Toda mulher que passou pela depilação feminina com cera, principalmente na região íntima, sabe que as vezes o procedimento pode causar algum tipo de dor ou desconforto. Porém, o que muitas mulheres não sabem, é que a dor pode ser evitada ou ameniza com alguns truques.
A depilação à cera íntima é comum no Brasil, sendo reconhecida internacionalmente como Brasilian Wax (depilação brasileira). Portanto, é caracteriza pela remoção de pelos com ceras desde o bulbo capilar, levando os pelos a demorarem mais para crescer em comparação a depilações como gilete.
10 dicas para diminuir a dor durante a depilação feminina
1. Escolha a cera certa
A escolha de cera pode ser fundamental para a depilação feminina. Basicamente, existem vários tipos de cera e de composições, assim, é necessário que seja feita uma análise para ver qual o tipo de cera mais ajuda sua pele. Em adição, a cera pode ser quente ou fria, sendo que a fria causa mais desconforto que a quente.
A razão para a cera quente auxiliar na depilação íntima envolve o fato que a tração do quente com a pele faz com que os folículos da mesma se abram. Assim, o pelo sai com mais facilidade e ao ser puxado não causa tanta dor. Dessa maneira, esse procedimento é indicado principalmente para regiões mais sensíveis, como a virilha.
2. Esfolie a região
É recomendado que de dois a três dias antes da depilação feminina a pele seja esfoliada. Certamente, a esfoliação faz com que os pelos encravados desencravem e se soltem mais facilmente durante o procedimento, além de remover as células mortas na região.
Porém, é bom lembrar que a esfoliação feita no dia da depilação deixa a pele mais sensível, assim causando mais dor na hora.
3. Tomar banho quente
Tomar um banho quente de uma hora a quarenta minutos antes da depilação feminina é um grande auxiliador para diminuir a queixa. A água quente abre os poros da pele, e assim como a cera quente, faz com que os pelos se extraiam mais facilmente.
Entretanto, é necessário tomar cuidado para que a pele esteja 100% seca na hora do procedimento, pois a umidade da água pode impedir a aderência da cera.
4. Evite cremes no dia da depilação
Pelo mesmo motivo que a pele não pode estar úmida na hora de depilar, ela precisa estar seca. Não se pode passar creme na pele na hora de depilação, pois assim como a água, ela impede a cera de aderir na pele. Logo, isso dificulta que o pelo seja puxado, causando mais dor.
5. Escolha o período certo
Escolher a época certa para a depilação é fundamental. Perto do período menstrual, durante a TPM, a tendência da pele é ficar sensível, por isso, não é ideal para a depilação feminina.
Além disso, na época menstrual, a tendência é de que as mulheres retenham líquidos. Logo, com a retenção de líquidos, as terminações nervosas ficam comprimidas. Assim, a pele sente mais a cera, tanto o puxão, quanto a temperatura.
6. Observe o tamanho do pelo
O tamanho do pelo não pode estar muito curto. Desse modo, se o pelo estiver muito curto, a cera não vai conseguir puxar ele de primeira, sendo necessários vários puxões para conseguir arrancar tudo. Logo, o ideal é que estejam grandinhos para facilitar a depilação feminina.
7. Use roupas confortáveis
O uso de calças, calcinhas e blusas muito justas é uma das causas de pelos encravados, que são mais difíceis de remover. Assim, é preferível que, sempre que possível, a mulher dê preferência para roupas mais largas e calcinhas de algodão.
Ademais, após a depilação feminina, também pode-se manter o mesmo cuidado. A pele precisar respirar, e a melhor maneira de evitar irritações, é seguindo a dica.
8. Hidrate-se
Certamente, uma pele hidratada, tanto pelo creme, quanto pela ingestão de líquidos, ajuda na hora da dor. A hidratação faz com que a pele produza pelos mais saudáveis, sendo arrancados por completo em menos puxões, ao invés de serem quebradiços e precisarem reforços. Além disso, a pele seca tem as terminações nervosas mais afloradas, transmitindo mais impulsos nervosos durante a depilação feminina.
9. Não tome café antes
Não só o café, mas outras bebidas e comidas estimulantes como energéticos, chocolate e refrigerantes fazem com que as terminações nervosas da pele também emitam mais impulsos nervosos, assim como a pele seca. Desse modo, é prudente deixar tais coisas de lado um pouco antes da depilação feminina, apenas por algumas horas, para garantir um processo sem dor.
10. Use cremes anestésicos
Existem cremes anestésicos que não impossibilitam a aderência da cera. Quando utilizados cerca de quarenta minutos antes da depilação, diminuem a dor evitando a sensibilização da área. Porém, tem que se ter cautela ao usar as pomadas sempre testando a sensibilidade ao calor da pele em outras áreas do corpo.
11. Aposte no gelo
Assim como temperaturas quentes abrem os folículos da pele, temperaturas frias também tem seu poder. Por mais que realmente fechem mais os folículos da pele, o gelo tem poder anestésico, assim como o creme. Ainda por cima, para que a região não fique molhada antes da depilação, é recomendado o uso de placas térmicas geladas.
12. Relaxamento do corpo
Por mais que a hora do puxão seja dolorida, tente relaxar seu corpo. A tensão, assim como para todos os outros sentidos, dificulta a retirada do pelo. Um corpo tenso gera mais dor e deixar as terminações nervosas mais aguçadas. Assim, durante a depilação feminina, tente se distrair.
13. Não use medicamentos
Por mais que os medicamentos ajudem com a dor, eles retiram a sensibilidade da pele. Assim como você deve tomar cuidado com a temperatura da cera para não se queimar com o creme anestésico, o cuidado continua o mesmo com o medicamento.
14. Fotodepilação
Se apesar de todas as dicas, ainda sentir muita dor na hora da depilação feminina, uma outra opção é a fotodepilação. O uso da gilete não traz um efeito duradouro, e para quem quer uma outra opção, essa é a indicada. Basicamente, o procedimento é constituído de uma depilação a laser que remove os pelos.
Além disso, o procedimento ainda deixa as áreas da depilação mais claros, não deixando por exemplo, a virilha escura, como a gilete. Por mais que ainda gere certa dor, não é tão dolorido quanto a depilação com cera. Porém, é um processo definitivo, ou seja, conforme for fazendo as sessões, os pelos não nascem novamente.
Quer saber mais sobre depilação? Confira nossa outra matéria sobre o tópico: Depilação íntima – Qual o melhor método para fazer em casa?
Fontes: Não+Pelo Minha Vida
Imagem destacada: Alto Astral