Receitas

Geleia, 5 receitas fáceis para aproveitar frutas em casa

Tem frutas perdendo em casa? Uma forma simples de não deixar nada ir para o lixo é fazendo geleias! Aprenda algumas receitas deliciosas e simples de fazer!

Provavelmente você adora geleia. Fala a verdade: como não gostar dessa delicia açucarada? Além do produto ser ótimo para se ter em casa, ele também combina com vários tipos de outros tipos de alimento. Além disso, existem várias possibilidades de receitas para preparar com o produto.

Para você ter uma ideia, o produto pode combinar tanto com uma boa carne, como também com uma deliciosa sobremesa. Consequentemente, dá para comer essas delicias no café da manhã, almoço ou mesmo janta. Acima de tudo, você mesmo pode fazer em casa. Quer aprender? Nós selecionamos cinco receitas de geleia para você.

Confira 5 receitas fáceis de geleias para fazer em casa

1 – Geleia de pimenta dedo-de-moça

5 receitas fáceis e incríveis de geleia para fazer em casa

Ingredientes

Primeiramente você vai precisar de 700 g de açúcar. Também vai precisar de 3 xícaras (chá) de água (600 ml), 150 g de pimentas dedo-de-moça sem sementes picadinhas e 1 envelope de gelatina em pó incolor hidratada em ½ xícara (chá) de água fria.

Modo de fazer

Primeiramente misture o açúcar com a água em uma panela e leve ao fogo médio, sem mexer, até obter uma calda em ponto de fio grosso. Junte a pimenta e a gelatina, misture e retire do fogo. Está pronto e além disso fica bem com assados.

2
– Geleia de alecrim

5 receitas fáceis e incríveis de geleia para fazer em casa

Ingredientes

Primeiramente você precisa de 200 g de Galhos de alecrim. Além disso, também precisa de 5 kg de Maçãs com casca picadas, 8 litros de água, 800 ml de vinagre branco e 2 kg de açúcar cristal.

Modo de fazer

Primeiramente envolva os galhos de alecrim em um pano fino e amarre com barbante de algodão e reserve. Enquanto isso leve as maçãs com a água ao fogo e deixe ferver por 35 minutos. Coe em um pano sobre uma peneira, deixando escorrer sem apertar. Em seguida devolva a calda à panela e junte os demais ingredientes, incluindo a trouxinha de alecrim.

Leve ao fogo médio e deixe ferver, mexendo de vez em quando, por 1h45min, até adquirir consistência de geleia. Para verificar, coloque um pouco em um pires gelado, aguarde uns instantes e vire o pires. Envase o produto em vidros esterilizados, tampe e ferva por 20 minutos com água pela metade dos vidros. Deixe esfriar e conserve em local protegido e seco. Depois de aberto, mantenha na geladeira. Além disso, pode funcionar para pincelar carnes assadas.

3 – Geleia de damasco

5 receitas fáceis e incríveis de geleia para fazer em casa

Ingredientes

Primeiramente, você vai precisar de 3 xícaras (chá) de damascos picados. Além disso, também vai precisar de 2 xícaras (chá) de água e 2 xícaras (chá) de açúcar.

Modo de fazer

Leve os ingredientes ao fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até virar um doce. Quando pronto, deixe esfriar, bata no liquidificador, coloque em pote esterilizado com tampa e guarde na geladeira.

4 – Geleia de limão-cravo

5 receitas fáceis e incríveis de geleia para fazer em casa

Ingredientes

Primeiramente, você vai precisar de 1 kg de massa de limão-cravo ou caipira. Além disso, também vai precisar de 800 g de açúcar cristal.

Modo de fazer

Primeiramente passe os limões no ralo fino para retirar a casca levemente, sem aprofundar muito, corte-os em 4 e retire as sementes. Transfira para uma panela, cubra com água e leve à fervura por 10 minutos. Deixe esfriar, escorra toda a água e complete novamente com água fria. Tampe a panela e deixe em repouso. Repita a operação 3 vezes ao dia durante 3 dias ou até sair o amargor do limão.

Após os três dias, escorra totalmente a água e triture no processador ou máquina de moer, obtendo a massa de limão .Adicione o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até começar a desgrudar do fundo da panela. Distribua em vidros esterilizados com tampa, ferva os vidros por 20 minutos com água pela metade e, depois que esfriar, armazene em local seco e abrigado. Depois de abertos, mantenha na geladeira.

5 –  Geleia de mexerica

5 receitas fáceis e incríveis de geleia para fazer em casa

Ingredientes

Primeiramente você vai precisar de 3 xícaras (chá) de cascas de mexerica picadas. Também vai precisar de 3 paus de canela, 1 xícara (chá) de suco de mexerica e 2 xícaras (chá) de açúcar cristal

Modo de fazer

Afervente as cascas de mexerica por 3 vezes, trocando a água. Escorra, misture os demais ingredientes e leve ao fogo baixo ou médio, mexendo sempre, por 30 minutos. Transfira para um pote de vidro com tampa, deixe esfriar e mantenha na geladeira.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Geleia ou Geléia? Como se escreve a palavra, com acento ou sem?

Fonte: Ana Maria Braga

Imagem: Pinterest M de Mulher Receitaria Elaine Gaspareto

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você