Os bebês, principalmente recém-nascidos, precisam de muitos cuidados, um deles é colocá-los para arrotar após a amamentação. Dito isso, existem algumas dúvidas sobre o bebê e o arroto que algumas mamães ainda não sabem.
Dentre todas as dúvidas, uma delas se destaca: o bebê precisa arrotar todas as vezes que é amamentado? Além disso, qual é a melhor forma para fazê-lo arrotar?
Pensando nisso, o Área de Mulher vai ajudar todas as mamães de plantão e responder essa dúvida que tira o sono de muitas mamães pelo Brasil!
O bebê precisa arrotar após a amamentação?
Os bebês, quando estão sendo amamentados, acabam ingerindo, juntamente com o leite, grandes quantidades de ar. Com isso, os pequenos sofrem com os gases, portanto, é importante sim colocá-los para arrotar todas as vezes que são amamentados.
Com o tempo, após os quatro meses de idade, os bebês já conseguem controlar melhor as mamadas e ingerem menos gases. Portanto vai diminuindo a importância de colocá-los para arrotar. Segundo pesquisas, a maioria das crianças já arrotam sozinhas a partir dos 6 meses de idade.
Confira três dicas para ajudar as mamães
Finalmente, reunimos três questionamentos importantes sobre o bebê e o arroto. Além disso, cada uma das dúvidas já vêm com a resposta, como uma dica, que pode te ajudar.
Quais sinais de que o bebê precisa arrotar?
Quando os bebês começam a fazer caretas, se contorcer ou se afastar da mama, são sinais de que eles precisam arrotar. O ideal é amamentar o bebê na posição ereta no peito, deixando a cabeça do pequeno mais elevada.
Qual posição ideal para o bebê arrotar?
Não existem regras quanto à posição para os bebês arrotarem, afinal, cada criança tem necessidades diferentes das outras. Entretanto, há algumas posições que podem ajudar no processo, como, por exemplo, colocar o bebê no ombro, sentado no seu colo ou de barriga para baixo.
Outra forma de auxiliar o arroto do seu bebê é massageando levemente suas costas.
Com o que se preocupar?
Arrotos e regurgito são reações normais do organismo, entretanto, os vômitos não são. Se o seu bebê vomitar frequentemente após as mamadas, entre em contato com um médico pediatra e procure soluções.
Para fugir de problemas como refluxos, evite o uso de mamadeiras, isto porque, as crianças que mamam na mamadeira tendem a engolir mais ar nas mamadas e apresentar mais gases. Além disso, evite amamentar os pequenos deitada, já que eles podem se engasgar com o leite.
Então, o que achou dessa matéria? Não se esqueça de conferir também: Amamentação – Dicas e benefícios do hábito de amamentar.
Fontes das imagens: Ibfan, Wapa.
Fontes: Pais e Filhos Uol, Lansinoh.