Receitas

Aprenda a fazer extrato de tomate caseiro

Quer se livrar dos molhos e extratos de tomate industriais? Aprenda a fazer extrato de tomate caseiro e se livre dos "pelos de roedores":

Atualizado em 10/10/2018

Todo mundo sabe que produtos industrializados são pouco saudáveis devido ao processamentos dos alimentos em grande escala e aos conservantes e corantes que contém. No caso dos produtos à base de tomate não é diferente e, logo, o extrato de tomate caseiro é uma das melhores opções para quem não abre mão de um bom molho.

Aliás, depois dos últimos acontecimentos relacionados às marcas famosas de molho e extrato de tomate, não é uma má ideia aprender a fazer extrato de tomate caseiro, não é verdade? Ou você não está sabendo que lotes e mais lotes de produtos da Heinz, da Pomarola, da Amorita, Aro, Predilecta e Elefante foram retirados de circulação por conter pelo de roedor “acima do tolerado pela legislação”?

Tenso, né? A gente também acha. E, como é impossível saber, a olho nu, se existe ou não pelo de rato no próximo molho que você comprar, melhor mesmo é fazer molho em casa.

10

Para isso, hoje você vai aprender uma receita infalível de extrato de tomate caseiro, ensinada pela chef de cozinha e colunista do Extra Cris Leite. Segundo ela, o extrato feito em casa fica pronto em 1 hora, rende 6 porções e deve ser utilizado em pequenas quantidades e diluído, já que é bastante concentrado.

1

Aprenda a fazer extrato de tomate caseiro:

40 g de açúcar refinado

60 ml de azeite extravirgem

10 g de sal refinado

3 kg de tomate maduro

Modo de preparo

O primeiro passo é lavar os tomates em água corrente. Depois, é preciso fazer um “x” na base de cada tomate com um faca. Isso vai ajudar a tirar a pele do tomate mais à frente.

5

Em seguida, é preciso colocar as frutas em água fervente por 30 segundos. O próximo passo, então, é retirar os tomates da fervura e colocá-los diretamente na água com gelo, para interromper o cozimento.

7

Assim que esfriar, retire a casca do tomate, a partir do x feito na base da fruta. Depois, é só cortar os tomates ao meio, horizontalmente, e retire as sementes com uma colher.

8

Em uma panela, misture os tomates com o sal, o açúcar e o azeite e leve ao fogo por 1 hora. Então, é só bater no liquidificador.

3

Para armazenar o extrato de tomate caseiro, você só precisa colocá-lo em postes de conservar com tampa e, se não for utilizá-lo imediatamente, congele. Ele pode ser conservado assim por até 3 meses.

E, falando em tomates, você vai gostar de ver também: 18 frutas e legumes que parecem outra coisa.

Fonte: Extra

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf