Como fazer biscoitos decorados de Natal em casa

Quem nunca se encantou com os biscoitos decorados de Natal, muito comuns de ser ver nos filmes americanos sobre essa época? Eles normalmente são servidos na noite de Natal ou no dia seguinte, junto com um belo copo de leite, logo depois da criançada abrir os presentes.

Se você também sempre quis ter essas belezinhas em casa, hoje você vai desvendar o segredo e aprender a fazê-los sem grandes dificuldades.

Como você vai ver, os biscoitos decorados de Natal são, na verdade, biscoitos amanteigados cobertos com glacê, feitos em formatos natalinos, como botinhas, árvores de Natal, boneco de neve, embrulhos de presente, papai Noel e assim por diante.

Claro que a receita tem um nível médio de dificuldade, já que precisa de alguns cuidados e deve ser feita em duas etapas. No entanto, se você já tem intimidade com a cozinha, e mesmo que não tenha, é possível tirar de letra essa receitinha e ter um Natal muito mais temático, divertido e saboroso.

A receita dos famosos biscoitos decorados de Natal você confere abaixo. Ela foi cedida ao site casa.com.br pela confeiteira Mariana Oshiro, que explicou detalhadamente também o passo a passo para que tudo saia dentro dos conformes.

Como fazer biscoitos decorados de Natal em casa:

O que leva?

– 250g de farinha de trigo

– 125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

– 100g de açúcar de confeiteiro

– 1 ovo e 1 gema

– 2 colheres de sobremesa de essência de baunilha

– 1 colher de sopa rasa de canela em pó

– papel manteiga para forrar as assadeiras

Para a decoração

– 150g de glacê real (pó branco comprado pronto em casas de artigos para confeitaria);

– corantes alimentícios de sua preferência (dê preferência aos corantes em gel)

– sacos de confeitar

– bicos de confeitar tipo perlê n° 3 ou 4

Para essa quantidade de glacê, o ideal é fazer até 4 cores, no máximo, sendo uma branca.

Como fazer?

Comece misturando a farinha de trio e a manteiga em uma vasilha pequena até obter uma farofinha. Em seguida, acrescente os outros ingredientes misturando com uma colher. Assim que a massa ganhar mais consistência é hora de colocar usar as mãos para sovar.

A massa deve ser sovada até ficar homogênia e não ficar mais grudando no recipiente. Se for necessário, por ir acrescentando farinha aos poucos, até que ela não grude mais.

Agora é só fazer uma bolinha com a massa e colocá-la dentro de um saco plástico, daqueles que as pessoas usam para guardar alimentos no freezer. Então, é preciso amassar a bola para que ela vire uma placa. Isso vai facilitar muito o trabalho na hora de abrir a massa.

Mas, antes, é preciso que a massa descanse e ganhe consistência na geladeira por 24 horas. Passado esse tempo, corte a massa gelada em 3 pedaços iguais. O pedaço com o qual você não estiver trabalhando deve voltar à geladeira.

Para abrir a massa, coloque um plástico grosso sobre ela, talvez um polipropileno; e abra com o rolo de macarrão. A massa do biscoito deve ficar com aproximadamente meio centímetro de espessura.

Agora é só usar cortadores de massa com temas natalinos e colocar os biscoitos para assar em uma assadeira forrada com papel manteiga.

O forno, aliás, deve ser pré-aquecido e os biscoitos, que se tornarão biscoitos decorado de Natal devem assar a 160 graus, de 10 a 12 minutos ou até ficar douradinhos.

Como fazer a decoração?

Prepare os glacê de acordo com as instruções da embalagem até que ele se torne um creme branco e dobre de volume.

O segundo passo é separar em porções essa cobertura nas quantidades das cores que você quer usar e, em pequenos recipientes, tingi-la com uma pequena quantidade de corante e mexendo bem, até que a cor fique uniforme. Se não estiver na tonalidade que você deseja, é só acrescentar mais corante aos poucos.

Com o glacê colorido, cada um em um saco de confeiteiro já com o bico perlê, é a hora de decorar. Lembre-se: os biscoitos devem estar frios para começar essa etapa.

Se você não tiver muita habilidade, faça os contornos dos desenhos ou simplesmente os preencha por inteiro. O importante é trabalhar rápido com o glacê, já que ele resseca em contato com o ar. Por isso, uma dica importante é manter o glacê que não está sendo utilizado coberto com um pano limpo e umedecido.

Agora é só esperar a cobertuda secar e servir seus biscoitos decorados de Natal feitos em casa!

Veja algumas lindas inspirações de formatos e de temas para os biscoitos decorados de Natal:

Legal, não é? A gente espera que você aproveite essa ideia para deixar a mesa de Natal e até mesmo o café da manhã do dia 25 muito mais charmosos e saborosos!

Agora, falando no Natal (e lembrando das comidas maravilhosas que são servidas nessa ocasião), você precisa conferir também: 15 pessoas que sabotaram a ceia de Natal.

Fonte: Casa