Maternidade

Nomes de bebês – 30 opções, seus significados e origens

Em dúvida quanto ao nome que vai dar para o bebê? Listamos 30 opções de nomes mais desejados de meninos e meninas, o que eles significa e suas origens

A maternidade e a paternidade para muitos casais simbolizam uma nova etapa de vida, um novo renascer e claro uma prova de que o amor está se prolongando cada vez mais. Por isso, muitos buscam também nomes de bebês para os seus filhos que simbolizam coisas boas.

Dentre esses nomes de bebês decidimos separar mais de 30 nomes para você escolher, nomes femininos e também masculinos. E o melhor procuramos por nomes que realmente possuem significados diferentes, fortes e claro representam coisas boas.

Portanto, agora está na hora de você conferir os nossos nomes de bebês e fazer a sua seleção de nomes prediletos. Por isso, já pode pegar o seu papel e sua caneta, para já anotar os seus preferidos.

Vem com a gente.

Nomes de bebês para mulher

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

Uma notícia para uma família quando descobre que irá ter uma menina, sempre é uma das melhores possíveis. Basicamente, as meninas ainda são vistas como as que precisam de mais proteção, mais amor, e mais cuidado.

Porém, mesmo assim os pais ainda esperam educar e criar uma filha guerreira e forte, a qual consegue vencer qualquer batalha.

Por isso, iremos lhe ajudar dando algumas dicas de nomes de bebês para meninas.

Confere agora.

1. Alana

Basicamente, o nome Alana não é um nome incomum, ou seja, muitos já conhecem ou já ouviram falar desse nome. Sobretudo, Alana pode ter vindo do céltico Alun, o qual significa harmonia ou verdadeira paz. Porém, existe uma outra teoria, a qual é considerada como a mais provável.

Portanto, essa teoria pode ter surgido a partir do gaélico Ailène, Ailin, que deriva de ail. E o seu significado é “pedra” ou “rocha”, em que se faz referência a um marco de conquista. Portanto, é um nome que carrega atributos de força, de resistência e de conquista.

2. Ari ou Ariele

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

Esses dois nomes podem ter significados de uma grande história de luta, e podem ter uma origem hebraica. No entanto, esse nome foi o qual os antigos hebreus deram à cidade de Jerusalém. A qual para eles tinham a força de Deus. Além do mais é de onde surgiu a expressão conhecida dos cristãos, a qual eles nomeiam Jesus: “Leão de Judá”.

No entanto, o nome Ari vem de Aryeh, que quer dizer “leão”. Enquanto, Ariele é uma das versões femininas do nome Ariel. Separando o nome, podemos dizer que “el” significa “Senhor” ou “Deus”. Portanto, o nome teria então o significado de “A Leoa de Judá”.

3. Brigite

Esse nome, não é tão comum no Brasil, ele é mais famoso e usado na língua francesa. Porém, mesmo sendo mais usado pelos franceses, ele é de origem irlandesa. Basicamente, de acordo com a mitologia irlandesa, Brigite seria o nome da deusa do fogo, da poesia e da sabedoria. Era um ser muito sagrado para eles, que simbolizava força e que carrega uma simbologia mística.

4. Carolaine

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

No Brasil, é comum de se ouvir Carol. No entanto, Carolaine é uma invenção de brasileiros, o qual surgiu a partir do nome Caroline.

Basicamente, de acordo com algumas teorias, esse nome separando ele significa “mulher doce e forte” ou então “doce força”. Pois, no inglês “karl” significa forte, e o elemento “lind” significa doce.

5. Gabriela

Enquanto, esse nome já é bastante comum no Brasil, tanto é que até novela da Globo, já ganhou o título de “Gabriela”. No entanto, ele tem uma origem hebraica, e é formado pela união de elementos gébher, ou seja, quer dizer “homem forte”, e el, que significa “Deus”.

Já na versão feminina Gabriela significa “mulher de Deus” ou “mulher forte de Deus”. Basicamente, levando agora, no sentido bíblico, Gabriela é a versão feminina de Gabriel. O qual representa um anjo mensageiro, o qual anunciou a chegada de Jesus à Maria.

