Dicas & Truques

Elopement Wedding, o que é? Como fazer um casamento a dois

Elopement wedding consiste em um casamento intimista com poucos convidados (ou nenhum), em lugares especiais onde o foco é apenas o casal.

Atualizado em 15/10/2020

O casamento é um dos momentos mais importantes de um casal. É nele onde é selado a comunhão entre duas pessoas que se amam e querem viver juntas. Este momento geralmente é marcado com uma grande festa de casamento, com grandes estruturas e cheia de convidados próximos. No entanto, uma nova onda de festa de matrimônio, ainda meio que tímida, invade o Brasil, o Elopement Wedding, mais conhecido como casamento a dois.

O elopement wedding é uma tendência forte no mundo inteiro que, após a pandemia do coronavírus, se intensificou. Ela consiste em um casamento entre pessoas que se amam longe de grandes produções, com poucos convidados — ou até mesmo nenhum convidado. O foco está no casal e na comunhão dos dois em si, geralmente em um lugar íntimo para o casal ou com belas paisagens.

A palavra Wedding, em inglês sifnifica casamento, já a palavra Elope significa fugir de algum lugar e não retornar. Em resumo, ela começou a ser usada em meados de 1300 para se referir a uma mulher que abandonou seu marido para fugir com algum amante. Porém, desde 1800 passou a significar o ato de um casal fugir para se casar escondido.

Vantagens do Elopement Wedding

noiva encontra noivo chorando em uma bela paisagem
Mariee

A verdade é que para quem quer um casamento intimista e não liga para superproduções ou uma festa cheia de convidados, o elopement wedding é a melhor opção do mundo e só tem vantagens.

Sendo assim, a primeira delas que encanta quem procura esse tipo de cerimônia, é a economia no bolso. Geralmente, festas de casamentos costumam ser para entre 50 e 500 convidados, isso gera gastos com local, decoração, comida, garçons, entre outros vários gastos para que todos os convidados se sitam à vontade.

Com o elopement wedding os gastos são menores, no entanto, dependendo do local escolhido o casamento pode sair mais caro que um cheio de convidados. Portanto, o ideal é ver quais são os desejos dos noivos e realizar a cerimônia que mais atrai o gosto e o bolso de ambos.

elopement wedding na grécia
Inter Noivas

Outra vantagem é a do momento a dois, que nenhuma cerimônia cheia de convidados vai poder proporcionar. Com o elopement wedding, o casamento se torna ainda mais especial, mesmo que com poucos convidados íntimos, o foco é total nos noivos, que trocam olhares e carinhos ainda mais apaixonados.

O elopement wedding é perfeito para quem não quer preocupação em agradar os outros, somente ao casal. Vocês não precisarão ficar entusiados com roupas perfeitas, decoração impecável e um buffet que atenda a todos. A única preocupação que vocês terão em um casamento a dois, é um com o outro, pois a opinião dos outros não contarão em nada ali.

A maioria dos casais sonham com lua de mel. Assim então, outra vantagem do elopement wedding é a possibilidade de juntar os dois em um só. O valor de um casamento pode ser o mesmo de uma lua de mel em Paris, por exemplo, e vocês poderão realizar a cerimônia lá mesmo.

casamento a dois em paris
Bel Ornelas

Como fazer um casamento Elopement Wedding

Talvez vocês recebam críticas!

casamento a dois na praia
Claudia Abril

A princípio, já é bom ressaltar que seus amigos e sua família provavelmente não irão gostar dessa ideia. Acontece que, as pessoas estão acostumadas com grandes cerimônias e desejam compartilhar esse momento com vocês, mas vocês podem fazer isso uma outra hora e deixar o momento único só para o casal. Se preparem para as caras feias e as tentativas persuasivas de mudarem de ideia!

Primeiramente, tem que ser algo acordado entre o casal, se haverá algum convidado ou não. Geralmente, o elopement wedding tem, no máximo, dez convidados, isso jogando alto. No mais, vão os pais, irmãos ou algum amigo muito próximo do casal. Caso vocês tenhama alguma religião, podem convidar um padre, um pastor, ou algum cerimonialista para selar a comunhão de vocês, mas isso também não é regra. Por outro lado, vocês podem falar os votos um para o outro sem a necessidade de um intermediador.

Escolha do local para o Elopement Wedding

casamento em pousada
As Casamenteiras da Praia do Rosa

Caso vocês queiram casar em outro país, adiante toda documentação e informações sobre casamentos naquele lugar para evitar desconfortos. Apesar de ser uma festa mais intimista e livre, existem burocracias a serem seguidas, como passaportes, vistos, aluguel, hospedagem, etc. Veja sempre tudo com bastante antecedência, pois acima de tudo, o casamento a dois existe para ser perfeito!

Se na hora de realizar o orçamento a grana estiver curta, invista em um lugar mais próximo e que seja mais em conta, como uma fazenda, uma pousada, uma cafeteria onde se conheceram, ou até mesmo no cartório, este último vem investindo em decoração justamente para os casamentos a dois mais intimistas.

