poderá identificar o problema com mais facilidade e segurança.

Então, se você gostou das dicas dessa matéria, também vai gostar dessa: Como limpar fogão inox – Passo a passo e dicas para evitar manchas.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você