Como emagrecer rápido? Certamente, esta é uma das perguntas mais pesquisadas do Google.
Na maioria das vezes, inclusive, as pessoas não estão se importando com a saúde. Tudo o que desejam é emagrecer rápido para alcançar um certo padrão de beleza.
Contudo, acima de tudo, é preciso emagrecer com saúde. Ou seja, não se deve abrir mão do cuidado e do bem-estar do seu corpo pela pressão da industria da beleza.
Apesar disso, existe uma forma de unir o útil ao agradável: emagrecer rápido e com saúde. O primeiro passo para alcançar esse ideal é gastar mais calorias do que consome.
é necessário unir hábitos alimentares e praticar atividades físicas. Mas isso deve ser feito de forma gradativa e com um cardápio saudável e variado. O Área de Mulher reuniu 20 dicas para fazer isso da forma certa.
Confira 20 dicas preciosas de como emagrecer rápido e com saúde
1 – Alimentos que queimam gordura
Primeiramente, deve-se consumir alimentos de baixa caloria em uma dieta. Melhor do que isso, apenas consumir alimentos que queimam a gordura. Consuma esse tipo de alimento, por exemplo chá de hibisco, lichia, farinha de amora estão entre eles.
2 – Alimentos que desincham
Alguns alimentos se destacam pela sua ação anti-inflamatória. São eles alimentos ricos em ômega 3 , como salmão, atum, sardinha, arenque, cavala, linhaça, castanhas.
3 – Saciedade
Acima de tudo, alimentos ricos em fibras proporcionam maior saciedade. Isso é uma ajuda gigante na dieta. As principais fontes de fibras são: frutas, cereais integrais, como arroz, trigo, centeio, cevada e a aveia. Além disso, leguminosas, como feijões, lentilha, grão de bico e ervilha e as verduras e legumes também contam com boas quantidades de fibras.
4 – Aceleração do metabolismo
Primeiramente, alimentos com ação termogênica estimulam a maior queima de calorias. Eles são: pimenta, chá verde, canela, gengibre e café.
5 – Lanches
Primeiramente, o ideal é fazer três refeições principais e dois ou três pequenos lanches ao longo do dia. Isso manterá seu metabolismo funcionando o dia inteiro e dará mais saciedade. Além disso, o intervalo entre cada refeição deve ser de no mínimo 2 horas.
6 – Prato equilibrado
Alimentação saudável necessita de equilíbrio de nutrientes, ou seja: variedade de alimentos. Coma frutas, legumes, verduras, diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas (feijão, lentilha), leites e derivados.
7 – Nada de dietas restritivas
Dietas que cortam drasticamente um elemento da sua alimentação é considerada restritiva. Ela é problemática por que traz uma grande perca de nutrientes variados para o organismo. Acima de tudo, o ideal é perder de meio a um quilo por semana. Perder mais do que isso pode ser considerado não recomendado.
8 – Chás para emagrecer
Tome chás variados para emagrecer. Como por exemplo o chá verde, chá preto e o chá de canela, que estimulam a queima calórica. Enquanto o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada no abdômen.
9 – Exercícios que queimam gordura
Para uma semana ser ativa, a pessoa ao menos tem que ter praticado 150 minutos de atividade física. Ou seja, pelo menos 1 hora de exercício em três dias da semana. Invista em atividades aeróbicas como: caminhadas, corridas, bicicleta, dança, natação, entre outros.
10 – Ganhar músculos
Acima de tudo, nunca se esqueça de ganhar músculos. Pratique exercícios de força, como a musculação e pilates. Eles também são superimportantes para ganhar músculos e fazer o corpo gastar calorias.
11 – Cuidado com dietas da moda
De tempos em tempos aparecem diversas dietas da moda que prometem o emagrecimento rápido. Fique atento a que custo essa perda de peso é alcançada. Muitas delas levam à perda de músculos, o que torna difícil manter o peso baixo depois.
12 – Menos sal e açúcar
Acima de tudo, todo mundo sabe que o consumo exagerado de sal e açúcar faz mal para a saúde. O sal é o principal fonte de sódio, que aumenta o risco de hipertensão e a retenção de líquido. Já o açúcar consumido em excesso se transforma em acúmulo de gordura, principalmente na região da barriga.
13 – Identifique erros na dieta
Alguns sinais de que o emagrecimento rápido está prejudicando sua saúde são: queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, desânimo, fraqueza, indisposição, tontura, flacidez e constipação intestinal.
14 – Não consuma gorduras trans
Primeiramente, as gorduras trans podem ser encontradas em biscoitos, sorvetes, bolos industrializados, etc. Além disso, ela aumenta o LDL (colesterol ruim para o organismo) e diminui o HDL (colesterol bom). Ela também aumentando os triglicerídeos que pode ser armazenado no tecido adiposo.
15 – Menos gordura saturada
O consumo de gorduras saturadas leva ao acúmulo de gordura no organismo. Além disso, os alimentos com grandes quantidades de gorduras saturadas são: carnes vermelhas, leite integral, manteiga e queijos.
16 – Calorias
Finalmente a dica de ouro: ler o rótulo dos alimentos controla o consumo de calorias. Saiba que os carboidratos possuem 4 calorias por grama, enquanto as proteínas também contam com 4 calorias por grama e as gorduras possuem 9 calorias em cada grama.
17 – 2 litros de água por dia
Beber líquidos, certamente, contribui e muito para emagrecer. A recomendação, aliás, é ingerir entre 30 a 35 ml por kg de peso corporal de líquidos. Ou seja, em média, em torno de 2 litros por dia. Mas, claro, pode variar de acordo com cada pessoa.
18 – Menos cerveja
O álcool é uma substância tóxica para o organismo e o fígado dá preferência para metaboliza-lo primeiro. Essa mudança no metabolismo do fígado favorece o acúmulo de gordura no organismo.
19 – Seu peso ideal
É muito importante que você saiba o seu Índice de Massa Corporal (IMC). Em suma, ele é calculado por meio do peso em quilogramas, dividido pela altura ao quadrado (Kg/m²). Apesar de não mostrar a proporção de gorduras e músculos do corpo humano, o IMC ajuda a ter uma noção sobre se o peso do indivíduo está dentro do considerado saudável ou não.
20 – Reduza consumo diário de calorias
Redução extrema de calorias também faz mal. Ou seja, o consumo inferior a 1200 calorias por dia não é orientado para a perda de peso. Isso, aliás, pode levar a problemas como fraqueza, desmaio e, claro, efeito sanfona. Ou seja, equilíbrio é tudo, assim como a orientação de um profissional da Nutrição.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Chás para emagrecer – 7 melhores e como eles agem no organismo
Fonte: Minha Vida
Imagem de destaque: Amostra Digital