Quem nunca quis comprar uma base que viu em uma propaganda e achou que ficaria perfeita nela, mas ao experimentar viu que não tinha nenhum sentido com a cor da sua pele? Ou até mesmo uma roupa que adorou, mas ao experimentar viu que ela não ficava tão bem em você quanto na modelo? Isso provavelmente acontece porque o subtom da sua pele não combina com o tom da base da maquiagem ou a cor da roupa.
Resumidamente, o subtom de pele não é a mesma coisa que a cor da pele – claro, médio ou escuro. Em suma, ele é a cor de fundo, que fica sob a pele. Desse modo, uma pessoa pode ter a pele escura e mesmo assim ter um subtom de pele frio, e uma pessoa de pele clara pode ter o subtom quente.
Sendo assim, é importante você descobrir qual é o seu para ter uma maquiagem mais harmônica, as quais você pode usar os produtos certos caso queira realçar ou suavizar a pele.
Tipos de subtom de pele
Existem 3 tipos de subtom de pele: o quente, o frio e o neutro. Contudo, para entender essa divisão, também é preciso saber sobre o conceito de cores.
Tons quentes
As cores quentes são aquelas que lembram o vermelho, amarelo e laranja, cores que são fortes e marcam presença.
Tons frios
Os tons mais frios são os azuis, roxos e rosados.
Tons neutros
Já nos tons neutros, podemos notar uma mescla entre os tons quentes e frios. Desse modo, o bege, marrom, cinza e até tons de verde se encaixam aqui.
Descobrindo o subtom da sua pele
Antes de tudo, é necessário saber que a melanina é o pigmento responsável por dar cor à pele. Com isso, ela também apresenta três tons de cores diferentes, que dão a cor da pele de cada pessoa:
- Feomelanina: pigmentação amarela;
- Tricosiderina: pigmentaçãoa vermelhada, sendo mais incomum;
- Eumelanina: pigmentação azul.
Sendo assim, quem tem um subtom de pele frio, tem pigmentação mais azulada. Ao contrário, o quente, tem pigmentação mais avermelhada. Por fim, o neutro é característico de uma pessoa de ambos pigmentos balanceados.
Contudo, o que adianta saber sobre as cores se você não souber qual é seu subtom de pele? Então vamos ajudar a como descobrir o seu para que você acerte mais ao comprar maquiagens e roupas.
Observação das veias
Para saber seu subtom de pele, não é difícil com o teste das veias, o mais utilizado. Para isso, ao esticar o braço, observe a cor das veias:
- Se forem azuis, roxas e violetas: subtom de pele frio;
- Caso sejam azuis esverdeadas: subtom de pele neutro;
- Se forem verdes e marrons: subtom de pele quente.
Teste da moeda
Caso queira ter mais certeza de qual é seu subtom além do teste das veias, você pode fazer o teste da moeda. Pegue uma moeda dourada e outra prateada. Coloque-as sobre a mão e veja qual cor mais combina com sua pele.
Se achar que a dourada combina mais, seu subtom de pele é quente. Se for a prata, seu subtom é frio. Contudo, caso a pele combine com ambas, seu subtom é neutro.
Subtom de pele e maquiagem
Finalmente explicado o subtom de pele, chega a hora de comprar uma base, corretivo ou maquiagem. Basicamente, ela deve seguir o subtom da sua pele. Então, se for subtom frio, escolha bases de fundo rosado ou oliva. Se for quente, opte por produtos de fundo amarelo. Porém, se for um subtom de pele neutro, o fundo da base não tem importância.
A dica básica é: procure sempre, na hora de comprar uma base, experimentar sob a luz o mais natural possível e sempre na região da bochecha. Provar no pulso ou mão é errado, pois a cor da pele não é a mesma, sendo sempre mais clara que a do rosto. Assim, a certeza de que escolheu o tom certo é maior.
Subtom de pele e roupas
Além das maquiagens, também devemos observar nosso subtom de pele para escolher roupas e acessórios. Afinal, nem sempre uma cor de roupa que está linda em uma amiga cai bem em nós.
Para isso, é legal fazer um teste. Desse modo, prenda seu cabelo e certifique-se que está sem maquiagem. Feito isso, fique em frente ao espelho e pegue diferentes cores de tecidos ou roupas e coloque-os perto do seu rosto, lembrado de sempre usar a luz natural. Assim, você vai ver qual cor combina mais com você.
Se as cores laranja e vermelho ficaram melhores, seu subtom é quente. Se foram as azuis ou rosas, é frio. Porém, se achou que todas ficaram ótimas, o seu é neutro.
Por fim, o subtom pode ajudar até mesmo a escolher os acessórios e bijuterias. Se os prateados ficam melhor, o seu é frio. Se os os dourados ficam melhores, é quente.
Pronto, agora não tem erro na hora de passar a maquiagem ou montar um look lindo que combine com a cor da sua pele.
Fontes: Mari Kalil, Catherine Hill, Look.SOS, Natura