Com certeza você já deve ter ouvido falar do chá de hibisco, que é feito da flor da planta Hibiscus sabdariffa L. Essa planta é uma velha conhecida em nosso país, chegou as terras brasileiras através dos escravos. É originária da Índia e da Malásia.
A primeira característica que deixou o chá de hibisco famoso foi sua capacidade de combater o envelhecimento. Isso porque pesquisadores identificaram um alto teor de compostos fenólicos que previnem estresse oxidativo das células. O que é uma grande ferramenta contra o envelhecimento.
No entanto, logo depois sua fama mudou completamente. O chá seria um grande aliado das dietas, já que estimularia a queima de gorduras e consequentemente a perda de peso.
Apesar disso, até hoje os pesquisadores não comprovaram essa influência na queima de gorduras. Mas várias pessoas continuam a utilizar o chá em dietas que parecem surtir algum efeito.
Conheça os benefícios do chá de hibisco
1 – Ajuda a regular a pressão sanguínea
Um estudo feito pela Associação Americana de Saúde mostrou que o chá reduz a pressão arterial em pré-hipertensos.Ouros estudos realizados nesse mesmo sentido confirmaram que o chá de hibisco tem propriedades anti-hipertensivas e que protegem o coração em pessoas que já sofrem de hipertensão ou que tem auto risco de sofrer de doenças cardiovasculares.
2 – Diminui o colesterol ruim
O chá de hibisco também tem propriedades antioxidantes que ajudam a diminuir o LDL (colesterol ruim), o que protege o coração e os vasos sanguíneos de danos.
3 – Protege o fígado
Lembra das características antioxidantes que acabamos de mencionar? Elas ajudam a neutralizar radicais livres a proteger o corpo de possíveis doenças.
Por isso, podemos dizer que essas característica ajudam em várias partes do nosso corpo, inclusive o fígado e possíveis doenças que poderiam atacar o órgão.
4 – Ajuda a prevenir o câncer
O chá de hibisco possui ácido protocatecóico, que é antitumural e também é antioxidante. De acordo com um estudo realizado no Taiwan, essas características evita o crescimento de células cancerosas, induzindo essas células doentes a uma morte celular.
5 – Anti-inflamatório e antibacteriano
O chá de hibisco é rico em vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e também é anti-inflamatório e antibacteriano o que ajuda a prevenir gripes e resfriados. O chá também é utilizado nos casos de febre.
6 – Alívio de cólicas
O chá de hibisco é um grande aliado durante a tensão pré-menstrual (TPM). O chá ajuda a aliviar cólicas e também reequilibra o sistema hormonal, o que diminui significativamente os sintomas da TPM como a mudança de humor.
7 – Ajuda com ansiedade
O chá possui várias substâncias benéficas ao corpo, entre elas os flavonoides que tem propriedades antidepressivas. O chá de hibisco ajuda a reduzir a ansiedade e outros sintomas da depressão, promovendo o relaxamento da mente e do corpo.
8 – Ajuda na digestão
Como o chá de hibisco aumenta a atividade do trato urinário e intestinal, muitas pessoas o utilizam para melhorar a digestão. Como o chá também é diurético, ele também é utilizado em casos de prisão de ventre.
9 – Para matar a sede
Muitos praticantes de esportes utilizam o chá de hibisco para saciar a sede. Mas não pense que eles tomam o chá gelado de hibisco atoa. Acontece que o chá tem propriedades que ajudam a resfriar o corpo rapidamente. Além disso, o chá é diurético e reduz a retenção de líquido.
10 – Ajuda na perda de peso
Como vocês já devem saber, o chá de hibisco é muito famoso por essa característica de ajuda na perda de peso. Acontece que o chá de hibisco contém substâncias que ajudam o corpo a não absorver amido ou glicose.
Dessa forma, as chances de você engordar caem significativamente. O que também facilita o processo de queima de gordura acumulada.
11 – Melhora na pressão arterial
O chá de hibisco também tem propriedades anti-hipertensivas e são ótimos para quem vive com a pressão nas alturas. No entanto, aqueles que já tem pressão baixa devem evitar o chá, pois ele pode causar uma queda de pressão e até mesmo desmaios.
Como fazer o chá de hibisco?
Você não pensou que falaríamos tanto do chá de hibisco e te que iriamos te deixar de mãos abanando né? Se você quer inserir o chá na sua dieta, nós vamos te explicar como prepará-lo. Primeiro você vai precisar das flores de hibisco secas, duas colheres (para sermos mais exatos), para cada 1 litro de água.
Primeiro coloque a água para esquentar e só quando ela começar a levantar as primeiras bolhas, adicione as flores e desligue o fogo. É importante desligar nessa etapa, porque deixar a água ferver com o hibisco pode fazer com que a planta perda seus benefícios.
Assim que desligar o fogo, deixe a mistura descansar entre 5 e 10 minutos e seu chá estará pronto!
Posso fazer dieta de chá?
Muitas pessoas quando descobrem alimentos que ajudam na perca de peso, desistem investir pesado nisso. No entanto, precisamos salientar que a capacidade de ajudar na perda de peso não foi confirmada cientificamente. Apesar disso, você pode sim inserir o hibisco a sua dieta, mas não espere por um milagre.
O chá deve ser aliado a toda uma rotina de alimentação saudável e se possível de prática constante de exercícios. Dessa forma é bem provável que sim, você consiga emagrecer. Mas nada disso de dietas restritivas ou de dieta de chá.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 5 chás que queimam gordura e ajudam a emagrecer.
Fonte: Saúde, Cida Verde.
Imagens: Cura Natural, Saúde Dicas, Mulher, VivaBem, Vix, Catraca Livre, Portal Avovó, Ecycle, VidaAtiva, G1, Bom Jardim Notícia, Laticínios Camanducaia, YouTube, Dr. Juliano Pimentel.