6. Luísa ou Louise

Os dois nomes possuem a mesma raiz germânica, os quais são formados pelos elementos hlut, que significa “famoso” e wig “batalha”. Portanto, esse nome significa “guerreira gloriosa” ou “célebre nas batalhas”.

E para mostrar a importância que esse nome representa, é que várias duquesas, rainhas e princesas na história já se chamaram Luísa. Enquanto, Louise é uma versão francesa, a qual é conhecida como mais chique.

7. Kelly

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

Esse nome na verdade possui duas prováveis origens. Porém, a que mais se sabe é a que leva o nome Kelly como um sobrenome irlandês Ceallach. E ele quer dizer guerra e conflitos. Porém, quando ele começou a ser usado como nome feminino, ele passou a significar “descendente da guerra”, ou segundo estudiosos da onomástica “donzela guerreira”.

8. Laura ou Lara

Primeiramente, esses nomes são variantes femininos, que deriva da palavra em latim lauros, ou seja, “loureiro, louro”. Porém, na Antiguidade, o loureiro simbolizava vitória, trunfo. E é exatamente por isso, que os heróis, gênios, sábios ou até vencedores das Olimpíadas eram premiados com coroas, as quais as folhas de loureiro eram desenhadas.

9. Luana

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

Basicamente, esse nome por começar com lua, você provavelmente pensou que teria alguma relação direta com a lua. Porém, não é bem assim. Pode ser que tenha alguma semelhança, como por exemplo, os sentidos possíveis para esse nome são reluzente, calma, relaxada. Ou até mesmo “guerreira famosa e graciosa, o qual segue a partir da junção dos nomes ingleses Lou e Anna.

10. Marcela

Esse nome, não se é tão comum, como deveria ser se levasse em conta o seu significa, o qual é bem legal. Basicamente, seguindo a origem do latim, esse nome segue no sentido de guerreiro, marcial. Portanto, ele está relacionado com um deus romano de guerra, que se chama Marte.

Levando em conta, Marcela significa “pequena guerreira”, “jovem guerreira” ou “dedicada ao deus Marte”.

11. Matilda

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

Esse nome, não sei vocês, mas nós do Área de Mulher sempre iremos remeter aquele filme gracioso da menina Matilda, a qual já mostra uma garota emponderada, inteligente e sempre sabe o que quer. Portanto, esse nome é uma variação de Matilde.

Sobretudo, surgiu do germânico Mahthildis, onde ‘maht’ quer dizer “força”, e ‘hild’ significa “combate” ou “batalha”. Em vista disso, esse nome é interpretado como “força na batalha” ou “forte combatente”.

12. Nice

Esse nome vai ser uma curiosidade para quase todo mundo. Basicamente, a origem desse nome tem uma forte ligação com a marca Nike, aquela famosa de trajes esportivos. Até porque, a origem desse nome vem do grego  Níkaia, o qual é derivado da palavra níke, que quer dizer “vitória”.

Enquanto, na mitologia grega, houve também a deusa da vitória, a qual era chamada de Nice, Nica ou Nika. Essa deusa, muitas das vezes é representada por uma mulher com asas. Sobretudo, o nome Nice, ficou atribuído com um nome com sentido de “vitoriosa”.

13. Pilar

Basicamente, esse nome significa literalmente pilar. Que para vocês que não conhece, são aquelas colunas que suportam uma construção ou outro tipo de estrutura. E é basicamente, nesse sentido que os pais também colocam nomes de bebês com esse nome.

Pois, alguns pais levam os filhos como os pilares de sua vida. Aquele ser grandioso, forte e que consegue reerguer, segurar a família unida.

14. Regina

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

Basicamente, esse nome simboliza força. No entanto, ele se trata de uma palavra em latim que significa rainha, ou então senhora absoluta, a maior.

Portanto, é um nome que vai além, ele é um nome para uma mulher preciosa, forte e extremamente guerreira.

15. Valentina

Enquanto, esse nome como você já deve imaginar, levando em conta no latim valens, valentis, ele quer dizer “valente, forte, vigoroso, cheio de saúde”. Ou seja, tudo que os pais querem para uma filha que está vindo agora para o mundo.

