Maternidade

Como trocar fralda – Passo passo para trocar a fralda do seu bebê + Dicas

Como trocar fralda é pergunta que muita gente se faz, especialmente os pais de primeira viagem, mas que na realidade não é tão complicado.

Finalmente chegou em casa com o seu bebê depois da maternidade, e agora começa a diversão, instituições e também as dúvidas e preocupações. Para os pais de primeira viagem então, tudo é uma novidade e o medo de não conseguir é recorrente. Isso é totalmente normal, mas é preciso conseguir, afinal, o seu bebê precisa de você para absolutamente tudo. E uma das questões mais comuns e que parece simples é como trocar fralda?

Na verdade não é muito difícil, mas no começo pode ser muito desafiador. Colocar a fralda corretamente no bebê é tão importante quanto a alimentação e os demais cuidados. Mas logo isso se torna uma tarefa fácil, já que você vai precisar fazer isso muitas vezes ao dia. A fralda deve ser trocada sempre que estiver cheia ou a cada intervalo de três ou quatro horas dependendo do bebê e da idade.

No caso, saber como trocar fralda é uma das primeiras lições dos papais e mamães de primeira viagem. Se você está passando por esse momento, não se preocupe, com esse passo a passo e dicas não restará dúvidas de como trocar fralda no seu bebê.

Como trocar fralda

Vix

Todo mundo quem tem filhos ou já cuidou de algum bebê na vida já se perguntou como trocar fralda. É normal ter medo, já que estamos falando de manusear um pequeno ser humano frágil e sensível. Mas com os conhecimentos básicos, materiais certos e cuidado não é nada tão complicado como parece.

Oportunidades para colocar os seus conhecimentos de como trocar fralda em prática não faltarão. Isso porque bebês precisam ter suas fraldas removidas a cada xixi ou cocô. Nos três primeiros meses de vida isso é ainda mais recorrente, já que nessa idade os bebês tendem a fazer cocô depois de cada mamada. Então deu de mama já se prepare para trocar a fralda do pequeno ou pequena.

Mas, conforme o bebê vai crescendo e mamando menos no período da noite, a frequência da troca de fraldas diminui um pouco. O que é ótimo para que o bebê consiga criar uma melhor e mais contínua rotina de sono. Nessa fase, a última troca de fralda é feita um pouco antes de colocar o bebê para dormir ou depois da sua última mamada.

Materiais necessários

Review Box

Antes de aprender como trocar fralda é preciso conhecer os materiais que você usará para fazer isso. Uma dica e sempre estar com tudo sempre a disposição para não ter que parar a troca para buscar algo que está faltando. Segue a lista com tudo que você vai precisar:

  • 1 fralda limpa (descartável ou de pano);
  • Recipiente com água morna;
  • Toalha limpa;
  • Sacola para descartar a fralda usada;
  • Compressas limpas ou algodão ou lenços umedecidos;
  • Pomada para assaduras;
  • Fita crepe ou alfinete no caso de usar fralda de pano antiga;
  • Brinquedo para distrair o bebê;
  • Se o bebê for menino, pode ser necessária uma fralda de pano para ser usada como “escudo” de possíveis escapadas.

Passo a passo de como trocar fralda

Então, agora que você já sabe tudo o que precisa é hora de aprender o passo a passo de como trocar fralda. Antes de mais nada é importante lavar bem as mãos, tanto antes da troca quanto depois de terminar. Vamos lá.

Retirar a fralda suja

Tua Saúde
  1. Primeiramente, deite o seu bebê sob uma superfície confortável e firme, pode ser um fraldeiro, cama ou cômoda. Lembrando que o local deve estar limpo para receber o bebê.
  2. Em seguida, retire apenas a roupa da cintura para baixo se for o caso. Não precisa necessariamente retirar toda a roupinha.
  3. E então, abra a fralda e levante o bumbum do bebê segurando pelos tornozelos.
  4. Ao fazer isso, use a própria fralda suja (mas a parte limpa) para remover o excesso de cocô em um único movimento feito decima para baixo.
  5. Feito isso, dobre a fralda ao meio ainda debaixo do bebê com a parte limpa para cima.
  6. Retire a fralda, feche e descarte no lixo para prosseguir para a próxima etapa de como trocar fralda.

