A esfoliação é um procedimento que limpa a pele profundamente e retira as células mortas. O que força uma renovação celular e faz com que a pele fique mais macia e bonita.
O melhor disso é que a esfoliação não precisa ser realizada em clínicas específicas e caras. Na verdade, ela pode ser preparada em casa com algo muito simples, que todos temos em casa: açúcar!
O açúcar, assim como alguns outros alimentos ajudam a esfoliar a pele e retirar a pele morta. E para te ajudar a manter a pele sempre bonita, nós vamos te ensinar mais sobre a esfoliação.
Com que regularidade se faz a esfoliação?
A esfoliação pode ser realizada semanalmente. É importante estar atento a isso, porque o excesso desse processo pode estimular a produção de óleo na pele. Isso porque se realizado de forma desmedida, o procedimento vai retirar tanto a gordura da pele que ela vai entender que precisa produzir mais para repor.
Como se faz a esfoliação?
Fazer a esfoliação em si é algo bem simples. Você precisa de poucos ingredientes e com certeza boa parte deles você já tem em casa. Olha só essa receita de esfoliação para todos os tipos de pele:
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
1 colher (sopa) de aveia em flocos finos;
2 colheres (sopa) de iogurte natural.
Como fazer agora? Basta misturar tudo isso e aplicar na pele fazendo movimentos circulares. É importante não forçar a mão, isso pode machucar a pele. A fricção natural de todos os ingressos utilizados já é o suficiente.
Se a sua pele for muito seca, você pode substituir o iogurte por mamão ou abacate. Isso vai impulsionar ainda mais a hidratação da pele.
E não pense que apenas o rosto precisa ser esfoliado. Nós tempos pele por todo corpo e em todos esses lugares existe pele morta. Por isso, você também pode realizar uma esfoliação corporal. A receita também é bem simples:
5 colheres (sopa) de açúcar cristal;
Creme hidratante corporal.
Misture tudo isso e aplique por todo o corpo, também em movimentos circulares. Aproveite o momento e relaxe. Depois de esfoliar a pele, enxaguei bem e aplique um hidratante. Após o procedimento, o produto irá penetrar melhor na pele.
Quais são os riscos da esfoliação caseira?
O maior risco da esfoliação caseira é a alergia ou irritação que pode ser causada por algum dos ingredientes da receita. Por isso é importante saber se você não está usando nada que sensibilize sua pele. Então, por precaução, faça um teste em uma pequena região. Se sentir algo anormal, aborte a ideia.
E como dissemos, faça apenas uma vez por semana para não correr o risco de estimular a produção de óleo na pele. Além disso, é importante falar que a mistura deve ser utilizado imediatamente e o resto deve ser descartado. Por ser feita com produtos naturais, a validade é muito curta.
Se você gostou dessa matéria, então, não deixe de acessar esta: 14 truques de beleza baratos e muito fáceis de fazer.
Fonte: Universa.
Imagens: Lar Natural, Claúdia, Terra, Beleza e Saúde.