Gothcore: conheça a tendência que traz de volta o estilo gótico

O Gothcore é uma tendência caracteriza pelo uso de roupas e acessórios escuros, trazendo uma aparência sombria para o visual. Conheça:

O Gothcore, ou estilo gótico, ou gótico suave é uma tendência de moda caracteriza pelo uso de roupas e acessórios escuros, trazendo uma aparência sombria para o visual. Esse estilo nunca realmente saiu de moda, e pelo visto nunca irá, mas de tempos em tempos ele volta com mais força, como é o caso agora.

O estilo que surgiu nos da década de 1980, influenciada principalmente pelas músicas de rock e punk, agora volta repaginado numa pegada mais leve. Basicamente composto por roupas escuras, principalmente pretas, com acessórios em couro, tachas, rebites, sapatos de sola tratorada, make carregada, delineado preto e batons escuros.

Aliás, o Gothcore é uma das tendências muito presente em vários âmbito da cultura pop, punk e dark. Prova disso é o mais recente sucesso da Netflix, a série Wandinha, onde a protagonista é claramente uma representante desse estilo que já conquistou diversas pessoas. A seguir, vamos conhecer melhor o estilo Gothcore, sua origem e claro, como aderir a tendência.

O que é a tendência Gothcore?

A tendência agora recebeu um novo nome, Gothcore, que nada mais é do que o bom e velho estilo gótico, mais modernizado.

Basicamente, se trata de uma tendência de moda mais obscura e sombria, com looks mais carregados e escuros. O preto é a cor chave dessa tendência, que também usa muito o branco, roxo, vermelho escuro em contraste.

Os acessórios também são parte essencial da composição do Gothcore, com muitos colares e pulseiras, grandes e chamativos, muitas tachas, spikes, rebites e correntes, muitas correntes. Nos pés, coturnos e sapatos de plataforma complementam o look.

Aliás, essa tendência é muito popular, e há uma grande chance de você também já ter tido uma fase gótica não é mesmo?

Origem do estilo gótico

O estilo gótico teve origem lá nos anos 80, influenciado principalmente pela música, tendo como referências algumas subcategorias de gêneros como rock, heavy metal e punk. Esse estilo se popularizou principalmente em clubes de música na Alemanha e Inglaterra até chegar nos Estados Unidos.

Já na década seguinte, em 1990, o estilo voltou com força total, dessa vez influenciado pelo estilo grunge que era a sensação da época. Bandas como o Nirvana também influenciaram muito a volta do gótico grunge, que se caracterizava pelos visuais escuros e sombrios.

E desde então, o estilo gótico nunca sumiu, sempre presente em ambientes ligados a música, e demais espaços onde a cultura punk e dark é a protagonista.

Aliás, de acordo com a consultora de marketing Alessandra Campanha, a moda gótica não se limita apenas ao grunge e punk rock. O estilo evoluiu e hoje tem influências variadas, que vêm do romântico, das pin-ups e até mesmo do estilo barroco. Sendo assim, misturando diferentes tendências para montar looks ao mesmo tempo, sombrios, mas muito estilosos e sensuais.

Características principais

Como vimos até aqui, o Gothcore é um estilo caracterizado pelo visual sombrio e misterioso. Sendo assim, o preto é a principal característica do estilo, tanto em roupas, quanto nos acessórios e claro na maquiagem, bem carregada.

Além disso, saias xadrez, calças rasgadas, meia calça, peças em couro também fazem parte dessa estética. Bem como o grande número de acessórios para compor o look, e sapatos altos e grandes. Em uma nova fase do estilo, uma vertente chamada “pastel goth”, ou gótico suave, também inclui ao estilo sombrio roupas mais claras e leves, criando uma variação dentro do estilo.

Aliás, o gótico suave também inclui outras referências de modo, como o estilo boho, mix de estampas, e peças mais atuais e mais femininas, dando um toque extra de sensualidade ao visual. 

Dicas de como usar Gothcore

O visual Gothcore é cheio de possibilidades então, há um mundo de peças e acessórios que você pode usar para aderir a tendência.

Primeiramente, os acessórios são coringas em um visual gótico. Geralmente, os acessórios que combinam com a tendência envolvem tachas, spikes, e na maioria das vezes em prata, bem grandes e pesados. Aliás, correntes grandes super vão com essa vibe, bem como as chokers, ou coleiras bem estilosas.

As saias também são peças bem usadas nesse estilo, e geralmente são curtas e combinam com uma série de outras peças, principalmente com as meia-calça. No caso das saias nesse estilo, geralmente elas são pretas ou com estampas góticas, com fundo preto ou xadrez, aliás, o xadrez é bem presente nessa estética. 

Nos pés, a dica é investir em botas pretas, cano longo e pesadas, ou coturnos de plataforma, ou sapatos do tipo oxford que super combinam com o Gothcore. Mas sempre pensando no lugar onde vai usar esses sapatos para não sofrer devido a altura.

O jeans também é muito presente nessa tendência, e são peças coringas em qualquer look, aqui, as peças de jeans rasgadas e com um aspecto envelhecido e vintage são sucesso. Por fim, peças em couro e tecidos sintéticos também não podem faltar no seu guarda-roupa Gothcore. Jaquetas, saias e calças de couro são a cara do estilo, sempre preto e com material luminoso.

Unindo todas essas dicas, fica fácil criar looks incríveis na tendência Gothcore.

Inspirações de looks Gothcore

Por fim, agora que já conhecemos melhor o estilo e como aderir, selecionamos vários looks incríveis para você se inspirar na tendência que trás de volta o gótico:

Gothcore: conheça a tendência que traz de volta o estilo gótico Gothcore: conheça a tendência que traz de volta o estilo gótico Gothcore: conheça a tendência que traz de volta o estilo gótico Gothcore: conheça a tendência que traz de volta o estilo gótico Gothcore: conheça a tendência que traz de volta o estilo gótico Gothcore: conheça a tendência que traz de volta o estilo gótico Gothcore: conheça a tendência que traz de volta o estilo gótico Gothcore: conheça a tendência que traz de volta o estilo gótico Gothcore: conheça a tendência que traz de volta o estilo gótico

LEIA MAIS:

Techwear: conheça a tendência futurista e inspirada nos games

Estilo y2k: o que significa a sigla e quais as características?

Athleisure: como é esse estilo?

Bikercore: elementos essenciais da tendência de moda biker

Brazilcore: saiba mais sobre a tendência que viralizou

Barbiecore : o que é essa tendência e como usar?


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários