Dicas & Truques

Como fazer faxina – Por onde começar e como organizar a limpeza

Todo mundo acha que sabe fazer faxina, mas na verdade o que todo mundo sabe é fazer uma limpezinha mais ou menos. Aprenda a se organizar e a otimizar a limpeza.

Atualizado em 27/12/2019

Mesmo que você tenha empregada doméstica ou diarista, em algum momento da vida você irá se ver diante de uma situação que precise fazer faxina. E para que esse momento não te pegue desprevenida, é melhor saber pelo menos por onde começar.

E dicas de como passar roupas ou qual produto de limpeza usar, podem facilitar muito a vida.

Para quem nunca fez uma faxina, a coisa não é tão simples quanto parece. Detalhes como produtos com água sanitária e cloro podem limpar e estragar alguns moveis e tecidos. Por isso, deve-se saber onde e como usar cada produto.

Por isso fique atento as dicas e não erre nada na hora de fazer aquela limpeza.

Dicas de como fazer faxina

1. Começando a limpeza

Veja dicas simples de como fazer faxina e por onde começar

Essa regrinha é básica, dê preferência aos quartos e sala, depois cozinha e por último os banheiros. Você vai precisar tirar o grosso da sujeira e da poeira com ajuda de uma vassoura ou aspirador de pó.

Tire o “grosso” dos móveis e superfícies da cozinha também. Antes do aplicar lustra móveis nas mobílias de madeira, passe um pano úmido para tirar o pó e não danificar o móvel. Faça o mesmo com o fogão, tire o excesso de gordura antes de passar o desengordurante.

2. Como saber quais produtos usar?

Veja dicas simples de como fazer faxina e por onde começar

Leia os rótulos e use cada produto no lugar indicado, assim evita desperdício e o perigo de danificar os objetos da casa.

Para os vidros, use esfregão de lã de carneiro, rodo pequeno e pano de algodão – com limpa-vidros.

3. Siga os rótulos

Veja dicas simples de como fazer faxina e por onde começar

Espuma não é sinal de limpeza. O que realmente limpa é a reação química dos produtos de limpeza com as manchas de gordura, alimentos e outras sujeiras. Jamais misture os produtos de limpeza, pois é química um componente pode anular o outro. E ainda pode fazer mal a saúde certas combinações.

Fonte: Consul

Imagens: Delas.IG, guia dos solteiros