Dicas & Truques

Mofo: Saiba o que é e como acabar de vez com ele

Saiba o que é e como acabar de vez com o indesejado mofo que surge em casa. Além mal cheiro, ele ainda pode causar mal a saúde.

Atualizado em 07/03/2019

Você sabe a diferença entre mofo e bolor? Que ambos são visitantes indesejados todo mundo sabe, mas o que eles realmente são? E como elimina-los?

Com a chegada do tempo úmido, os armários, roupas e até paredes começam a acumular aquele “cheirinho de guardado”. Esse cheirinho é sinal de que ali está começando a acumular fungos.

Tanto o mofo quanto o bolor são causados pelos fungos. A diferença é que o bolor deixa o objeto infectado, com tonalidade acinzentada e pode ser removido com pano úmido. Já o mofo corrói os objetos e deixa pontos pretos mais difíceis que serem retirados.

E para evitar que esses fungos se acumulem é necessário um certo cuidado em época mais frias e chuvosas.

Como acabar de vez com o mofo

Roupas e armários

Mofo: Saiba o que é e como acabar de vez com ele

– Use o sol a seu favor. Pelo menos uma vez por semestre coloque as peças dos armários no sol por pelo menos uma hora, de preferência em algum lugar ventilado.

– Deixe portas e gavetas dos armários e guarda roupas abertos para mante-los arejados durante o dia.

– Nunca guarde roupas sujas. Suor, chuva e até a gordura natural do corpo podem ser chamativos para o bolor e mofo.

– Couro é um dos materiais preferidos dos tais fungos. Por tanto, são os principais a terem necessidade de ficar expostos ao sol.

– Caso o mofo impregne seu tecido branco ou de cor resistente, coloque a peça de molho em água com cândida diluída. Em tecidos de cor, umedeça com suco de limão. Já no caso de tecidos sintéticos ou seda, mergulhe no leite.

– Usar giz de lousa ou comprimidos efervescentes no guarda roupa pode ajudar a absorver a umidade.

Paredes

Mofo: Saiba o que é e como acabar de vez com ele

– Se o mofo for superficial e não haver descasques de tinta ou de reboco, produtos antimofo e impermeabilizantes podem resolver. Primeiro remova a tinta, e depois passe o produto.

– Se o problema estiver mais grave, com infiltração e o reboque desgastado, o procedimento muda. Nesse caso, apenas um profissional conseguirá combater o problema com produtos mais fortes.

Móveis

Mofo: Saiba o que é e como acabar de vez com ele

– O bolor adora se alojar atrás dos móveis. Isso é devido a parede estar com mofo, ou por o sol não pegar ali. Por tanto, deixe o móvel a 5 centímetros da parede, para ajudar na circulação de ar.

– No caso dos estofados, a mancha só sairá se for recente.

– Se precisar guardar os móveis, deve mante-los cobertos com mantas ou tecidos, protegendo assim do pó. Se enrolado no plástico pode favorecer o mofo.

– Para retirar as manchas, deixe o estofado ou móvel secar no sol. Ao secar, esfregue com escova sem nenhum produto ou água. Depois disso, use um produto tira-mofo.

Veja essas outras dicas que podem facilitar sua vida: Aprenda como passar roupa de um modo mais fácil.

Fonte: Viva o condomínio.

Imagens: Viva decora