Como fazer iluminador caseiro com apenas dois produtos

Uma maquiagem que se preze precisar ter um iluminador. Discretinho ou impactante, depende da sua personalidade; mas a verdade é que esse produtinho transforma o acabamento da pele e deixa o aspecto final do make muito mais chique.

Agora, se você ainda não teve coragem de investir em um bom iluminador, não fique triste. Hoje você vai aprender a fazer seu próprio iluminador caseiro, utilizando apenas dois produtos de maquiagem que você já deve ter em casa.

Além de economizar, você vai poder soltar sua criatividade. Como você mesma que vai colocar a mão na massa, vai poder escolher o tom do iluminador caseiro, se vai querer que ele fique mais discreto ou mais “cheguei”, mais claro ou mais escuro e assim por diante.

A dica para não desperdiçar produto é sempre optar por tons que conversem com seu tom de pele. Por exemplo, para pele mais escura, os tons de dourado ficam lindos e destacam mais; enquanto os tons de champanhe casam perfeitamente com peles mais claras.

O que leva o iluminador caseiro?

1. Primer

A base do iluminador caseiro é o primer para pele, daqueles que a gente aplica antes da base, para preencher os poros abertos e garantir que o make dure por mais tempo. Se você tem a pele oleosa, a melhor escolha é por um primer matte, que não vai correr o risco de adicionar oleosidade à pele.

Agora, se você não tem pele oleosa ou não tem um primer, é possível substituir esse produto base do iluminador caseiro. Tem gente que utiliza um hidratante de pele mais concentrado, como o Nívea, por exemplo; e tem até quem utilize base.

Nesse último caso, no entanto, é preciso levar em consideração que o tom da base provavelmente vai interferir no resultado final do iluminador. O ideal é utilizar o tom bege claro ou dois tons abaixo do tom da sua pele, caso sua base seja escura.

2. Sombra iluminadora

O segundo ingrediente é um pigmento ou sombra iluminadora. O tom, claro, você é que escolhe. Dá também para misturar vários tons de sombras, especialmente das soltas, que são mais fáceis de misturar e tornar o iluminador homogêneo.

Agora, se você for utilizar sombra compacta, garanta que ela fique bem pulverizada antes de colocá-la na “receita”.

Como fazer seu próprio iluminador caseiro

Basicamente, para fazer o iluminador caseiro basta colocar o primer (ou o produto base que você escolheu) em um potinho e ir misturando tudo.

Sobre as medidas, você vai dosando de acordo com sua preferência. O ideal é ir misturando todos os ingredientes e dosando as sombras até encontrar o tom que você idealiza.

Depois é só colocar a mistura em um potinho de conserva, ou mesmo em um potinho de maquiagem que esteja vazio e aplicar quando for se maquiar (de preferência, com a ajudar de uma esponjinha, para espalhar bem o produto).

Só não vá fazer muito iluminador de uma só vez para não enjoar do tom e para evitar desperdícios.

Abaixo, no vídeo, a youtuber Alice Salazar ensina o passo a passo da misturinha:

E então, gostou da dica? Se você experimentar a receitinha, não deixe de nos contar o resultado final e a durabilidade do seu iluminador caseiro na pele!

Agora, falando em maquiagem feita em casa, você precisa conferir ainda: Como fazer batom em casa com apenas 3 ingredientes.

Fontes: YouTube, Um Como, Alice Salazar