7 pontos para massagear no pé do bebê que vão acalmá-lo na hora

Todo mundo acha bonitinho o pé do bebê, não é mesmo? Mas, mesmo que pareça pequeno e frágil demais, a verdade é que essa parte do corpo do seu filhote pode ser uma arma poderosa na hora de acalmá-lo.

Isso porque, algumas desconfortos que o bebê costuma enfrentar, especialmente à noite, podem ser facilmente amenizados (e até mesmo aliviados por completo) com o uso da reflexologia, sabia? Bons exemplos disso são o congestionamento nasal, as cólicas, a tosse e assim por diante.

Claro que a massagem a ser feita deve ser delicada. Uma leve pressão nos pontos corretos no pé do bebê, como você confere logo abaixo, vão mandar longe muitos desconfortos que deixam os pequenos irritados e agitados.

Abaixo, com você vai ver, listamos alguns dos principais pontos que você deve massagear no pé do bebê, segundo os sintomas que ele apresentar.

Pontos para massagear no pé do bebê:

1. Cabeça e dentes

Se o bebê estiver com dores relacionadas à cabeça ou aos dentes novos, massageie com gentileza a área ao redor da parte central dos dedinhos, fazendo pequenos círculos.

2. Nariz e seios nasais

Se o problema for congestionamento nasal e coriza, o ponto certo para massagear no pé do bebê é o centro dos dedinhos.

3. Pulmões

Para aliviar problemas pulmonares e a clássica tosse, massageie a extensão dos seios dos pés.

4. Estômago

Se o problema for relacionado ao estômago, o ideal é fazer com a ponta dos dedos uma massagem que reproduza essa forma geométrica no centro da sola dos pezinhos.

5. Abdômen superior

Uma massagem em toda essa região destacada de rosa pode ajudar o intestino do bebê a funcionar melhor, além de ajudar a eliminar os espasmos.

6. Abdômen inferior

Cólicas e inchaços podem ser controlados a partir de massagem nessa parte superior à sola do calcanhar da criança.

7. Coluna

Bebês não costumam ter problemas de coluna, mas uma massagem bem feita na base dos calcanhares ajuda a criança relaxar e induz ao sono. Esse é um ótimo ponto para passagear antes de colocá-lo na cama, aliás.

E então, você conhecia esses pontos de massagem? Já fez alguma dessas no seu bebê? Não deixe de nos contar suas experiências de maternidade!

Agora, falando em bebês, você precisa conferir ainda: 21 sinais no recém-nascido que podem indicar problemas sérios.

Fontes: Faça Você Mesmo, Histórias com Valor