Nomes de bebês para homens

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

Mesmo a era ter se modificado, e a igualdade de gênero ter sido uma luta diária entre inúmeras mulheres. Uma família quando descobre que irá ter um filho homem, eles a cima de tudo procuram criar e educar o filho para então ele ser um guerreiro. Além de ser um homem para que no futuro ele consiga respeitar qualquer diferença, e inclusive a pessoa com que ele escolher se relacionar.

Por isso, separamos vários nomes de bebês para homens, os quais todos simbolizam um nome forte, para um futuro lutador, com muita coragem.

Veja agora.

16. Brian

Basicamente, esse nome ainda não é tão conhecido aqui no Brasil, sua força maior são nos países americanos. Aqui no Brasil, esse nome varia para Breno, o qual possui o mesmo significado. Porém, ele possui uma origem celta, da Irlanda, entre o povo gaélico. Entretanto, ele significa “nobre”, “virtuoso”, ou “aquele que é forte”.

17. Bernardo

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

O nome Bernardo é formado pela junção dos elementos germânicos ber, que quer dizer “urso”, e hart, que significa “forte”. Portanto, juntando os dois significa “forte como um urso”. Bernardo ele está se popularizando cada vez mais aqui no Brasil, se tornando como um dos nomes de bebês mais queridos.

18. Darlan

Basicamente, o nome Darlan não é tão famoso e conhecido assim. Portanto, ele possui uma origem francesa, em que um dos significados seriam patronímico, ou seja, que carrega o nome do pai de família. Enquanto, Arlan, que vem de origem germânica, significa “o que vem da terra dos guerreiros”.

Entretanto, fazendo uma junção de ambas os sentidos, chega se a conclusão de que Darlan significa “filho do que vem da terra de guerreiros”.

19. Enzo

O nome Enzo, foi literalmente um dos nomes de bebês mais falados em 2017. Portanto, esse nome surgiu da palavra “Anzo”, a qual deriva do termo ant, que quer dizer “gigante”. Ou então ele pode ter surgido como uma forma encurtada do nome italiano Vicenzo, o qual é ligado ao sentido de vencer.

Enfim, esse nome pode ter os significados de “gigante”, “o que vence”, “vencedor”.

20. Gabriel

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

Enquanto, o nome Gabriel, o qual também é um dos mais queridos no Brasil, tem origem hebraica, o qual é composto pela união dos elementos gébher, que significa “homem forte”, enquanto el significa “Deus”. Ou seja, Gabriel pode significar homem forte de Deus ou então fortaleza de Deus.

Além do mais, levando em conta os significados bíblicos o nome Gabriel ele possui uma grande relevância na Bíblia. O qual significa o personagem que apareceu para anunciar à Maria que ela seria a mãe do tão aguardado Messias. E indo

de acordo com a tradição islâmica, Gabriel foi quem transmitiu ao profeta Maomé as revelações que deram origem ao Alcorão.

21. Guilherme

O nome Guilherme, possui uma origem germânica pelo nome Willahelm, composto pela união dos elementos will, vilja, wailja, que quer dizer “vontade, desejo”, e helm, hilms, que quer dizer “proteção, capacete”. Ou seja, ele pode significar “protetor decidido” ou “protetor corajoso”.

Vale a pena ressaltar que o nome Guilherme foi o nome mais popular da Inglaterra durante a Idade Média, sendo ultrapassado posteriormente por John, versão inglesa de João.

22. Ethan

Enquanto esse nome não é tão usado aqui no Brasil. Porém, ele possui um significado bíblico, em que era escrito como, Etã e significa um homem muito sábio. Enquanto, em inglês ele significa “forte”, “firme”, “resistente”. Vale ressaltar que o nome Ethan foi bastante usado pelos americanos no ano de 2010.

23. Herbert

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

Basicamente, esse nome é de origem germânica e ele também remete a lutadores. Se for juntar os elementos do nome chegaremos a seguinte conclusão. Primeiro o her, pode significar “exército”, e berth, pode significar “glorioso, ilustre, brilhante”. Portanto, seu sentido então é de “guerreiro glorioso”, “ilustre guerreiro”.

24. Heitor

Antes de tudo, o nome Heitor ele vem do grego Héktor, que levando em conta a raiz ekhein, quer dizer  “possuo, tenho em meu poder”. Portanto, a referência desse nome para com a palavra força vem por conta da referência ao herói grego que se destacou como guerreiro, e por isso também ganha sentido como uma pessoa resistente.

