Dicas & Truques

Como fazer batatas fritas crocantes

Suas batatas fritas encharcam? Então você fritou batatas errado a vida inteira! Descubra, agora, o truque para fazer batatas fritas crocantes e sequinhas:

Atualizado em 12/01/2020

Você está em casa, tranquilamente, quando bate aquela vontade incontrolável de comer batatas fritas crocantes e sequinhas. O que você faz? Corre para o McDonald’s? Se contenta com as batatas encharcadas que você consegue fazer em casa?

Nada disso! Quando isso acontecer, a resposta certa é: corre no Área de Mulher e pega a receita perfeita, para conseguir batatas fritas crocantes, perfeitas, douradinhas e muito melhor que a de qualquer fast food!

Isso mesmo, você aprender agora como a maioria das pessoas que você conhece fritou batatas do jeito errado a vida inteira! E vai descobrir que é por isso, só por isso, que nem todo mundo gosta de comer batatas fritas em casa.

Outra coisa que você está prestes a descobrir que um dos grandes segredos para conseguir batatas fritas crocantes é retirar todo o excesso de água que esse tubérculo (sim, a batata é um tubérculo) pode soltar. Além disso, claro, fritar duas vezes faz com que toda a crocância do mundo se acumule em suas batatinhas.

E o melhor de tudo: dá para conseguir batatas fritas crocantes  e apetitosas, mesmo usando batatas congeladas, ao invés de batatas naturais. Sabia disso tudo? Não, né? Então vem aprender!

Descubra como fazer batatas fritas crocantes:

1. Comece escolhendo as batatas

Elas precisam estar sadias e devem ter um tamanho médio: nem pequenas, nem grandes demais. As batatas mais rosadas, conhecidas como asterix, são as melhores para fritura.

1

2. Decida sobre o corte

É preciso que as batatas sejam cortadas de forma simétrica, para ficarem bonitas, em rodelas ou em tiras. No primeiro caso, fatie bem fininhas. Já, em tiras, é preciso que as batatas tenham, em média, meio centímetro de espessura.

2

3. Cozinhe as batatas antes de frita

Para ter batatas fritas crocantes, é precisa garantir que elas não vão perder água durante o processo de fritura. Para isso, cozinhe as batatas, já fatiadas, por alguns instantes, até que elas comecem a amolecer (levemente).

Em seguida, escorra a água quente e as coloque direto na água fria. Isso vai impedir que elas continuem cozinhando.

Se você estiver usando batatas congeladas, obviamente, vai pular todos esses processos. Na hora de fritar, ela precisa ir para a panela ainda congelada. Então, é só seguir os próximos passos da lista, a partir do #5.

3

4. Seque as batatas

Assim que você escorrer toda a água da batata é preciso secar toda a água restante. Use uma toalha de papel para isso.

4

5. Primeira fritura

Devidamente secas, as batatas precisam ir para a primeira fritura e, para isso, o óleo precisa estar extremamente quente. Assim que a primeira batata da porção começar a ficar corada, é hora de retirar todas.

5

6. Deixe as batatas descansar

Nessa altura do processo, as batatas precisam escorrer o excesso do óleo e descansar. Você não deve mexer com elas novamente durante 10 minutos. Enquanto isso, mantenha o óleo quente, em fogo baixo.

6

7. Segunda fritura

Como seu óleo manteve a temperatura, você não vai ter muito problemas em finalizar o processo e conseguir suas tão sonhadas batatas fritas crocantes feitas em casa. Agora, é só deixá-las fritar até que fiquem douradas.

7

8. Sirva

Assim que as batatas estiverem livres do excesso de óleo, você só precisa jogar um salzinho e desfrutar do seu primoroso trabalho.

8

Viu como é fácil?

E, falando em batata frita, você vai ficar impressionado com essa história: Por causa de uma doença ela comeu só batata frita durante 15 anos.

Fonte: SOS Solteiros

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf