Criar um filho não é a coisa mais fácil da vida de uma pessoa. Apesar de todo o amor incondicional que só um filho pode trazer, existe uma série de fatores, do psicológico ao financeiro, que influenciam nessa relação. E acredite você ou não, ter um segundo filho não torna as coisas mais fáceis. Não é por que você teve a experiencia com o primeiro, que o segundo será um mar de rosas.
Além dos fatores externos, cada criança possui uma personalidade única. Aliás, no fim das contas ela é um ser humano com as suas próprias nuances. Então, antes de ter o seu segundo filho, saiba que nunca, nada é igual.
A revista americana “Parents” listou algumas dicas para mães de segunda viagem. A Área de Mulher, pensando em você e no seu futuro, trouxe algumas dessas dicas valiosas para você.
Confira 10 coisas que você precisa saber sobre ter um segundo filho
1 – Não existe momento perfeito
Na vida, você precisa entender uma coisa de uma vez por todas: nunca existirá o momento perfeito para nada. Assim como você não sabia a hora certa de ter o primeiro, também não saberá a hora exata de ter o segundo. Quando acontecer, e o segundo filho chegar, saiba que não importa quando, mas aconteceu no momento certo. No momento em que tinha que acontecer.
2 – A segunda não é como a primeira
Ter um único filho já é exaustivo. Criar uma criança toma tempo. Ainda sim, você consegue guardar certo tempo para você. Quando você tem um segundo filho, esqueça disso. Você não terá tempo algum, aliás, são duas vidas que dependem totalmente de você.
3 – Seu filho mais velho não está preparado
Se você não está preparada para ter um bebê, imagine seu primeiro filho? Ele não está preparado para ter um irmão. Na prática, nunca estará. Será complicado no começo, alias, ele vai precisar dividir sua atenção com uma nova pessoa. Apesar disso, ele se acostumará e amará o irmão mais novo.
4 – O tratamento
Quando você está grávida do seu primeiro filho, o mundo te mima de uma forma surreal. Todos querem te agradar, dar presentes para você e seu bebê que está por vir. Quando se trata do seu segundo filho, não é bem assim. As pessoas não vão te paparicar tanto, por que aquilo já se tornou um lugar comum.
5 – A gravidez
Não é sua vida como mãe de dois – ou mais – que irá mudar. A verdade é que a gravidez também será diferente. Não dá para dizer exatamente como, por que é diferente para cada mulher. Ás vezes enjoos e dores, podem acontecer em uma gravidez e não existir na outra. Nunca se sabe.
6 – Você irá se arrepender
Acontece, que em algum momento da gravidez você irá pensar “Por que eu tive essa ideia? Aonde eu estava com a cabeça”. Vai parecer loucura e você ficará com muito medo. Saiba que isso é normal, e logo vai passar. São só os hormônios e a ansiedade te deixando medrosa por algum tempo.
7 – Choro
Quando você perceber que dedicará um grande tempo da sua vida com o segundo filho, se sentirá culpada de não poder passar mais tanto tempo com o primeiro. Então provavelmente você irá chorar um pouco por causa disso.
8 – Trabalho de parto mais rápido
O trabalho de parto de uma segunda gravidez costuma ser muito mais rápido do que o trabalho de parto de uma primeira. Por isso na hora que os sinais de trabalho de parto aparecerem, é bom você correr para o hospital.
9 – Você ficará mais tranquila
Na sua primeira gravidez, é normal você planejar tudo nos mínimos detalhes. Quando se trata do segundo filho, você estará bem mais tranquila em relação a tudo. Como já passou por aquilo antes, deixará as coisas correrem mais de leve e sem controle total.
10 – Amor
Talvez você tenha medo de não conseguir amar o seu segundo filho da mesma forma que ama o primeiro. Eu tenho uma novidade para você: o amor será incondicional, assim como com o primeiro.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 11 famosos que têm filhos adotivos e que talvez você não saiba
Fontes: País e Filhos
Imagem: Mães e Filhos Alto Astral Crescer Bebê Via Café Blog Mara BOL Educar