A aveia é um grão muito conhecido pela ajuda que dá para o intestino funcionar melhor. Apesar disso, os benefícios da aveia vão muito além disso, já que ela também é rica em cálcio, ferro, manganês, carboidratos, proteínas, fibras e várias vitaminas.
É possível realizar diversas receitas com este alimento para o dia a dia, e não somente o café da manhã, o mais popular. Além disso, ele não precisa ser apenas o protagonista de algumas refeições, indo muito bem também como coadjuvante em alguns pratos.
Ela é encontrada de diversas formas, como farelo, farinha, flocos finos e grossos. Ela também pode ser uma forte aliada para dietas com foco em perda de peso, podendo ser consumida diariamente.
Quais são os benefícios da aveia?
Em primeiro lugar, a aveia é um alimento de fácil acesso e pode ser consumido todos os dias, com uma média de 25 gramas ao dia. Isso, claro, levando em consideração uma alimentação baseada em 2 mil calorias diárias. Esta quantidade condiz com 11% da porção do dia.
Por fim, continue a leitura e saiba sobre todos os benefícios da aveia:
Combate a insuficiência cardíaca
O maior índice de insuficiência cardíaca é visto em idosos e possui grande índice de mortes. Contudo, estudos realizados mostram que em uma pesquisa feita com cerca de 2445 pacientes, que em média 37% dos portadores da doença morrem em um ano após apresentar os sintomas e 78,5% em um período de 5 anos vão a óbito.
Em contrapartida, os benefícios da aveia podem ser observados na diminuição do colesterol e constrição sanguínea.
Eliminação de peso
A princípio, a aveia não é um alimento com baixo índice calórico, mas é repleta de fibras e tem uma capacidade de saciedade grande. Ou seja, manter a dieta em dia fica mais fácil, ao consumir um alimento e ter como vantagem a saciedade que a veia proporciona.
Por fim, a vontade de comer pode demorar algum tempo para aparecer depois de consumir a aveia, devido a beta glucana, que consiste em um composto que intensifica o hormônio chamada colecistoquinina que aumenta a saciedade.
Combate certas doenças em mulheres
Em primeiro lugar, é possível notar uma grande diferença entre mulheres que são portadoras de doenças como pressão alta, colesterol, aterosclerose, etc e consumiram aveia 6 vezes por semana.
Nesse sentido, as mulheres que participaram de uma pesquisa, com em média 200 candidatas em um período de 3 anos pode-se observar um atraso no desenvolvimento de doenças como aterosclerose e esternose.
Ajuda o intestino
A aveia é muito conhecida por favorecer o funcionamento do intestino, já que este alimento é repleto de fibras que auxiliam o intestino a trabalhar corretamente.
Ao passo que, quando a aveia está no órgão, as fibras do alimento formam um gel ao se juntar a água e facilita o funcionamento do intestino.
Ao passo que, as chances de possuir câncer intestinal são reduzidas, devido a exclusão de elementos prejudiciais com uma maior rapidez e o incentivo da renovação celular.
Vantagem para a pele
Antes de mais nada, especialistas que cuidam da saúde da pele relatam que a aveia é qualificada ao ponto de regularizar o pH da pele, promovendo uma ação tranquilizante e amenizando coceiras advindas de alterações na pele como as irritações.
Todavia, os benefícios da aveia na pele são devido ao seu acúmulo de amidos e beta glucanas que preservam a água construindo um coloide robusto com ferro, zinco, cobre, vitaminas do complexo B e selênio. Por fim, a indústria dos cosméticos usam na composição de seus produtos, devido a esses benefícios da aveia.
Saúde cardiovascular
Inicialmente, é possível notar alguns benefícios da aveia com relação a saúde cardiovascular, já que veias entupidas e infartos, podem ser prevenidos devido o consumo da aveia. Ou seja, a contenção do colesterol ruim e a moderação da pressão arterial é realizada através das fibras contidas neste alimento.
Por fim, de acordo com pesquisas foi possível concluir que em média 27% de um total de 54 mil pessoas é possível evitar o infarto se alimentando de grãos como a aveia e a cevada.
