Como parar o soluço em bebês e como prevenir que ele aconteça

Logo nos primeiros dias de vida, é comum que os bebês solucem bastante. Conforme especialistas, embora as mães fiquem desesperadas para saber como parar o soluço em bebês, na maioria dos casos essa é uma reação normal das crianças.

Quem entende do assunto garante que os soluços acontecem devido a contrações do diafragma e dos músculos respiratórios, que ainda estão imaturos e podem acabar sendo estimulados ou irritados com facilidade. Aliás, eles já podem começar antes mesmo da criança vir ao mundo, nas últimas semanas da gravidez.

Mas, claro, outras situações podem fazer seu bebê soluçar. Um dos fatores mais comuns é a própria amamentação, quando o estômago pode ficar muito cheio o os refluxos tendem a acontecer.

É por isso que, para os médicos, a menos que sejam episódios muito intensos e frequentes, o soluço em bebês não se trata de algo realmente preocupante.

Apesar disso, para garantir que seu coração de mãe ficará tranquilo, listamos abaixo algumas técnicas que realmente ajudam a parar o soluço em bebês em poucos minutos.

Outras dicas que também destacamos abaixo mostram ainda como prevenir que eles aconteçam, apenas incrementando algumas pequenas mudanças de hábitos, especialmente durante a amamentação.

Como parar o soluço em bebês:

1. Colocar o bebê para mamar

Caso esteja mais ou menos na hora do bebê mamar. Conforme especialistas, o ato de sugar pode ajudar bastante a parar o soluço em bebês já que reduz o reflexo do diagrama.

2. Colocar o bebê em posição vertical

Durante o soluço, se o bebê estiver com o estômago cheio, o melhor a se fazer é deixá-lo na posição para arrotar, de preferência em pé, já que isso facilita a saída dos gases.

3. Manter o bebê aquecido

O frio também pode fazer com que o bebê soluce. Por isso, sempre que a temperatura estiver mais baixa, o melhor é manter a criança mais quentinha para evitar o parar o soluço.

Como prevenir o soluço:

1. Manter a cabeça mais elevada

Durante a amamentação, manter a cabecinha do bebê mais elevada que o corpo também pode ajudar na missão e diminuir as chances de que ele engula ar durante o processo de sucção. Isso, consequentemente, previne os soluços.

2. Fazer intervalos durante a amamentação

Uma boa estratégia para também prevenir os soluços, caso eles sejam comuns depois da alimentação, é fazer intervalos durante as mamadas para colocar o bebê em posição vertical. Isso faz com que ele arrote e reduza o excesso de gases no estômago.

3. Saber a hora de parar

A mãe também deve ficar atenta à quantidade de leite que o bebê está mamando por vez. É preciso observar quando ele já se alimentou o suficiente, para evitar que o estômago da criança fique muito cheio, já que isso facilita episódios de refluxo e de contrações do diafragma.

Quando procurar um médico?

De forma geral, como os especialistas mesmo explicam, o soluço em bebês costuma desaparecer sozinho e não precisa ser tratado.

O importante é ter paciência e entender que receitas caseiras, como sacudir a criança ou dar sustos nela não devem ser seguidas, já que podem ser prejudiciais.

A exceção é quando o bebê apresenta soluços muito frequentes, que o atrapalham o impedem de comer ou de dormir. Esse pode ser um sinal de refluxo gastroesofágico, que faz com que o alimento ingerido volte do estômago para a boca e, em casos assim, é preciso procurar um pediatra o quanto antes.

E então, gostou das dicas? Você conhece mais alguma coisa que possa ajudar a parar o soluço em bebês ou prevenir que ele aconteça? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando em cuidados especiais que os bebês precisam, não deixe de conferir ainda: Cuidado para não cometer esse erro perigoso ao dar banho em bebê nos dias frios.

Fonte: Tua Saúde