Como fazer jujuba em casa

Seja em festas de criança ou naquele dia de tédio, que você só está querendo alguma coisa gostosinha para mastigar, a boa e velha jujuba sempre agrada, não importa a idade. E, apesar de ser uma guloseima bem baratinha no supermercado, também é possível fazê-la em casa.

Como você vai ver hoje, a vantagem de fazer sua própria jujuba em casa é poder cortá-la em tamanhos mais generosos que aquelas pequenas bolinhas que a indústria oferece. Além disso, você vai conseguir fazer jujuba de todo sabor e de todas as cores que você gostar e imaginar, no desenho que você quiser.

O mais interessante de tudo é que o ingrediente principal de sua jujuba caseira é uma coisa também baratinha e gostosinha: gelatina!

É por isso que você pode deixar sua imaginação correr solta na hora de escolher ou criar os sabores de sua jujuba caseira. Entendeu agora?

Aprenda a fazer jujuba em casa:

O que leva?

1 kg de açúcar refinado

2 xícaras de água

4 colheres (sopa) de gelatina sem sabor

1 caixa de gelatina com sabor de sua preferência

açúcar para polvilhar

Como fazer?

Em banho maria, misture a água com as gelatinas com e sem sabor. Depois que elas se dissolverem, adicione o açúcar e mexa bem, até que o líquido fique lisinho. Quando ferver, continue mexendo por cerca de 5 minutos, então desligue o fogo.

Unte uma forma com margarina e despeje a mistura sobre ela. Deixe descansando por 24 horas para que adquira aquela consistência firme e gelatinosa típica da jujuba. Se quiser, pode tampar a forma com um pano de prato para proteger o doce das formigas.

No dia seguinte, você vai precisar descolar a massa da forma (daí a importância dela estar untada). Então é só cortar em quadradinhos ou usar um modelador para cortar no formato desejado. Se quiser ela ainda mais consistente é só fazer esse processo depois de dois dias de descanso da massa.

Finalize sua jujuba feita em casa passando de uma a uma no açúcar e espere secar.

E aí, gostou da dica? Agora, se você está procurando algo ainda mais doce para aquele dia de TPM, não deixe de conferir também: Como fazer doce de leite de leite condensado na panela de pressão.

Fonte: Tudo Gostoso, Tudo Receitas