Limpar a região íntima do bebê

Mil Dicas de Mãe

Agora que você já retirou a fralda suja e o excesso de cocô ou xixi é hora de limpar o seu bebê.

  1. Comece usando as compressas molhadas em água morna ou o lenço umedecido para limpar o bebê. O recomendado é fazer um único movimento de cima para baixo, ou seja, na direção do genital rumo ao ânus. No caso de menina, o ideal é limpar uma virilha por vez e depois a vagina em direção ao ânus sem passar pelo interior da vagina. Já em meninos, o certo é limpar uma virilha de cada vez e depois limpar o pênis e os testículos finalizando no ânus.
  2. Capriche na limpeza, use quantas compressas forem necessárias para remover qualquer sujeira das dobrinhas do bebê.
  3. Em seguida, jogue as compressas ou lenços no lixo.
  4. Depois é só secar a região íntima do bebê com uma toalha seca ou fralda de pano.

Colocar a fralda limpa

Universa

Com o bebê limpinho e sequinho, e hora de colocar a fralda limpa:

  1. Primeiramente, pegue uma fralda nova e observe o lado que tem a fita que fica atrás do bebê.
  2. Então, posicione fralda do lado certo debaixo do bumbum do bebê, levantando-o pelos tornozelos.
  3. Caso necessário passe a pomada para assadura.
  4. Em seguida leve a outra parte da fralda rumo a barriga do bebê para fechá-la, fixando os dois lados com as fitas adesivas.  Mas tome cuidado para não apertar demais a fralda. Para evitar que isso aconteça, tente colocar um a dois dedos entre a pele e fralda, para ter um espaço seguro e confortável. Ajuste a fralda entre as perninhas, certificando-se que nada está incomodando o bebê.
  5. Prontinho, bebê limpo e fralda colocada, agora é só lavar bem as mãos e vestir a roupinha.

Como trocar fralda de pano

Trocando Fraldas

O passo a passo acima foi no caso de trocar fralda descartável, mas quando se trata da fralda de pano não é muito diferente. Na verdade, deve-se seguir os mesmo passos de remoção da fralda suja e da limpeza. O que muda nesse caso, é a necessidade de colocar o absorvente corretamente dentro da fralda de pano e ajustá-la ao tamanho do bebê. Na verdade é até mais fácil, visto que as fraldas de pano atuais vem com velcro ou botões para fechar.

Inclusive, as fraldas de pano estão muito em alta e cada vez mais pais optam por essa opção, que pode ser um pouco mais cara, porém são mais ecológicas e econômicas. Além disso, as fraldas de pano também diminuem os riscos de assadura no bebê e podem ser reutilizadas por muito tempo dependendo do cuidado e conservação.

Dicas para trocar fralda

Pais e Filhos
  • É importante verificar a fralda do bebê frequentemente para saber quando trocar. O ideal é fazer a troca depois de cada cocô ou xixi ou a cada três ou quatro hora para evitar assaduras.
  • Uma forma de estimular e distrair o seu bebê durante a troca de fraldas é deixá-lo com um brinquedo pequeno. Além de ficar entretido fica mais fácil fazer o procedimento de trocar a fralda.
  • Quando possível opte por compressas umedecidas com água, deixando o uso de lenços umedecidos só para ocasiões fora de casa. Isso porque esses lenços contém produtos que podem aumentar os riscos de assadura no bebê.
  • Além disso, evite o uso de talco no bebê, pois o produto também pode favorecer assaduras.
  • Seque bem a região íntima do bebê, evitando a concentração de umidade que pode causar assaduras.
  • Na hora de trocar fralda de meninos pode ocorrer umas escapadas de xixi na pessoa que está o trocando. Uma dica para evitar que isso aconteça, é usar uma fralda de pano dobrada para cobrir o pênis do bebê enquanto estiver o  limpando.
  • Em casos de assadura ou vermelhidão na região íntima aplique pomada de assaduras a cada troca de fralda.
  • Em casos de vazamentos constantes é sinal que é hora de trocar para o próximo tamanho de fralda.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Higiene do bebê – 7 coisas que toda mamãe deve saber.

Fontes: Pampers Tua Saúde Baby Center

Imagens: Maxi Popular Vix Review Box Mil Dicas de Mãe Universa TF Pais e Filhos 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você