21 sinais no recém-nascido que podem indicar problemas sérios

Bebê recém-nascido não é apenas pequenininho e fofinho. Ele também é frágel e precisa de cuidados especial, até porque ainda não conta com o sistema imunológico completamente desenvolvido.

Aliás, para as mamães de plantão, uma informação importante: até os 2 anos de idade a saúde do seu bebê ainda é bem frágil e, por isso, pode estar mais exposto a doenças mais sérias, que podem trazer riscos.

É por isso, inclusive, que ele não deve ser beijado o tempo todo, como você já conferiu nessa outra matéria (clique para ler).

Segundo especialistas, dentre os problemas de saúde mais comuns em um recém-nascido estão a tosse, o resfriado, os problemas relacionados ao sistema digestivo, como diarreias e viroses, e assim por diante.

Em crianças mais crescidinhas e em adultos, esses problemas podem não parecer tão sérios, mas em recém-nascidos esses sintomas costumam evoluir muito rapidamente e podem levar a outros tipos de complicações.

Abaixo, como você vai ver, listamos alguns sintomas dessas doenças que podem passar despercebidos pelos pais, mas que devem ser observados e tratados o mais rápido possível.

Conheça 21 sinais que podem indicar problemas sérios em um recém-nascido:

1. Febre acima de 37,5ºC;

2. Diarreia e vômitos persistentes por mais de 12 horas;

3. Incômodo ao ter o ouvido tocado;

4. Pele amarelada;

5. Tosse seca, sem muco;

6. Tosse rouca;

7. Chiado com som de apito ao respirar;

8. Contração da barriguinha ao respirar;

9. Pele muito esticada entre as costelas;

10. Olhos vermelhos e com secreção;

11. Ausência de fome;

12. Dor na barriga;

13. Ausência de urina há mais de 6 horas ou urina mais escura;

14. Moleira mais funda;

15. Boca seca;

16. Ausência de lágrimas quando chora;

17. Dificuldades para respirar, respiração rápida ou irregular, com ponta dos dedos e lábios roxinhos;

18. Vômito após uma queda forte;

19. Pescoço enrigecido;

20. Manchas avermelhadas ou arroxeadas na pele;

21. Prostração, letargia.

E você, sabia que seu bebezinho poderia dar tantos de alerta silenciosos? Tem outros sinais que você acrescentaria nessa lista? Não deixe de nos contar nos comentários.

Agora, falando em bebês, se você está esperando o planejando o seu, não deixe de conferir ainda: 20 nomes proibidos com os quais você não pode batizar seu filho em alguns países.

Fonte: Vix