A princípio, os incensos eram muito usados somente pelos asiáticos. Mas, a cultura ultrapassou continentes e pode-se afirmar que hoje os incensos são elementos presentes em todos os países. Seja por seus incríveis aromas ou por fins espirituais, eles conquistaram muita gente.
Em síntese, estima-se que os incensos existem desde o Egito Antigo, e sempre possuíram muitas finalidades e benefícios. A história por trás desse produto na antiguidade era de que a fumaça produzida ligava o homem aos deuses.
Eles chegaram, inclusive, a ser considerados um símbolo religioso, já que eram e são bastante usados no hinduismo. Vale ressaltar ainda que, na Índia (país com o maior número de hindus), os incensos são também usados como oferendas aos Deuses (Brahma, Vishnu e Shiva).
O nome incenso vem do verbo latino “incendere”, que significa queimar, acender. Também, vem da palavra “incensum”, ou, aquilo que queima. A queima do incenso, como dito, tem muitos fins espirituais e religiosos, porém, pode servir também como tratamento terapêutico. Isso porque quando as moléculas do incenso são liberadas no ambiente, atingem nosso olfato que leva até o cérebro. Por sua vez, o cérebro gera processos químicos que vão agir nas partes do corpo de acordo com a propriedade de cada incenso.
Portanto, se você quiser saber mais sobre as propriedades de cada incenso e como utilizar, continue a leitura da nossa matéria!
Aromas de incensos mais usados e para que servem
1- Incensos de Arruda
Antes de mais nada, este aroma ocupa o primeiro lugar na lista indicada para autodefesa. Isso acontece porque ele retira definitivamente todas energias negativas do ambiente. Portanto, um grande aliado contra inveja.
2- Canela
Este incenso, basicamente, é usado caso você queira um aumento do fluxo de prosperidade em sua vida.
3- Incensos de Camomila
Com seu aroma leve e agradável, a camomila tem como principal função trazer calmaria e sobretudo um ambiente leve.
4- Cravo
Bem como o de canela, o incenso de cravo traz prosperidade. Então, ele é muito indicado para utlização em comércios.
5- Âmbar
Em suma, ele é o mais usado para fazer conexões com a divindade.
6- Patchouli
É, sobretudo, muito conhecido por ser afrodisíaco. Pois, tem uma ação estimulante para a sensualidade e a paixão.
7- Aloe Vera
Basicamente, possui propriedades curativas.
8- Laranja
Ajuda na memória e concentração. Além disso, ainda reduz ansiedade.
9- Fragrâncias de Rosa
É responsável por trazer paz e serenidade.
10- Jasmim
É muito usado para trazer proteção e, sobretudo, sorte.
11- Mel
É conhecido por atrair sucesso e bons negócios.
12- Mirra
É extremamente usado para proteção energética.
13- Noz Moscada
Aumenta a segurança emocional.
14- Violeta
Afasta tristezas e energias pesadas.
15- Alecrim
É utilizado para ajudar no tratamento de doenças respiratórias.
Benefícios dos incensos relacionados a fins terapêuticos e médicos
Relacionado a tudo que foi dito anteriormente sobre cada aroma dos incensos, podemos ver que ele realmente traz muitos benefícios. Especialmente porque são feitos com produtos naturais, como ervas desidratadas, flores, raízes e cascas de árvores, por exemplo.
Os incensos de flores, aliás, são excelentes quando a intenção é afastar a tristeza, atrair boas energias e ajudar a tranquilizar. Camomila, jasmim e rosas, por exemplo, são bons incensos terapêuticos.
Juntamente com tudo isso, eles ainda tiram a sensação de medo e pânico. Ou seja, servem como um calmante natural. Eles podem, inclusive, proporcionar uma boa noite de sono, se usados momentos antes de ir para cama.
Cuidados necessários com incensos
É de suma importância estabelecer alguns cuidados. Para quem nunca usou incensos, a primeira dica é estar sempre em alerta com o tempo de duração da queima. O adequado, afinal, é que este processo dure entre 30 e 5o minutos.
Em segundo lugar, prefira sempre os incensos naturais aos industrializados. Portanto, opte por ervas, óleos essenciais e produtos vegetais. Isso porque, de acordo com pesquisas, os artificiais podem ser considerados tóxicos e até mesmo cancerígenos.
Contraindicações dos incensos
Os incensos precisam ser acesos em ambientes arejados e, de preferência, bem longe de crianças, idosos e animais. Verifique sempre a procedência do produto antes de utilizá-lo em casa.
Caso tenha dores de cabeça e náuseas, cancele urgentemente o uso. Além disso, ele não é indicado para pessoas com problemas respiratórios, como asma e bronquite.
Não use também diversos aromas ao mesmo tempo, pois isso pode trazer alergias severas. Por fim, para quem realiza tratamentos homeopáticos, é bom evitar o uso dos incensos, pois alguns aromas inibem a atividade dos remédios.
Gostou da nossa matéria? então leia a seguinte também: Vela perfumada – O que é, principais benefícios e como fazer
Fontes: Mahlaga Personare
Imagens: Vila mulher Comprazen Mercado livre Uol Abril Meu anjo Óleos essenciais Fênix Sacredand serene Dhonella Universo esotérico Inca Consciência viva Eu sem fronteiras Elo7 Pinterest Plantei Alquimia operativa Youtube