Eu não te conheço pessoalmente, mas sei que existe uma grande chance de você figurar entre as mulheres com pele oleosa. Acontece que esse tipo de pele é uma das mais comuns do país, e não escolhe idade ou classe social.
A oleosidade da pele é uma consequência direta da produção em excesso do sebo na pele. As principais características que a acompanham são poros dilatados, brilho excessivo e até mesmo a acne.
Mas não precisa entrar em pânico, para tudo existe uma solução. Existem alguns cuidados que podem ajudar na sua pele oleosa. Quer saber quais são? A Área de Mulher te conta.
Confira 4 passos simples para cuidar da pele oleosa
1 – Higienização e tonificação
Higienização e tonificação é o primeiro passo, o mais básico, para cuidar de uma pele oleosa. Acontece que os poros costumam ficar obstruídos com o tempo, acumulando impurezas. Então, ao higienizar a pele duas vezes ao dia (manhã e tarde), você consegue desobstruir a pele. Um sabonete e um tônico para a limpeza são importantes.
Já a tonificação reequilibra o pH e retira as sujeiras que o sabonete não conseguiu remover, deixando os poros abertos.
2 – Hidratação
Pode parecer contra-intuitivo, porém, a pele oleosa também precisa de hidratação para que as glândulas sebáceas não sejam estimuladas a produzir mais óleo. Só existe uma observação: os hidratantes ideais para uma pele oleosa devem ter uma composição livre de óleos.
3 – Redução de poros
Quem tem pele oleosa, costuma ter os poros da pele dilatados e bem mais visíveis. Isso acontece porque o sebo e as células mortas depositam-se ao redor dos poros, fazendo com que essa área fique inchada e os poros pareçam maiores do que são. Então é importante investir em um redutor de poros.
4 – Filtro solar
Filtro solar é o último passo para cuidar de pele oleosa. A exposição ao sol resseca a pele e envelhece mais rápido. Além disso, o ressecamento estimula as glândulas sebáceas, a produzir óleo em maior quantidade na tentativa de reidratar a pele, causando o efeito rebote. Então não esqueça de usar produtor solar todos os dias.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Argila para o rosto e cabelo: que tipo usar e quais as diferenças?
Fonte: ADCOS
Imagem: Kosmo Beauté Spa Vip Pamella Ferrari Lugar de Mulher Beleza e Saúde