Maternidade

Brincadeiras para distrair as crianças – 15 opções de diversão

Com o Brasil inteiro de quarentena, sem poder sair na rua, é muito importante ter mente brincadeiras para distrair as crianças.

De modo geral, quando se é mãe, a criatividade precisa ficar instaurada na cabeça, não é mesmo? Afinal, as crianças tem tanta energia e vontade de brincar, que você talvez nem imaginou. Dessa forma, para lhe ajudar a inovar em casa, nós selecionamos 15 brincadeiras para distrair as crianças.

Sobretudo, essas brincadeiras são simples e bem conhecidas. Inclusive, provavelmente você já tenha até brincado com alguma delas. Contudo, com a imersão da internet e desses jogos onlines, as crianças acabam não conhecendo essas brincadeiras “raízes”. Por isso, pode ser bem interessante mostrar para eles.

Basicamente, as formas de distrair as crianças, normalmente é viagem ou então, algum tipo de passeio. Porém, nós sabemos que nem sempre as coisas são assim. Por isso, essas brincadeiras para distrair as crianças, podem te salvar bastante. Pois, além de serem em casa, você não precisará gastar nem um centavo.

Inclusive, essas brincadeiras, caso você não saiba podem ser de extrema importância para as suas crianças. Pois, com elas, eles irão experimentar possibilidades de construir sobre novas percepções do mundo. Além de, ser uma forma de você influenciar positivamente seus filhos. Pois, com as brincadeiras, vocês ajudarão no desenvolvimento deles.

Portanto, fazer bagunça em casa, ou passar um tempo relaxante com o seu filho, pode ser de extrema importância para a socialização e o crescimento dele. Inclusive, além dessas brincadeiras para distrair as crianças, você também pode fazer uma festa do pijama e convidar os primos ou amigos dos seus filhos. E claro, com direito a pipoca e filme.

15 brincadeiras para distrair as crianças

1. Telefone sem fio

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Festa e oferta

De modo geral, essa brincadeira é bem antiga. Inclusive, quase ninguém brinca com ela mais. Por isso, pode ser ainda mais legal fazer com seus filhos. Desse modo, primeiramente, vocês precisam formar um círculo ou uma fila. Logo depois, a primeira pessoa que começará a brincadeira, fala uma mensagem no ouvido da pessoa do lado.

Assim sendo, a mensagem vai sendo transmitida para todos do círculo, até chegar na primeira pessoa novamente. Após, chegar no primeiro participante, ele fala em voz alta, o que ouviu e diz se realmente está certo ou não.

Basicamente, a graça dessa brincadeira está justamente no fato de cada um entender uma coisa diferente. Ou seja, no final das contas, a frase fica bem distorcida da verdadeira. Por isso, se chama telefone sem fio.Inclusive, essa é uma das melhores brincadeiras para distrair as crianças.

2. Mímica

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Review box

Sobretudo, o nome dessa brincadeira já diz tudo, não é mesmo? Ou seja, brincar de mímica, não é nada mais, nada menos que fazer gestos, até o grupo acertar qual palavra é a mímica. Basicamente, essa brincadeira, normalmente se divide em dois grupos, onde o grupo adversário é quem escolhe a palavra para o outro fazer a mímica.

Inclusive, o indicado é que se coloque tempo para cada mímica, e ir anotando as pontuações de cada grupo. Enfim, o grupo mais acertar ganha. Pode apostar que essa também é uma das melhores ideias de brincadeiras para distrair as crianças.

3. Boliche

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Colégio Dom Bosco

Basicamente, para fazer essa brincadeira é necessário que você encha garrafas pet de água ou areia, para que elas sejam os pinos. Isto é, se você não tiver os pinos do boliche, ok? Logo após, criar os pinos, vocês começam a brincadeira. Sobretudo, cada jogador tem que tentar derrubar as garrafas com uma bola.

E claro, o jogador que derrubar mais pinos, ganha a brincadeira.

4. Morto-vivo

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: O espaço Educar

Como já falamos essas brincadeiras para distrair as crianças, são brincadeiras “raíz”. Por isso, trouxemos uma brincadeira bem antiga e querida por muitos. Inclusive, ela é bem simples de brincar. Primeiro, faça uma fila com todos os participantes. Mas, lembre-se de deixar uma pessoa na frente para conduzir a brincadeira.

Logo depois, começa a gritar “vivo’ ou “morto”. Basicamente, quando se diz “vivo”, a pessoa precisa ficar em pé. Já o “morto” precisa abaixar. Basicamente, a graça dessa brincadeira é a velocidade que vai dizendo cada palavra e a alternância entre uma e outra. Assim sendo, quem errar, perde a brincadeira.

5. Bolhas de sabão

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Nova escola

Basicamente, essa brincadeira além de fazer uma baguncinha com o sabão, pode ser bem interessante por conta dos tamanhos das bolhas. Desse modo, você precisa misturar duas colheres de sopa de detergente em um copo com água. Em seguida, é só misturar e assoprar com um canudo, o tamanho da bolha depende da velocidade com que assopra.

6. Estátua

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Muzeez

Sobretudo, essa brincadeira de estátua, assim como a palavra diz é para vocês imitarem uma estátua. Basicamente, o chefe da brincadeira designa qual estátua deverá ser imitada. Seja, um animal, careta ou até mesmo uma pose. Ou então, você coloca uma música e quando ela parar de tocar, todos precisam ficar imóveis.

