Dicas & Truques

Como fazer arroz – 5 dicas e truques para não errar

Como fazer arroz? É necessário, primeiramente, lavar os grãos, colocar na água e refogar. Além disso, é preciso tentar não queimar.

Atualizado em 12/02/2020

O arroz branco é um dos ingredientes indispensáveis na culinária brasileira. Tanto no almoço quanto no jantar, ele está sempre presente na grande maioria dos pratos brasileiros. Combinando com quase tudo, inclusive, é consumido todos os dias no Brasil.

Contudo, muitas pessoas ainda tem dúvidas quanto ao preparo. Com medo de errar a mão na hora de cozinhar, perdem alguns pontos principais do cozimento. Dessa maneira, não deixa-lo empapado ou queimado é uma arte fácil de aprender. Assim, separamos algumas dicas para você não se perder durante a receita.

Como fazer arroz - dicas e truques para não errar na cozinha
Fonte: Gazeta do povo

Dicas para fazer arroz branco

1. Lavar o arroz

Existem dois tipos de arroz: o que já vem lavado, e os que tem que lavar. Basicamente, arroz já lavado é mais prático, porém tem que ser escolhido bem. É necessário reparar se os grãos estão de uma cor perolada e se estão inteiros. É importante observar isso pois se não estiverem, pode ocorrer de o arroz ficar empapado mais facilmente.

Já para quem prefere lavar o próprio arroz, é necessário observar outras coisas. Desse modo, na hora da limpeza, o ele solta uma espécie de farinha, que se não for retirada, pode o deixar empapado. Assim, lave o arroz em água corrente até que elimine toda farinha. Após isso, o deixe escorrer e secar até a hora do preparo.

2. Refogar/fritar

Esse é o primeiro passo no cozimento, de fato. Para conseguir que ele tenha um resultado soltinho, o segredo é refogar bem os grãos até que fiquem branquinhos. A ideia é que o calor ajuda a diminuir o contato do amido com a água, anulando propriedades do amido que se soltam na hora do cozimento.

Em soma, na hora de fritar, você pode utilizar de alguns temperos para o deixar mais saboroso. Tente utilizar alguns tipos de óleos, cebola, alho e sal, sempre a gosto da preferência.

Como fazer arroz - dicas e truques para não errar na cozinha
Fonte: ABMRA

3. Hora de colocar água

Embora muitas pessoas achem que a quantidade de água é de uma xícara de arroz para duas de água, não é bem assim. Se assim fosse, para cozinhar grandes quantidades seria necessário uma quantidade maior ainda de água.

O ideal, na realidade, é que se use uma xícara de água a mais para cada xícara de arroz que for usada. Por exemplo, se for usar duas xícaras de arroz, são necessárias três xícaras de água. Já para três xícaras de arroz, a contagem de xícara de água sobe para quatro.

Já falando sobre a temperatura da água, é preferível que se cozinhe com água quente. Apesar de não existir uma temperatura ideal, a aguá precisa estar fervendo, ou quase, para que fique no ponto certo. A água entra na panela após fritar os grãos.

4. Durante o cozimento

Enquanto o cozinha, os grãos vão absorvendo a água. Assim, algumas dicas são preciosas para você não atrapalhar o processo. Primeiramente, evite ficar mexendo o arroz na panela enquanto não estiver pronto. Essa ação acaba por quebrar grãos e aumentar a quantidade de amido na comida, o deixando empapado.

Outra dia para acelerar o cozimento é deixar a panela tampada. A tampa da panela faz com que o vapor de água quente que evapora fique preso dentro da própria panela, e, dessa maneira, faz com que o cozimento seja por parte do calor do fogão e da água evaporada.

Como vou saber quando o arroz estiver pronto se não posso mexer? Quando você perceber que já não há mais água na panela, isso significa que é hora de desligar o fogão. Em seguida, com bastante leveza, use uma colher para observar se a água, até no fundo, já evaporou. Assim, para saber o ponto certo do arroz, seja branco ou integral, a dica é esperar o excesso de água que cobre os grãos evaporar completamente.

Como fazer arroz - dicas e truques para não errar na cozinha
Fonte: M de mulher

5. E se queimar?

Todo novo cozinheiro já queimou o comida pelo menos uma vez. Assim, sabem arroz branco queimado pode ter um cheiro e um gosto muito forte. Um truque que ameniza essa sensação de queimado é colocar um pão de forma por cima e esperar com que ele absorve um pouco do odor e gosto de queimado. No fundo, contudo, deve ser descartado, pois não tem mesmo salvação.

Ah, e é bom lembrar que as dicas também servem para fazer o arroz integral. Aprenda também: Arroz no micro-ondas – 8 receitas diferentes para fazer em minutos

Fontes: Receitas.ig Monta Encanta

Fonte imagem destacada: Tudo Gostoso