Se você é mãe de primeira viagem ou mesmo se já tem mais de dois filhos, nunca sabe ao certo a hora certa que o seu bebê começa a falar. Mas não é motivo para se descabelar, a Área de Mulher vai te ajudar a entender melhor a hora certa que seu neném deve c”conversar”. Além disso, também vamos te contar como essas palavras infantis vão de desenvolvendo com o tempo.
Para você ter uma ideia, antes de completar o primeiro ano de vida o bebê já deve estar articulando pelo menos quatro palavras. Se existe um atraso na fala, ele pode decorrer de vários elementos. Eles são:
- Falta de estímulo dos país na fala do bebê;
- Problema de surdez;
- Autismo.
Se não existe esses problemas – sendo que os dois últimos, virão acompanhados de outros sintomas -, existe uma escala de evolução na fala do bebê que começa antes do que voc~e pode imaginar.
Quando o bebê começa a falar
3 meses
Ele não fala aos 3 meses de idade, porém, se comunica com o choro. Ele chora de formas diferentes para cada necessidade que tem. Nesta idade, o bebê já emite sons como “ahh” ou “hghh”.
Entre 4 e 6 meses
Agora a comunicação começa a evoluir aos pouquinhos, começando a usar as vogais A, E, U e as consoantes D e B para ele mesmo enquanto brinca. Aqui ele pode arriscar um “pa-pa” ou “ma-ma”.
Entre 7 e 12 meses
Aqui ele começa a dar sentido aos sons que emite, e por isso, começa a absorver melhor as palavras que os adultos emitem. Não será surpreendente se aqui ele começar a usar “papai”, “babá” ou “mamãe”. “psiu” também pode estar no catalogo. Aqui eles já devem estar articulando pelo menos quatro palavras.
Entre 13 e 18 meses
Nesse período, ele deve estar articulando ao menos seis palavras, podendo chegar ao menos em oito palavras. Aqui ele já começa indicar nomes e objetos.
Entre 19 e 24 anos
Aqui ele já está a frente, e possui um catálogo de cerca de 50 palavras. Elas podem ser tanto palavras reais quanto inventadas, na maioria das vezes, para os seus brinquedos. Ele já costuma saber o próprio nome e de tudo o que tem dentro de casa. Além disso, já é capaz de formar frases simplificadas, como “bebê quer” ou “dá bebê”.
Até os 3 anos
Aqui ele já consegue falar e manter uma conversa, possuindo um catálogo de pelo menos 200 palavras. Mas é bom lembrara que cada ser vivo tem o seu tempo particular, e para entender melhor o do seu filho, é necessário um acompanhamento constante com o pediatra.
Motivos para se preocupar
Existem algumas situações nas quais os pais devem se preocupar. Vamos cita-las para você a seguir:
- Não emite sons, não responde ao nome ou não estabelece contato visual por volta dos 6 meses;
- Não balbucie por volta dos 9 meses;
- Não aumente o seu vocabulário, está perdendo habilidades na linguagem ou não vai mostrar coisas para você entre os 13 e os 18 meses;
- Não é capaz de seguir ordens simples, utiliza palavras soltas sem sentido, não imite os pais ou não aponta para as partes do corpo entre os 19 e os 24 meses;
- Não é capaz de articular duas ou três palavras numa frase ou não consegue se expressar entre os 25 e os 36 meses.
Lembrando que, nesses casos, leve o seu filho imediatamente ao pediatra. Ele vai diagnosticar e explicar o que está acontecendo.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: O que o bebê sente no útero quando a mãe tem relações?
Fonte: Tua Saúde
Imagem: TriCurioso Palavra Viva Cultura Mix, Modifica, Nicoly França