E claro, quem se mexer primeiro, perde a brincadeira.

7. Quem sou eu?

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Tempo livre

Vale destacar, que essa é uma das brincadeiras para distrair as crianças, mais difícil. Pois, crianças menores, provavelmente não conseguirão jogar. Basicamente, vocês precisam escolher um objeto, ou nome de celebridade, personagem de filme ou um desenho.

Após, escolher, escrevam em um pedaço de papel e grude na testa do participante do lado, sem que ele veja. De modo geral, a graça da brincadeira é adivinhar quem você é. Inclusive, você pode ir fazendo uma pergunta por rodada. Daí, os participantes responderão “sim” ou “não”. E claro, ganha quem acertar primeiro.

8. Dança das cadeiras

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Demonstre

Essa com certeza, é uma das brincadeiras para distrair as crianças, mais clássicas que existem. Se você não conhece, você só precisa separar algumas cadeiras, de acordo com o número de pessoas. Porém, precisa sempre ter uma cadeira a menos. Ou seja, se são 10 participantes, precisa ter então 9 cadeiras.

Pois, assim os jogadores circularão em torno das cadeiras em uma fila e com as mãos para trás. Assim sendo, quando a música parar, vocês precisam sentar na cadeira. E quem ficar de fora, perde a brincadeira. Assim, vocês seguem desse jeito e vão diminuindo as cadeiras, sempre que uma pessoa sair.

9. Pega-varetas

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Lunetas

Primeiramente, pegue as varetas e jogue as em cima de uma mesa. Basicamente, a intenção dessa brincadeira é fazer com que o jogador pegue a vareta sem deixar que as outras se mexam. Caso as varetas se mexam, o participante perde a vez. Inclusive, cada vareta tem uma pontuação, ou seja, ganha quem tiver mais pontuação.

10. Dicionário

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Colégio Gênesis

Já essa brincadeira é para pessoas nerd. Na verdade, não. Essa brincadeira, pode ser uma forma de ensinar o seu filho, novas palavras. Ou seja, pode ser bem rica. Você só precisa de um dicionário. Assim você abre em uma página, escolhe uma palavra e diz em voz alta, sua definição.

Assim sendo, os participantes, precisarão descobrir de qual palavra você está falando. O primeiro jogador que adivinhar a palavra marca um ponto. Mas, o vencedor será o jogador que marcar 10 pontos. Ou seja, acertar 10 palavras.

11. Stop

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Nova escola

Sobretudo, essa brincadeira é também conhecida como adedonha. Basicamente, você precisará de papéis e canetas. Uma para cada participante. No papel, você irá separar em colunas cada categoria. Essas categorias, serão nome, objeto, animal, fruta, cidade e outros que vocês escolherem.

Após, escolher as categorias, vocês irão sortear um número. Ou seja, cada um coloca um número na mão, e vão contando qual letra do alfabeto será. Após escolher a inicial, vocês precisarão colocar em todas as categorias uma palavra que inicie com a letra que foi sorteada.

Por exemplo, sorteamos “A”, então, você precisa colocar palavras que iniciem com “A”, em cada categoria. Mas, é uma só palavra para cada categoria, ok? Assim, quando você terminar de todas as categorias você grita “Stop”, pois aí todos terão que parar junto com você.

E no final ganha quem tiver mais pontos. Aliás, a pontuação, será 10 pontos para palavras que não são repetidas, pelos outros participantes. E 5 pontos, para palavras que repetiram mais de uma vez.

12. Castelo de cartas

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Clubinho Xalingo

Sobretudo, a ideia central dessa brincadeira, é você juntar duas cartas por vez e equilibrá-las de modo que criem uma pirâmide. Primeiro, você precisa formar a base e depois ir colocando uma carta na horizontal acima de dois triângulos. Ou seja, vá sempre fazendo um andar a mais.

De modo geral, o principal objetivo é você formar um castelo, mas claro, sem derrubar nenhuma carta.

13. Pescaria de clipes

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Lunetas

Exatamente, o objetivo é pescar clipes. Ou seja, jogue todos os clipes em uma tigela grande, e entregue um cabide de arame para cada participante. Assim, cada um tentará pescar um clipes. E claro, o vencedor será aquele que pescou mais clipes.

14. Mestre mandou

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: Universa

Primeiramente, nomeie um mestre da brincadeira. Após, selecionar o mestre, os demais participantes terão que fazer tudo que o mestre mandar. Mas, sempre seguindo o padrão. O mestre diz “O mestre mandou”, e os demais participantes, falam, “Fazer o quê?”. Assim vocês imitaram o que ele falar.

O participante só perde, se não seguir as regras e não imitar o que ele falar.

15. Caçada ao tesouro

Brincadeiras para distrair as crianças- 15 opções para vocês divertirem
Fonte: EHow

Sobretudo, essa brincadeira você precisa sempre esconder um objeto específico. Após, escolher, os outros participantes precisam procurar pela casa, esse objeto. Inclusive, é interessante que você escreva em papéis, algumas pistas e espalhe-as pela casa. Assim sendo, ganha quem encontrar o objeto.

Enfim, o que achou das brincadeiras para distrair as crianças? Qual vai brincar hoje?

Vem conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Lanches rápidos – 10 receitas ágeis que deixam a vida mais gostosa

Fonte: Delas.IG

Imagem de destaque: Delas.IG

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você