25. Igor

Basicamente, esse nome possui algumas origens. Porém, a que será destacada agora é a de origem nórdica, a qual vem do nome Yngvarr, o qual é composto pela união dos elementos Yngvi, que é um nome de um deus germânico, e arr, que quer dizer “guerreiro”.

Portanto, o deus Yngvi ficou conhecido como o ancestral da família real da Suécia, a quem foi atribuído o poder da fertilidade e da prosperidade.

26. João Vítor

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

Esse nome como os demais ele também remete à força. Porém, o nome João é de origem hebraica e significa “agraciado por Deus” e já o nome Vítor é de origem latina e significa “vitorioso” ou “conquistador. Ou seja, a união dos dois nomes significa “vitorioso e agraciado por Deus”.

27. Marcos

O nome Marcos vem do latim e deriva da palavra mar, marte. Portanto, o nome Marcos significa “guerreiro” ou “relativo a marte”. Basicamente, ele é associado ao nome da mitologia romana, do Deus Júpiter, o pai do deus Marte, que é o que sempre é invocado no início das batalhas.Por isso esse nome, leva as qualidades, como por exemplo, coragem e poder.

28. Liam

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

Esse nome tem origem no nome germânico Willahelm, ou seja, o nome Willian aqui no Brasil. E assim como os outros, ele significa “o protetor corajoso” ou “aquele cuja vontade é proteger”. No entanto, a palavra Liam é uma abreviação desse nome, por isso também possui esse significado.

29. Nicolas

Basicamente, esse nome compartilha uma raiz epistemológica do nome Nice, o nome feminino, o qual já citamos aqui. Portanto, como é da mesma raiz desse nome feminino, ele também terá o mesmo valor e significado.

Porém, com uma diferença, o nome Nicolas é uma junção dos elementos níke, que significa “vitória”, e laos, que significa “povo”. Sendo assim, Nicolas significa “vitorioso”, “o que vence com o povo”, “o que conduz o povo à vitória”.

30. Luís Gustavo

O nome Luís Gustavo é um nome composto, por isso terá mais significados além de estar associado à força. Portanto, Luís é um nome que vem do germânico Chlodovech, o qual significa”combatente glorioso”. Enquanto, o nome Gustavo, vem do sueco Gustaf. O qual é derivado do germânico latinizado Chustaffus, e significa “protegido por Deus”.

31. Martim

Enquanto esse nome ele vem do latim Martinus, o qual é um nome do deus romano da guerra, Marte que equivale ao deus grego Ares. Portanto, o seu sentido está associado com a palavra guerreiro.

32. Uziel

Conheça agora mais de 30 nomes de bebês para você colocar no seu filho

Esse não está entre os nomes de bebês mais conhecidos e usados no Brasil, porém, ele possui um significado bem interessante. Basicamente, Uziel é um nome bíblico, formado pela junção dos elementos uzi, “força” ou “poder” e El, que significa “Deus”.

Portanto, ele é um nome teofórico o qual reflete fé, proteção e força. O nome Uziel significa “força de Deus”, “poder do Senhor”, por extensão, “meu Deus é minha fortaleza”. Vale ressaltar que os nomes Osias e Osiel são variantes gráficas com o mesmo significado.

33. Vicenzo

Mesmo sendo um dos nomes de bebês mais requintados,  ainda não é tão usado no Brasil. Portanto, esse nome é uma versão espanhola de Vicente, o qual tem origem no latim, no verbo vincere, e quer dizer “vencer”. Ou seja, esse nome significa “o que vence”, “aquele que conquista” ou “vencedor, conquistador”.

E aí agora você escolheu quais dos nomes de bebês é o seu predileto? Nós do Área de Mulher esperamos ter lhe ajudado a escolher um nome incrível para o seu bebê.

Leia mais: Por que cheiros de bebê é tão bom? A ciência explica

Fontes: Dicionário de nomes próprios

Imagens: Correio do Sul, O manual das papinhas, Veja.abril, Dicionário de nomes próprios, Alto astral, Ficar grávida, Danone baby, Revista crescer, Cláudia.abril, Bebê.abril

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você