Dicas & Truques

Como limpar camurça e recuperar a aparência de nova

Você sabe como limpar sapatos e tênis de camurça? Não? Então a Área de Mulher vai te explicar como fazer isso agora. Confira!

Atualizado em 14/01/2019

Limpar sapatos não é uma das coisas mais agradáveis no mundo, porém, é extremamente necessário. Alguns materiais permitem lavagem, enquanto outros pedem uma graxa. No meio disso, existem os sapatos e tênis de camurça.

Esse material não pode ser limpo como a maioria dos outros. Se você tem um par de sapatos com esse material, sabe o quanto ele suja e é difícil de limpar no fim das contas. E não se pode deixar o sapato com um aspecto feio.

A Camurça é feito com a parte de baixo da pele de animais, como as cabras, vacas, porcos, cordeiros, e alguns outros.

Se você têm dúvidas de como limpar esse material – e eu tenho quase certeza que tem -, a Área de Mulher vai te ajudar. Fizemos uma pequena lista com algumas formas de realizar essa limpeza.

Como limpar camurça

Como limpar carmuça? Descubra como deixar seus tênis brilhando

Condicionador de Cabelo

Uma colher de sopa de Condicionador de Cabelo para 2 colheres de sopa de água. Você aplica no sapato ou no seu tênis e deixa agir por 10 minutos, depois é só retirar com um pano úmido.

Mancha de Lama

Se você sujou seu calçado com lama, pode passar uma escova úmida e logo após secar com secador. Procure passar a escova sempre na mesma direção, para não deixar arranhões no material.

Manchas resistentes

Se seu calçado de camurça tem uma mancha muito resistente, vale experimentar limpar com solução de vinagre. A mistura é feita com um copo de água para uma colher de vinagre. A ideia é que você passe a solução na mancha e depois tire com um paninho umedecido.

Molhado

Se a Camurça molhou muito, pressione uma toalha seca por fora e por dentro, depois preencha o calçado com papel, empurrando bem para que a ponta fique preenchida, isso ajuda a manter o formato.

Manchas de óleo

Manchas gordurosas, podem ser limpas com Farinha de Milho. Coloque-a em um pano e aplique na mancha em movimentos circulares,. Após esse movimento, escove levemente o pó com uma escova de metal.

Camurça Clara

Passe uma borracha escolar branca nas manchas e você vai deixar seu camurça feito novo de novo.

Prevenção

Para prevenir a sujeira antes que ela aconteça, existem sprays específicos para proteção da Camurça. Você consegue encontra-los em sapateiros. Deve passar quando estão limpos para prevenir que seus calçados sujem.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: 14 truques para deixar roupas e sapatos velhos com cara de novos

Fonte: Macho Moda

Imagem: Mercado Livre, Blog Nedja Alves