Que tal falarmos um pouquinho sobre o começo da maternidade? Afinal, os primeiros doze meses do desenvolvimento do bebê, são super importantes e intensos, tanto para os papais e mamães, quanto para os pequenos.
Novas descobertas, como, por exemplo, aprender sentar, andar, rolar, pronunciar palavras e até mesmo aprender gestos fofos como bater palma e mandar beijinhos, são um dos principais saltos que os bebês passam.
No entanto, algumas mamães ainda não sabem como tudo isso funciona. Por isso, a Área de Mulher separou algumas informações sobre como acompanhar e entender melhor o desenvolvimento do bebê. Além disso, também organizamos os acontecimentos por períodos que vão de 0 a 2 anos de idade.
Desenvolvimento do bebê – De 0 a 2 anos de idade
Primeiro mês do bebê
Essa fase, apesar de ser muito difícil para as mamães e bebês, é uma das mais importantes para compreender o comportamento do seu pequeno. Entre os saltos passados por eles no primeiro mês estão:
- Melhor desenvolvimento da função auditiva;
- Registro sequencial das palavras;
- Paladar capaz de distinguir sabores amargos, azedos, salgados ou doces.
2 Meses
No segundo mês já é possível ter noção do ritmo do bebê, portanto, fica mais fácil acompanhar seus desenvolvimentos, que são:
- Maior força na musculatura da região do pescoço;
- Aos 2 meses, ocorre a conexão das retinas do bebê, então o pequeno já consegue fixar e acompanhar movimentos com mais clareza.
3 meses
A fase dos choros e cólicas dos primeiros meses acabam por aqui e começam desenvolvimento como, por exemplo:
- Identificação de volume, consistências, texturas;
- Começam a morder objetos e a mãozinha;
- Fortalecimento da coluna;
- Diminuição dos movimentos involuntários, reflexos e sono.
4 Meses
Antes de tudo, com 4 meses, os bebês já começam a fazer alguns barulhinhos. Entre as características mais marcantes desse período estão:
- Ampliação da visão para a angulação de 180º;
- Nessa fase os pequenos passar a manter o tórax ereto e fazer movimentação com as mãos, como, por exemplo, abrir e fechar.
5 meses
A cada mês os pequenos passam a ter desenvolvimentos mais intensos. Aliás, o principal dos 5 meses é:
- Movimentação da musculatura na região da cintura. Ou seja, o bebê fica apto a ficar sentado.
6 Meses
Após meio ano de vida, os bebês já ficam mais sorridentes e começam impor suas necessidades e vontades.
- Controle da musculatura pélvica;
- Nascem os primeiros dentinhos;
- Sono mais regulado, de 14 horas diárias.
7 Meses
Nesse período, além de sentar, o bebê também o movimento de engatinhar. Além disso, os pequenos também já conseguem movimentar as pernas e os braços com maior facilidade
Desenvolvimento do bebê entre 8 Meses e 9 Meses
No oitavo mês e nono, o bebê consegue segurar objetos por mais tempo, pronunciar algumas palavras desconexas e exprimir emoções.
10 Meses
Período em que o bebê tenta se fixar em pé, portanto, se movimenta muito. Além disso, alguns bebês podem falar algumas palavras que são muito repetidas para ele.
11 Meses
Nos 11 meses, é possível que o bebê chame pelo papai ou pela mamãe. Além disso, essa fase é muito importante pra a construção motora e cognitiva dos pequenos.
12 Meses
Primeiramente, nesse período o bebê já consegue dar alguns passos sem apoio nenhum e também se sentar por um período maior.
Em relação à alimentação, já é adotada uma mais complexa. Ademais, alguns bebês já começam utilizar colher sem auxílio das mamães. A maioria dos dentinhos podem já ter nascido nessa fase, ficando alguns ainda por nascer.
Desenvolvimento do bebê – 2 Anos de idade
Aos dois anos de idade, as crianças já começam a se comunicar melhor e interagir. Sendo assim, nessa fase é importante implementar brinquedos educativos e que estimulem as articulações. Há também outros desenvolvimentos, entre eles estão:
- Aprender escovar os dentes e se vestir sozinho;
- Reconhecimento do próprio corpo;
- Facilidade na comunicação;
- Curiosidade aguçada;
- Subir e descer degraus.
Além disso, nessa etapa também é possível que o bebê faça movimentos de arrastar, chutar e atirar objetos. Posteriormente, é possível que ele consiga distinguir formatos, tamanhos e cores dos objetos.
Então, gostou dessa matéria? Temos certeza que vai adorar conferir também: Salto de crescimento dos bebês, o que é? Fases e tempo de duração.
Fontes: Leiturinha, Pétit Papillon.
Fontes das imagens: Vix, Pinterest, Pinterest 2, Tumblr,