De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Israel, Technion, homens que tem o hábito de guardar o celular no bolso da frente podem estar afetando a qualidade dos seus espermatozoides. O estudo em questão mostrou que a proximidade de cerca de 30 a 60 centímetros do celular ao corpo pode aumentar as chances de infertilidade.
Uma coisa é fato, nos últimos anos, de modo geral, a qualidade do esperma vem diminuindo consideravelmente, consequentemente aumentando os casos de infertilidade masculina. E segundo esse estudo, um dos motivos pode ser esse.
Aliás, guardar o celular no bolso da calça ou bermuda não é a única forma que o aparelho pode levar a infertilidade. O uso excessivo do celular, bem como usá-lo durante o carregamento e deixá-lo perto da cama durante a noite podem aumentar os riscos de infertilidade masculina.
Por que guardar o celular no bolso da frente pode deixar os homens inférteis?
Para a maioria dos homens, colocar o celular no bolso frontal é um hábito muito comum, e até então, aparentemente inofensivo. Mas talvez eles devessem repensar esse hábito.
Isso porque, ao colocar o celular no bolso da frente da calça ou bermuda, o aparelho fica muito próximo ao órgão genital masculino. Desse modo, tanto o calor, quanto a radiação e frequência eletromagnética emitida pelo aparelho podem afetar negativamente a qualidade e quantidade do esperma produzido pelo homem. Ou seja, aumentando os riscos de infertilidade no homem.
Segundo o estudo publicado no jornal Reproductive BioMedicine Online, ao manter o celular a menos de meio metro ou menos da zona da virilha a sua atividade eletromagnética pode em termos mais simples “cozinhar” os espermas e matá-los.
O estudo foi realizado analisando um total de 106 homens que estavam fazendo tratamento para infertilidade. Desse modo, os resultados mostram que cerca de 47% dos homens que guardam o celular no bolso da frente durante o dia tem níveis abaixo na concentração de espermatozoides saudáveis. Isso quando comparado ao restante dos homens que no caso não usam o celular desse modo. Entre esses que não usam o celular tão próximo da região genital apenas 11% apresentaram esse problema.
Contudo, apesar dos resultados da pesquisa, há quem conteste essa hipótese. Um desses é o professor da Universidade de Sheffield, Alan Pacey, que não acredita que a atividade eletromagnética dos celulares tem relação com a redução da qualidade dos espermatozoides. Para o professor, não é o simples hábito de carregar o celular no bolso que afeta a produção dos gametas masculinos.
Como o uso excessivo do aparelho pode causar infertilidade masculina?
E esse mesmo estudo descobriu que o problema vai além de simplesmente carregar o celular no bolso. Para o estudo, homens que tem o costume de usar muito o celular, mesmo durante o carregamento e que deixa o aparelho ao lado da cama durante a noite também mostra resultados negativos.
O mesmo vale para quem fala no celular por mais de uma hora por dia, que dobram as chances de ter um esperma mais fraco e portanto, menos saudável. Novamente, as causas disso está ligado ao calor e radiação emitida pelos aparelhos.
Sendo assim, um dos pesquisadores, o professor Gedis Grudzinskas recomenda que os homens, principalmente os que planejam ter filhos, comecem usar menos o celular. Além de carregar o aparelho no bolso da camisa ou casaco para manter um maior distanciamento dos testículos.
Enfim, como sabemos, a qualidade dos espermatozoides dos homens vem reduzindo muito nos últimos anos, principalmente no ocidente. E pesquisas como essas mostram que os celulares tem uma certa influência sobre isso, e pelo visto é uma influência considerável.
LEIA MAIS:
Janela fértil, como funciona? Melhores dias para engravidar
Inseminação artificial – Como funciona e cuidados necessários
Chances de engravidar, quais são? Papel do homem e como funciona
Como engravidar? Dicas para aumentar as chances de gravidez
Dieta da fertilidade: Esses alimentos aumentam as chances de engravidar
Pílula do dia seguinte: 10 verdades que toda mulher deveria saber
Fontes: Engravida Tecmundo Encontro Fecondare ParanaShop