Melhora o humor
Uma das vantagens da aveia é a melhora no humor, já que é possível encontrar em sua composição vitaminas do complexo B e triptofano que se transforma em serotonina. Dessa forma, uma melhoria na disposição e nas funções cerebrais, proporciona uma melhora no humor, sustenta uma boa noite de sono e bem-estar.
Previne a Diabetes
Definitivamente, sim. O pequeno nível glicêmico da aveia pode prevenir a Diabetes, por diminuir o absorvimento dos carboidratos e atuar na melhoria da sensibilidade a insulina. Como resultado está doença pode ser prevenida com o consumo da aveia.
Auxilio na gestação
No período gestacional é comum que ocorra a constipação intestinal, por este motivo a aveia pode se tornar uma grande aliada, além de ser cheia de nutrientes. E pode evitar a diabetes gestacional, devido a lentidão da absorção da glicose.
Redução do colesterol ruim
A princípio, devido a sua composição conter fibras e especialmente a betaglucana que ajuda na diminuição do colesterol total e do LDL que é visto como ruim para o corpo. Por fim, esta fibra chamada betaglucana dificulta a produção de gordura que o respectivo corpo produz e reduz a absorção do colesterol dos alimentos consumidos.
Mais energia
Desde já, a aveia é uma ótima opção de alimento a ser ingerido antes da prática de atividades físicas, já que os carboidratos são dissolvidos pelo corpo de forma lenta, deixando de provocar picos de glicemia e insulina. Apesar disso, é importante que a musculatura tenha nutrientes para que exista energia suficiente para executar seu papel durante os exercícios.
Por fim, os benefícios da aveia são positivos para antes e depois das atividades, já que também auxilia na restauração dos músculos após o treino.
Quais são os tipos de aveia?
Inicialmente, podemos encontrar a aveia de diferentes formas e usar em diferentes receitas. Todas elas tendo o mesmo resultado nutricional, apenas variando de acordo com a forma como é processada.
Existem, basicamente, três tipos de aveia comercializadas:
- Farelo;
- Farinha;
- Flocos finos e grossos.
Os flocos de aveia são apertados e não perdem nada de seus nutrientes e vitaminas, por ficarem quase que intactos.
Os farelos de aveia são as cascas dos grãos e contém uma grande quantidade de fibras.
Por fim, a farinha de aveia é composta pela moagem de dentro dos grãos e pode perder um pouco de suas fibras no processo.
A aveia pode ser usada em que?
A utilização da aveia tem infinitas possibilidades, já que pode ser usada em cremes, vitaminas, shakes, frutas, iogurtes, leite, pães – salgado ou doce -, tortas, sucos, bolos, biscoitos ou ovos, por exemplo.
Em contrapartida, é importante prestar atenção na quantidade de aveia ingerida por dia, e beber bastante água. Feito isso, será possível desfrutar dos benefícios da aveia.
Ditos isso, veja algumas receitas que podem ser feitas utilizando a aveia:
Contraindicações
Acima de tudo, é importante entender que tudo em excesso é danoso para o corpo humano. Com a aveia não poderia ser diferente. Nesse sentido, o consumo em demasia de aveia pode provocar uma ampliação na produção de gases devido a fermentação intestinal e ao crescimento na quantidade de evacuações.
Por fim, pessoas portadoras da síndrome do intestino irritado devem consumir de forma moderada, ou evitar a ingestão para evitar uma irritação maior.
Enfim, você gostou dessa matéria sobre os benefícios da aveia? Então você também vai gostar dessa: Batatas, como fazer? Dicas de receitas e benefícios para a saúde.
Fontes: Uol, Paraíso Saudável, Minha Vida.
Fontes de imagem: Terra, Banco da Saúde, Boa e Boa Saúde, Jornal da USP, Formularium, Informe Brasil, TriCurioso, Vitao, Gooutside, Alto Astral, Vitao, Cordvida, Uol, Jasmine Alimentos, Tudo Gostoso.