Ninguém melhor do que as mulheres grávidas para entender a emoção que percorre os nove meses de gestação. Quando se dão conta de que dentro do seu ventre uma vida está se formando, uma sensação de felicidade, e responsabilidade, tomam o seu coração.
Só de imaginar o bebe que irá nascer e toda a relação posterior entre mãe e filho que irá se concretizar, já é motivo de imensa realização.
Mas se esse período de tanta felicidade, também é um momento de enorme cuidado. É preciso fazer um planejamento completo de como a gestação será vivida para que tudo ocorra bem.
Dentre as prioridades, a alimentação figura entre os primeiro lugares. A alimentação será importante tanto para a gravidez, quanto para o pós parto e para a saúde futura da mulher e da criança.
Confira 9 alimentos que mulheres gravidez devem consumir
1° mês: Brócolis
O ácido fólico, uma vitamina, está presente em várias folhagens, como também em frutas cítricas e na gema de ovo. O brócolis é rico nesse elemento, que ajuda na formação inicial do bebê.
O alimento também traz em sua composição uma boa concentração de água, antioxidantes, fibras e cálcio.
2° mês: Banana
A vitamina B6, além de ajudar na formação do bebê, também diminuiu os enjoos. A banana é rica nesse composto, além de também ser uma ótima fonte de carboidrato.
3° mês: Iogurte
O iogurte é um ótimo relógio biológico, ajudando no bom funcionamento do intestino. Isso é essencial para a gestante.
Além disso, ele é uma fonte perfeita para imunidade, tanto a da mãe quanto para a do bebê que está em formação.
4° mês: Abacate
O abacate é rico em magnésio, e por isso, é um alimento essencial para as mamães de plantão. Além de ajudar a combater o cansaço e a fadiga, também combate as fortes câimbras e contrações uterinas antes da hora.
5° mês: Cereais integrais
Na gravidez, é muito comum que aconteça a indesejada constipação intestinal. Para combate-la, os cereais integrais são os melhores aliados.
Quando aliados a uma boa hidratação – beber muita água – o resultado é ainda melhor que o esperado. Nada para ajudar como essa boa fonte de fibra.
6° mês: Acerola
A vitamina C presente na acerola aumenta a imunidade da gestante, evitando complicações como infecções, resfriados e gripes. Ela também melhora a absorção do ferro encontrado nas carnes e nos variados legumes.
7° mês: Leite
O leite é rico em cálcio, ajudando no desenvolvimento dos ossos. Acontece que se a mulher ingerir pouco cálcio, o elemento acaba sendo retirado dos próprios ossos dela, danificando sua estrutura óssea.
8° mês: Salmão
Não é atoa que existem tantos comercias e produtos enaltecendo o Ômega 3. Esse nutriente presente no salmão auxilia desenvolvimento físico e cognitivo do bebê, prevenindo a hiperatividade, ansiedade e impulsividade ao longo da vida.
9° mês: Amêndoa
A amêndoa deve ser consumida sem economia no último mês de gravidez. Ela é rica em ácidos graxos poli-insaturados, que irá auxiliar no desenvolvimento neurológico e visual da criança que está quase nascendo.
É bom ressaltar que mesmo depois de ter o bebê, a mãe deve se manter consumindo esses alimentos enquanto estiver amamentando, por que assim, passará os nutrientes para a criança.
Gostou dessa matéria? Então também irá gostar dessa aqui: +11 testes de gravidez caseiros e como você deve fazê-los
Fonte: Ciclo Vivo