Conhecido como quarentena, o puerpério é, basicamente, o período após o parto em que a mulher passa por muitas mudanças físicas ou psicológicas. Inclusive, ele pode durar de 45 a 60 dias. Ele é também conhecido como resguardo.
Nesse tempo, o corpo feminino passa por diversas transformações, da mesma forma como na gravidez. Aliás, esse momento é dividido em três etapas, como você confere abaixo.
Tipos de puerpério
1- Puerpério Imediato
Vai do 1° ao 10° dia do pós-parto, onde o corpo está começando a se recuperar, o útero começa a voltar ao seu tamanho normal.
2- Puerpério Tardio
Dura do 11° ao 42° dia do pós- parto. Assim como no puerpério imediato todo cuidado é pouco. Aqui o corpo passa por muitas modificações por completo do período gestacional.
3- Puerpério Remoto
Acontece do 43° dia do pós- parto e vai até que a mulher consiga retornar a sua função reprodutiva. Por fim, vale ressaltar que para aquelas mamães que amamentam por mais tempo, o puerpério é ainda mais longo.
Mudanças físicas
É muito comum que a mulher sinta dores nos seios, fique com o intestino preso (inclusive em caso de cesariana), tenha flacidez, cansaço, inchaço e estrias. Todavia, lembre-se de que cada mulher tem um puerpério diferente, você pode ou não ter alguns destes sintomas, se oriente sempre com o seu médico.
Mudanças psicológicas
Algumas mulheres podem se sentir tristes, inseguras, angustiadas, frágeis e até ter confusões emocionais. Entretanto fique calma, isso acontece devido as mudanças hormonais. Mas caso se torne frequente é recomendável que você busque um profissional.
Puerpério é questão de saúde
De acordo com o Ministério da Saúde existem alguns fatores que podem desencadear a depressão no puerpério, sendo eles:
- Privação do sono
- Isolamento
- Alimentação Inadequada
- Sedentarismo
- Falta de apoio do parceiro
- Falta de apoio da família
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a depressão pós-parto acomete mais de 25% das mães no Brasil. Fique sempre atenta, e em caso do surgimento de algum destes sintomas busque ajuda psicológica.
Gente como a gente
A digital influencer Mayra Cardi usou o Instagram, na última segunda- feira (20), para desabafar sobre maternidade. Ela postou um vídeo contando sobre o que vem passando e várias mulheres se identificaram com a publicação.
“Eu não sei ser mãe pela metade, eu sou inteira. Eu vivo para os meus filhos, para o meu marido, para minha família, para meus clientes, e esqueci de mim,” desabafou.
Como lidar com o período?
O puerpério não é fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças. À primeira, vista parece ser algo desesperador, ainda mais para mamães de primeira viagem. Todavia, é algo comum.
Mas, não se preocupe. Leia, se prepare, faça acompanhamento médico juntamente com exercícios físicos. Participe também de palestras sobre o assunto, bem como rodas de conversa com outras mães. Assim que essa fase passar, você estará se sentindo segura e confiante novamente.
Enfim, esse foi a nossa matéria sobre puerpério. Gostou? Então você também irá gostar dessa: Corrimento na gravidez é normal? o que significa e quando procurar um médico.
Fonte: TuaSaúde Ministério da Saúde
Imagem de destaque: Mulher Grávida