Produção audiovisual

casamento lésbicas cachoeira
Natalie Puls Photographer

Já que a cerimônia não terá muitos convidados (ou nenhum), invista em produção audiovisual, fotógrafos especializados e até mesmo uma banda ou um cantor multinstrumentista, que tal? Visto que você economizará bastante com a falta de buffet, sobra espaço para uma assessoria para cuidar dos mínimos detalhes para que este seja o dia perfeito do casal, longe de responsabilidades e preocupações.

Com uma equipe de audiovisual completa e profissional, as imagens e fotografias ficarão incríveis e desdobrarão até a cara amarrada daquele amigo que ficou chateado em não ser padrinho na cerimônia!

Liberdade de escolha no Elopement Wedding

casamento lésbicas cachoeira
Natalie Puls Photographer

Essa é a melhor parte! O casal decide se quer convidados ou não, as roupas que vão usar, a maquiagem que será feita, sem medo de serem felizes! Ou seja, o bem-estar proporcionado em dedicar o momento apenas ao casal é indescritível, pelo menos é o que dizem os casais que optaram pelo casamento a dois por aí. Sendo assim essa tal liberdade te dá a possibilidade de fazer o casamento como você quer, quando e onde preferir.

Mas, e os padrinhos, e a festa?

casamento a dois
Junebug Weddings

Fica à escolha do casal de realizar uma festa depois da lua de mel com várias pessoas ou não, mas os padrinhos podem continuar sendo padrinhos mesmo sem participarem da cerimônia a dois! Afinal, os presentes dos padrinhos são sempre bem-vindos e não custa nada realizar uma festa para eles poderem entregar suas felicitações e mimos.

10 lugares dentro e fora do Brasil para o elopement wedding

A escolha do local para o elopement wedding é totalmente íntima do casal, mas existem alguns que já são queridinhos dos adeptos a este tipo de cerimônia. Vamos conhecer alguns deles no Brasil e no mundo afora!

1 – Fernando de Noronha

Um arquipélago com 14 praias paradisíacas lindíssimas para selar o amor! Basta escolher sua favorita e se programar.

Elopement Wedding em fernando de noronha
Vírgulas Fotografias

2 – Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros

Acima de tudo, este é um dos pontos mais visitados da Chapada dos Veadeiros e só de olhar dá para saber o porquê: as formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel são uma atração a parte!

casamento no vale da lua chapada dos veadeiros
Thiago Farias

3 – São Miguel dos Milagres

A cidade de Alagoas já recebeu casamento de nada mais nada menos que Whindersson Nunes e Luisa Sonza. Como resultado, ela é muito procurada pelos apaixonados por ser paradisíaca e por conter uma simples capelinha para a cerimônia.

casal casando em são miguel dos milagres
A Cada Dia Sim

4 – Praia dos Carneiros

A Capela de São Benedito, ou Igrejinha, é o cartão postal da Praia dos Carneiros, no Pernambuco, ao passo que ela é ideal para os casais apaixonados!

casamento na praia dos carneiros
Mariee

5 – Praia de Pipa

Também conhecida como a praia do amor, não poderia ficar de fora dessa lista, pois ela tem um formato de coração encantador!

casamento na praia de pipa
Júnior Barreto / Revista iCasei

6 – Elopement Wedding no Pico dos Pirineus

Em Pirenópolis, interior de Goiás, o Pico dos Pirineus  é bastante procurado pelos casais para ensaios fotográficos que registram imagens incríveis. Antes de mais nada, é uma ótima pedida para um elopement wedding! Que tal?

casal no pico dos pirineus
Noiva do Dia

7 – Parque Nacional Göreme

O conhecido parque fica na Capadócia, na Turquia, e encanta qualquer um que vá visitá-lo com um céu colorido cheio de balões. Já pensou em voar alto enquanto se casa com o(a) amado(a)?

casal na capadócia
FreePik

8 – Florença

A maior cidade da região da Toscana da Itália, quer algo mais romântico que isso? Vá até a Ponte Vecchio e o Rio Arno, pois de lá é possível ter uma vista encantadora e apaixonante da cidade.

casal em florença
FreePik

9 – Grécia

As casas em tons brancos ou pastéis deixarão as fotos incríveis e a vibe para os noivos vai ser melhor que nunca! Por exemplo, em agosto ou setembro, acontece o alto verão em Santorini, o que melhor ainda mais o clima de paixão.

casamento na grécia
Revista iCasei

10 – Islândia

Essa vai para os casais aventureiros! Imagina casar entre diversas geleiras gigantes que têm formas exuberantes? Além disso, o país celebra a diversidade e recebe pessoas de todas as nacionalidades, raças e orientações sexuais.

casamento na islândia
Revista iCasei

Ficou toda encantanda querendo marca o casamento para já? Aproveita o embalo e veja essa lista aqui: Filmes sobre casamento – 20 indicações de comédias românticas.

Fontes: Lápis de Noiva, Iaza Móveis de Madeira, Enoivado, Zankyou.

Imagens: Noivas do Rio de Janeiro, Mariee, Inter Noivas, Belor Nelas, Claudia Abril, As Casamenteiras da Praia do Rosa, Natalie Puls, Janebug Weddings, Vírgulas Fotografias, Thiago Farias, A Cada Sim, Mariee, Revista iCasei, Noiva do Dia, FreePik, FreePik, Revista iCasei, Revista iCasei.